acessibilidade

Início do conteúdo da página
Novembro
13
2025

UFGD abre inscrições para seleção de bolsistas do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE)

  Atualizada: 17/11/2025
O processo seletivo oferece sete vagas, com bolsas no valor mensal de R$ 700,00

LIFE

Seleção de Bolsistas para o LIFE

 

Estudantes da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) podem se inscrever, até o dia 23 de novembro de 2025, no processo seletivo para atuação como bolsistas ou voluntários no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE/UFGD), referente ao ano de 2026.

 

O processo seletivo oferece sete vagas para bolsistas, com início das atividades previsto para janeiro de 2026. A bolsa tem o valor mensal de R$ 700,00, e os selecionados deverão dedicar 32 horas mensais às atividades do laboratório, distribuídas em uma média de oito horas semanais.

 

O que é o LIFE

 

O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) é um espaço de integração entre ensino, pesquisa e formação docente, que reúne professores e estudantes de diferentes cursos da UFGD. O objetivo é promover o diálogo entre as áreas do conhecimento e contribuir tanto para a formação inicial de futuros professores quanto para a formação continuada de educadores da rede básica de ensino.

 

As ações do LIFE envolvem a elaboração de práticas pedagógicas, a reflexão teórica sobre a docência e o desenvolvimento de pesquisas aplicadas à educação. O laboratório também atua em parceria com programas de iniciação à docência, cursos de licenciatura da UFGD e escolas públicas da região, fortalecendo a articulação entre universidade e escola.

 

Quem pode participar

Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação da UFGD, com três diferentes perfis. A primeira categoria é de estudantes de cursos de licenciatura, interessados em participar de atividades teóricas e práticas de iniciação à docência nas escolas de educação básica. O segundo perfil é de estudantes da área de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), considerando o uso dessas tecnologias como mediadoras do processo de ensino-aprendizagem. O terceiro grupo é de acadêmicos(as) de outros cursos que comprovem competências e habilidades nas áreas de TICs, como computação para internet, comunicação digital e jogos digitais aplicados ao ensino.
 

Estudantes da modalidade EaD também podem participar da seleção, desde que tenham disponibilidade para realizar as atividades presencialmente em Dourados (MS).

 

Inscrições e cronograma

As inscrições devem ser realizadas on-line, por meio do formulário disponível no link https://forms.gle/m7UYAYAe2XJPiJce8, entre os dias 6 e 23 de novembro de 2025.

O cronograma prevê a divulgação preliminar dos resultados em 2 de dezembro, o prazo para recursos entre 3 e 4 de dezembro, e a publicação do resultado final em 5 de dezembro de 2025.

 



    Fotos