2024

UFGD oferece 293 vagas para transferência de outras universidades e portadores de diploma

Atualizada: 11/07/2024
Inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet

ufgd

Divulgação

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) publicou edital direcionado aos estudantes de outras instituições interessados em transferir seu curso para a universidade federal, bem como às pessoas que desejam complementar sua habilitação (Licenciatura e Bacharelado) ou fazer uma segunda graduação. Isso pode ser tanto para mudar de profissão quanto para enriquecer o currículo.

A seleção dos interessados em transferência ou ingresso como portador de diploma é feita através do Processo Seletivo para Preenchimento de Vagas Ociosas (PSPVO). As inscrições estarão abertas de 15 a 24 de julho e poderão ser feitas pela internet, sem cobrança de taxa.

As 293 vagas estão distribuídas em 22 cursos, a maioria com 10 vagas cada. Os cursos são: Artes Cênicas, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Computação, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Física, Geografia, Gestão Ambiental, História, Letras, Letras Libras (bacharelado e licenciatura), Matemática, Nutrição e Química.

Para se inscrever, é necessário acessar a Área do Candidato (https://selecao.ufgd.edu.br/), preencher os dados cadastrais e a ficha de inscrição eletrônica, selecionando a opção desejada (transferência voluntária ou portador de diploma) e o curso de graduação em que tem interesse.

De acordo com o cronograma, o resultado preliminar da análise dos documentos será publicado em 12 de agosto, e após o período de recursos, o resultado final será divulgado em 16 de agosto. As matrículas dos candidatos selecionados ocorrerão a partir de 19 de agosto.

Todos os candidatos devem ler, atentamente, todo o edital, disponível em

COTAS SOCIAIS

Em cada curso da UFGD, metade das vagas são destinadas a estudantes que fizeram todo o Ensino Médio em escolas públicas e essas vagas reservadas serão preenchidas por autodeclarados negros (pretos/pardos) ou indígenas, quilombolas e por pessoas com deficiência, nos termos da legislação, em proporção no mínimo igual à soma de indígenas e negros (pretos/pardos) da população do estado do Mato Grosso do Sul, que é de 51,95%, quilombolas, que é de 0,09%, apurados segundo o último censo do IBGE. As vagas reservadas também contemplam as pessoas com deficiência, que são 21,48% da população de MS.

Caso haja menos candidatos inscritos em relação ao número de vagas disponibilizadas, todos os candidatos concorrerão pela ampla concorrência.

CONTATOS

Para informações sobre a fase de inscrição: telefone (67) 3410-2840 e e-mail centrodeselecao@ufgd.edu.br.

Informações sobre documentação, ingresso e matrícula deverão ser obtidas na Divisão de Ingresso e Gestão de Secretarias Acadêmicas pelo telefone (67) 3410-2820 ou, ainda, pelo e-mail cgac.digs@ufgd.edu.br.

Página oficial do PSPVO: https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/pspvo/pspvo-2024-2.