acessibilidade

Início do conteúdo da página

FIT Dourados abre 11ª edição com casa cheia em celebração aos 20 anos da UFGD


In on It abriu o FIT

Casa cheia na noite de abertura do FIT
 
A 11ª edição do Festival Internacional de Teatro (FIT) de Dourados começou em grande estilo: casa cheia e público entusiasmado na noite de quinta-feira (18), no campus da Universidade Federal da Grande Dourados. A abertura oficial ocorreu minutos antes da peça “In On It”, de Fernando Eiras e Emílio de Mello (RJ/SP), no hall do Auditório Central da Unidade 2. Mais cedo, o público já havia lotado o Núcleo de Artes Cênicas (NAC) para assistir ao espetáculo Seco, do grupo Fulano di Tal, de Campo Grande.

“É uma alegria muito grande declarar aberta a 11ª edição do FIT. Voltamos depois de seis anos porque todas as pessoas aqui presentes são importantes na construção desse processo da nossa Universidade, que é parte da cidade e da nossa casa. Este festival é fruto de uma rede de apoios, colaborações e sonhos coletivos”, declarou Gil Esper, coordenador de Cultura da UFGD e do FIT, sob aplausos do público.

O reitor da UFGD, Jones Dari Goettert, ressaltou a simbologia do evento dentro da programação dos 20 anos da Universidade. “O FIT faz parte da história da UFGD e o seu retorno, após seis anos, reafirma o papel da universidade como promotora da arte e da cultura. Nossa expectativa é a melhor possível: mais de 15 atrações entre espetáculos, palestras, oficinas e shows que vão aproximar ainda mais a universidade da sociedade”.

Representando o prefeito de Dourados, Marçal Filho, a secretária municipal de Cultura, Gisela Melo, destacou a parceria da prefeitura na realização do Festival. “É uma satisfação muito grande apoiar a 11ª edição do FIT, um evento que promove arte e cultura para toda a sociedade, garantindo acessibilidade em todos os sentidos: da entrada e dos ônibus gratuitos à presença de intérpretes de Libras. Algo que vem ao encontro com o trabalho do executivo municipal”.

Retomada - A programação segue até o dia 27 de setembro e reúne 15 grupos teatrais de várias regiões do Brasil, além de companhias douradenses que participam da Mostra da Casa. Entre os destaques nacionais, estão obras premiadas como “In On It” (RJ/SP), “Neva”, do Armazém Companhia de Teatro (RJ), e “Tom na Fazenda”, sob direção de Rodrigo Portella (RJ). Também fazem parte da programação oficinas, mesas-redondas e a palestra cênico-literária Para Abrir Outras Janelas, com o ator Odilon Esteves.

A noite de abertura mostrou a força do festival. Os dois primeiros espetáculos tiveram lotação máxima. Para muitos, foi a oportunidade de viver uma experiência inédita. A analista de vendas Ana Maria Silva, acompanhada da filha Valkíria, resumiu a sensação. “Decidimos fazer algo diferente juntas porque vimos o festival nas redes sociais e na TV. Assistimos ‘In On It’ e foi maravilhoso. A peça é complexa, bonita e me deixou com vontade de voltar nos próximos dias”.

Realizado pela UFGD, Fecomércio MS e Sesc Cultura MS, o FIT conta com apoio da Funaepe, UEMS e Prefeitura de Dourados. Toda a programação é gratuita e pode ser acompanhada pelo Instagram @culturaufgd.

Estes são os dados do setor responsável por este conteúdo:

Setor responsável:
Coordenadoria de Cultura
Nome responsável:
Gil Esper
Email:
cultura@ufgd.edu.br
Telefone:
34102874

    Fotos

    Perguntas Frequentes

Se você é técnico(a) administrativo, ou docente da UFGD e tem interesse em propor uma ação ou projeto na área de cultura fique atento aos nossos editais. Atualmente a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) conta com editais específicos para seleção de projetos e ações culturais que aconteçam dentro e fora da universidade prevendo também bolsas para os estudantes participantes. Siga nossas redes e fique por dentro dos nossos editais: Redes sociais: @culturaUFGD | facebook.com/culturaUFGD

Se você é estudante da UFGD e quer atuar junto aos projetos da Coordenadoria de Cultura da UFGD, precisa estar atento aos editais publicados no site da universidade (https://editais.app.ufgd.edu.br). Atualmente temos alguns projetos e programas de extensão que contam com vagas para bolsistas, como Orquestra UFGD, UFGD + Cultura, Incubadora Cultural e outros. Siga nossas redes e fique por dentro dos nossos editais: Redes sociais: @culturaUFGD | facebook.com/culturaUFGD