acessibilidade

Início do conteúdo da página
Maio
22
2023

UFGD inscreve professores de Ciências para especialização on-line e gratuita

  Atualizada: 22/05/2023
A Especialização “Ciência é 10!” busca apresentar e aprofundar saberes pedagógicos, a partir da oferta de suporte teórico, prático e metodológico para a atuação docente

ufgd
Divulgação
 

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) está com inscrições abertas, até 7 de junho, para a Especialização “Ciência é 10!”, curso gratuito e realizado na modalidade de ensino a distância.

 

Essa pós-graduação é destinada aos professores de escolas públicas e privadas que são graduados em Licenciatura em Ciências da Natureza, Física, Biologia, Química, ou áreas afins, e que ministram disciplinas de Ciências para os anos finais do ensino fundamental (6º a 9º ano). 

 

O cronograma foi alterado em abril para ampliar o período de inscrição e possibilitar uma nova oportunidade aos interessados. Desta vez, a organização quer alcançar os professores da rede privada, tendo em vista que os candidatos das escolas públicas já estão inscritos e ainda há vagas disponíveis. 

 

As inscrições são gratuitas e realizadas pela página: https://sistemas.ufgd.edu.br/scpg-inscricao. Os candidatos precisam fornecer os dados cadastrais solicitados pelo sistema e enviar a documentação digitalizada, inclusive a “Tabela de pontuação de currículo” (Anexo 2 do edital) preenchida e com os comprovantes. 

 

De acordo com o novo cronograma, a relação das inscrições aceitas será divulgada em 16 de junho, a análise dos currículos será de 22 a 30 de junho e o resultado final será publicado em 6 de julho. O período de chamada para matrículas será informado na convocação dos candidatos aprovados, no site da UFGD (https://editais.ufgd.edu.br/) ou da Faculdade de Educação a Distância (https://portal.ead.ufgd.edu.br/).

 

A seleção dos candidatos é feita em fase única, constituída de análise curricular. O curso tem duração de um ano e meio e é oferecido pela Faculdade de Educação a Distância (EaD) da UFGD e pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), programa vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação (MEC). São 270 vagas distribuidas em nove polos, sendo que 20% são reservadas para candidatos autodeclarados negros (pretos/pardos) ou indígenas e para pessoas com deficiência (PCD).

 

A Especialização “Ciência é 10!” busca apresentar e aprofundar saberes pedagógicos, a partir da oferta de suporte teórico, prático e metodológico para a atuação docente, pautados nas dinâmicas e nas necessidades advindas do trabalho cotidiano dos professores no espaço da escola e da sala de aula, de modo a fortalecê-los no enfrentamento dos desafios postos por esse trabalho. Por meio do Sistema UAB, essa especialização será ofertada simultaneamente por diversas instituições da rede de ensino pública.

 

Dúvidas e informações sobre o processo seletivo deverão ser obtidas somente com membros da equipe de Formação Continuada da EaD/UFGD, pelo e-mail formacaocontinuadaead@ufgd.edu.br.

 

Acesse o Edital de Abertura COESCE nº 01 (Consolidade em 10 de abril de 2023) – Processo Seletivo para ingresso no curso Especialização Ensino de Ciências – anos finais do ensino fundamental “Ciência é 10” no link: https://portal.ead.ufgd.edu.br/edital-de-abertura-coesce-no-01-de-10-de-janeiro-de-2023_selecao-de-estudantes_pos-graduacao_ciencia-e-10-consolidado-em-10-04-2023/

 

Jornalismo ACS/UFGD

 



    Fotos