PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID/UFGD/HISTÓRIA)
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID é um programa de incentivo e valorização do magistério e de aprimoramento do processo de formação de docentes para a educação básica, vinculado a Diretoria de Educação Básica Presencial (DEBP) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
O PIBID oferece bolsas para que acadêmicos de licenciatura exerçam atividades pedagógicas em escolas públicas da Educação Básica, contribuindo para a integração entre teoria e prática, para a aproximação entre universidades e escolas e a melhoria de qualidade da educação brasileira. Para assegurar os resultados educacionais, os bolsistas são orientados por coordenadores de área – docentes dos cursos de licenciatura - e por supervisores - docentes das escolas públicas onde exercem suas atividades.
O curso de História participa do PIBID/UFGD e contribui com o desenvolvimento das escolas públicas que atua. O processo seletivo para ingresso no PIBID/UFGD/História é realizado através do edital, publicado na página do PIBID/UFGD e divulgado amplamente no curso.
O Programa de Educação Tutorial (PET) é desenvolvido por grupos de acadêmicos, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior (IES) do país, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.
Existem 9 grupos PET em atividade na UFGD, dentre eles o grupo PET/História. O PET/História visa ser um programa permanente de reflexão, debate, discussão e troca de experiência entre bolsistas e professores do curso, estreitando a relação entre teoria e prática, universidade e sociedade.
A seleção dos bolsistas PET/História é realizada por meio de Edital específico, amplamente divulgado no curso.
PROGRAMAS: INICIAÇÃO CIENTÍFICA - EXTENSÃO E CULTURA - MONITORIA DE ENSINO
Iniciação Científica
Os programas de Iniciação Científica (IC) visam despertar a vocação científica, formar novos pesquisadores, qualificar profissionais, reduzir o tempo médio do acadêmicos na pós-graduação e auxiliar na formulação de políticas públicas para a pesquisa e a inovação.
Os editais de abertura dos programas de IC são publicados uma vez por ano, geralmente no mês de março. A vigência é de 12 (doze) meses (agosto de um ano até julho do ano seguinte). Para participar dos Programas de Iniciação Científica o acadêmico deverá dialogar com um professor que seja orientador de IC, pois as inscrições nestes programas são feitas por eles, os quais indicam os acadêmicos para a IC (bolsistas e/ou voluntários).
O Programa Institucional de Bolsas de Extensão – PIBEX/UFGD é mantido com recursos próprios da Universidade e tem por objetivos contribuir para a formação profissional e cidadã por meio do engajamento de acadêmicos de graduação e pós-graduação no desenvolvimento de ações de extensão universitária e, fortalecer a institucionalização das atividades de extensão no âmbito das unidades da UFGD.
A Coordenadoria de Extensão é a unidade administrativa responsável pela orientação, coordenação e supervisão das ações extensionistas, realizadas pelas diferentes unidades acadêmicas e administrativas que compõem a Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD.
Por sua vez, a coordenadoria de cultura da UFGD desenvolve seu trabalho a partir de dois eixos: Formação e Conhecimento, significativos para o desenvolvimento da arte e da cultura na universidade e na comunidade em geral. Com a comunicação direta com os acadêmicos, professores, técnicos administrativos e demais instâncias da Instituição, seus projetos tem por objetivo a valorização e efetivação da arte e cultura na Universidade.
Para mais informações visitem as páginas da Coordenadoria de Extensão e Coordenadoria de Cultura da UFGD:
O Programa Monitoria seleciona planos de atividades de docentes que tenham interesse em dispor de um monitor para auxiliá-los durante as aulas práticas e teóricas de sua disciplina. A cada semestre letivo a PROGRAD lança um edital para seleção de planos de atividades. O docente interessado encaminha um plano de atividades que será analisado considerando quatro aspectos: número médio de acadêmicos atendidos na disciplina objeto da solicitação nas duas últimas ofertas; percentual de reprovações nas últimas duas ofertas; carga horária total; carga horária prática, sendo multiplicada pelo número de turmas práticas com acadêmicos matriculados nas duas últimas ofertas.
O número de bolsas concedidas é de acordo com a disponibilidade orçamentária da UFGD. Caso a disciplina seja contemplada com bolsa o docente procederá a seleção do bolsista. Os docentes que desejam possuir monitores voluntários deverão comunicar à COGRAD e o monitor voluntário deverá entregar o termo de compromisso.
Na UFGD, o setor responsável pelo fomento e gestão de programas de assistência estudantil é a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PROAE). Através de seus programas de Assistência Estudantil, a PROAE promove ações que visam garantir o acesso, a permanência e a diplomação dos acadêmicos na UFGD, tendo como diretrizes os princípios do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) do Ministério da Educação. A PROAE está estruturada em duas Coordenadorias: Coordenadoria de Assistência Estudantil (COAE) e Coordenadoria de Formação e Integração Comunitária (COFIC).
A PROAE gerencia uma diversidade de programas de assistência estudantil. Há programas em que o acadêmico, para ser beneficiado, necessita realizar a Avaliação Socioeconômica. Ou seja, essa avaliação é pré-requisito para que os acadêmicos pleiteiem algumas bolsas e auxílios de assistência estudantil. O que é a Avaliação Socioeconômica? A Avaliação Socioeconômica consiste em um processo que objetiva identificar o índice de vulnerabilidade socioeconômica dos acadêmicos, promovendo uma política de incentivo a permanência e conclusão da graduação aos acadêmicos de perfil socioeconômico mais vulnerável. Para participar da Avaliação Socioeconômica, o acadêmico deverá comprovar a renda per capita do grupo familiar. O acadêmico será classificado como Perfil 1 quando a renda per capita for de até um salário mínimo e meio (vigente), deste modo, ele estará habilitado a solicitar as bolsas disponibilizadas pela PROAE, de acordo com o regulamento e edital específico de cada Programa.
Bolsas e Auxílios da PROAE/UFGD que necessitam, previamente, da realização da Avaliação Socioeconômica:
Auxílio Financeiro Emergencial
Auxílio Alimentação
Bolsa Permanência UFGD
Bolsa Permanência MEC
Moradia Estudantil
Apoio Pedagógico de Língua Estrangeira
Participação em Eventos Acadêmicos
Apoio à Mobilidade Acadêmica Internacional
A PROAE/UFGD também desenvolve Programas de Assistência Estudantil que não dependem de Avaliação Socioeconômica:
Esporte, Recreação e Lazer
Restaurante Universitário
Centro de Educação Infantil – CEI/UFGD
Acompanhamento Psicossocial
Programa de Incentivo à Participação e Organização estudantil
Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364 | Cep: 79.804-970
Bloco: Faculdade de Ciências Humanas - Sala 1
Secretaria de graduação: (67) 3410-2269 - historia@ufgd.edu.br
Secretaria acadêmica da faculdade: (67) 3410-2296 - fch.secac@ufgd.edu.br
Coordenação: (67) 3410-2300 TURNOS CONTÍNUOS - ATENDIMENTO DAS 7h ÀS 22h
Escala de servidores - acesse a aba Equipe