Infraestrutura: A FAECA dispõe de salas de aulas, áreas demonstrativas de campo para aulas práticas e sempre buscamos novas parcerias.
Relatório Anual: A Fazenda Experimental de Ciências Agrárias terá em breve uma publicação anual com o resumo das atividades nela desenvolvidas.
Projetos em andamento:
- Projeto de Soberania Alimentar para fortalecer a rede GUARDIÃS E GUARDIÕES das sementes crioulas, varietais e insumos agroecológicos nas e para as comunidades camponesas, tradicionais e indígenas do Mato Grosso do Sul (processo nº 23005.035728/2023-11)
O Projeto de extensão sob a responsabilidade do Prof. Eder Pereira Gomes tem por objetivo conceber algumas áreas protegidas da deriva dos agrotóxicos e da proximidade dos monocultivos transgênicos, berços de sementes crioulas na Fazenda Experimental da UFGD e em algumas comunidades originárias e tradicionais em todo o Estado de Mato Grosso do Sul. Fase do Projeto: Finalizado
Plantio de sementes crioulas (milho pixurum) safra primavera/verão 2024 em área irrigada da FAECA
- Ânimo: do ñande retea'e ações estruturantes em engenharia e biológicas (processo n° 23005.036922/2023-13)
O Projeto de Extensão coordenado pelo Prof. Eder Pereira Gomes tem como objetivo o fornecimento de infra-estrutura e insumos para promover a resistência produtiva visando a segurança alimentar, soberania alimentar, produção e comercialização de excedentes das SAFs indígenas, a serviço do retorno ao Teko Araguyje (jeito sagrado de ser) e à felicidade no Tekohá no sentido dado pelos próprios povos originários. A infra-estrutura a ser oferecida é a instalação de poços freáticos para que esses povos tenham acesso à água potável, com controle de potabilidade, e estratégias com o uso da água de forma racional que possibilite a implantação de SAFs, hortas, criação de animais de pequeno porte (avicultura, suinocultura) conforme construção conjunta com as famílias de povos originários.
Fases do Projeto: Reuniões com MPF, DSEI, FUNAI, IMASUL, SESAI, Aty Guasu;
Perfuração dos poços em ordem de prioridade (mais necessitadas):
1º
YVU VERÁ
Cacique Adelino
FINALIZADO
Registrado no IMASUL
2º
YVU VERÁ
Cecílio Benites
FINALIZADO
Registrado no IMASUL
3º
AVAETÉ 1
Ivan de Oliveira Mariano
FINALIZADO
Registrado no IMASUL
4º
NHU VERÁ GUASSU
Ariovaldo Fernandes
FINALIZADO
Registrado no IMASUL
5º
NHU VERÁ 2
Ricardo Arce Isnarde
FINALIZADO
Registrado no IMASUL
6º
NHU VERÁ 1
Cristiane Escobar
FINALIZADO
Registrado no IMASUL
7º
AVAETE 2
Esquisiani P. Velasques
FINALIZADO
Registrado no IMASUL
8º
ARATIKUTY
Nayara Arce da Silva
FINALIZADO
Registrado no IMASUL
9º
NHUVERA 1
Jorge Morales Machado
FINALIZADO
Registrado no IMASUL
10º
BOQUEIRÃO
Vitor de Souza Oliveira
FINALIZADO
Registrado no IMASUL
11º
JAICHE PIRU
Célio da Silva
FINALIZADO
Registrado no IMASUL
12º
YVY POTY RORY
Osvaldo Vogarin Vera
PREVISTO
Registrado no IMASUL
13º
NHU VERÁ GUASSU
Rosimeire Soares
PREVISTO
Registrado no IMASUL iniciado
14º
PAKURITY
Bonifácio R. Duarte
FINALIZADO
Registrado no IMASUL iniciado
Acompanhe as atividades na página do instagran: https://www.instagram.com/nande.reteae/ Próxima fase: Registro dos poços freáticos na plataforma SERIEMA/IMASUL.
- Capacitação técnica e formação de Profissionais de Melhoramento Genético de plantas Alógamas da UFGD
O projeto, sob a responsabilidade da Profa. Dra. Livia Maria Chamma Davide (Faculdade de Ciências Agrárias), visa formar e capacitar o grupo de pesquisa em melhoramento genético de cana-de-açúcar da UFGD para, posteriormente, atuar em conjunto com o Programa de Melhoramento em Genética de cana-de-açúcar da UFSCar. A equipe da UFGD acompanhará e auxiliará na implantação, condução e avaliação de experimentos nas fases de seleção de T1 a fase de experimentação. Os experimentos serão conduzidos em usinas parceiras da UFSCar no Mato Grosso do Sul. A equipe da UFGD também auxiliará na elaboração de relatórios, na divulgação de resultados obtidos nos experimentos e no posicionamento de variedades e clones promissores no Mato Grosso do Sul.
Projetos previstos (aguardando a liberação de recursos):
- Produção agroecológica em Comunidades Indígenas e Quilombolas na Região de Dourados
Este projeto de extensão concorreu ao Edital das Emendas Parlamentares Federais Individuais do Orçamento de 2024 da Deputada Camila Jara Projeto, sob a responsabilidade do Prof. Eder Pereira Gomes, e foi um dos 14 projetos selecionados. Conforme o projeto de execução, o "principal objetivo é unificar esforços para potencializar a produção de alimentos saudáveis e nutritivos nas comunidades indígenas e quilombolas do MS e contribuir com o combate à fome. Trabalhar para que essas populações possuam soberania alimentar e conquistem autonomia em seus processos produtivos com possibilidade de geração de renda através da venda do excedente. A transferência de tecnologia produzida pela Fazenda Experimental de Ciências Agrárias - FAECA da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD é feita em ações desenvolvidas na própria FAECA. Entre estas ações destacam-se cursos preparatórios de treinamento em diferentes áreas e também, dia de campo onde são mostrados os resultados de pesquisa de projetos desenvolvidos ou em desenvolvimento e de convênios ou de parcerias.
Fase: A coordenação do projeto foi transferida para a profa. Judite Stronzake e será administrado pela FAIND com a cooperação da FAECA.