acessibilidade

Início do conteúdo da página
Março
19
2024

Reitoria da UFGD reitera apoio irrestrito à greve dos técnicos administrativos

  Atualizada: 19/03/2024
O movimento, que teve início nesta segunda-feira (18/03), é nacional e já conta com a participação de cerca de 60 instituições federais de ensino superior

Reunião
Reunião entre a gestão da UFGD e o Comando Local de Greve
 
Diante do início da greve das técnicas e dos técnicos administrativos (TAEs), deflagrada nesta segunda-feira (18/03), a administração da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) vem a público reiterar seu apoio irrestrito ao movimento. Reconhecendo a legitimidade da mobilização, que conta com a participação de cerca de 60 instituições federais de ensino superior, a gestão da universidade reuniu-se com o Comando Local de Greve e recebeu as propostas e as reivindicações feitas pelo grupo.
 
Entre os pontos apresentados pelos técnicos e pelas técnicas, está, além do apoio à greve, a solicitação de respaldo por parte da Reitoria às pautas do movimento – luta pela recomposição salarial, reestruturação da carreira e equiparação de benefícios, entre outras demandas –, tópico integralmente acatado pela gestão, que recebeu a formalização dos pedidos em documento entregue e protocolado pelo Comando Local de Greve.
 
Também foi garantido ao grupo durante a reunião que não haverá cortes nos pontos das trabalhadoras e dos trabalhadores que aderirem ao movimento paredista e que tal ação será mantida até o limite da autonomia da UFGD.
 
Ainda, a gestão da universidade se comprometeu com os servidores e as servidoras integrantes da categoria em utilizar os espaços de atuação da UFGD em nível nacional para realizar interlocuções importantes sobre as pautas da greve, levando o tema à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e, oportunamente, a autoridades políticas e governamentais com quem representantes da administração tiverem agenda.
 
Cabe salientar que a UFGD, diante do cenário e com o intuito de estabelecer um canal de comunicação direto com o movimento grevista, implementou a Comissão Institucional de Diálogo e Acompanhamento da Greve dos TAEs, formada por gestores de setores estratégicos para a universidade.
 
Assim, a UFGD mantém seu compromisso inequívoco com a luta das técnicas e dos técnicos administrativos, categoria essencial ao funcionamento da universidade, porém, sem perder de vista as responsabilidades firmadas com a sociedade, buscando evitar prejuízos irreparáveis à instituição e sua comunidade.

Administração Central da UFGD