05
2025
UFGD tem projeto “Arandu Roky: Batalha de Ideias Inovadoras” aprovado pelo CNPq

O projeto “Arandu Roky: Batalha de Ideias Inovadoras Voltadas aos Negócios Agropecuários a partir de Escolas Públicas Técnicas Brasileiras” foi aprovado na Chamada CNPq nº 38/2024 – Linha 2, destinada às edições iniciais de olimpíadas nacionais. A proposta é coordenada pela professora Jane Corrêa Alves Mendonça, docente da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (FACE) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
A iniciativa busca promover ações transformadoras alinhadas ao desenvolvimento sustentável, à inovação social e ao fortalecimento das juventudes, especialmente em territórios indígenas, rurais e periféricos.
O projeto foi contemplado com investimento total de R$ 369.185,00, sendo R$ 201.185,00 destinados ao custeio e R$ 168.000,00 voltados à concessão de 80 bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ) para estudantes do ensino médio. As bolsas têm o objetivo de incentivar a aproximação dos jovens com o conhecimento científico e tecnológico.
A professora Jane Mendonça ressalta que a UFGD tem atuado de forma ativa no Ecossistema de Inovação de Dourados, sendo uma das instituições protagonistas desde a sua criação. Ela afirma que essa parceria foi decisiva para o resultado positivo do projeto, além de reforçar o próprio ecossistema. Segundo a docente, o reconhecimento nacional recebido é fruto de um esforço coletivo. “O reconhecimento nacional desta proposta reflete diretamente o compromisso dos diversos atores do Ecossistema de Inovação de Dourados, que têm atuado de forma colaborativa para ampliar oportunidades e fomentar projetos de impacto regional e nacional. É uma conquista coletiva.”
Jane também destaca que a aprovação reforça o compromisso institucional com a educação científica e a inovação. Em sua avaliação, a iniciativa amplia a presença da UFGD no cenário nacional ao integrar parceiros estratégicos e fortalecer redes de colaboração. “Nossa proposta foi articulada para integrar parceiros e garantir alinhamento com os objetivos de desenvolvimento educacional, científico e tecnológico do país.”
Entre os fatores que contribuíram para a aprovação estão: a articulação entre universidade, escolas técnicas e instituições públicas; o incentivo à formação científica de jovens em contextos rurais e agropecuários; a promoção da cultura de inovação entre estudantes e educadores; e a consolidação da UFGD como instituição protagonista em iniciativas nacionais voltadas à educação, ciência e tecnologia.
Jornalismo ACS/UFGD