11
2026
ENEPE 2026 debate inteligência artificial e os desafios para a universidade pública

A inteligência artificial e seus impactos no ambiente acadêmico estarão no centro dos debates do XX Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Com o tema “Universidade pública e inteligência artificial: desafios, possibilidades e perspectivas”, o evento será realizado de 3 a 6 de novembro de 2026.
A abertura terá como destaque a palestra “IA generativa como ferramenta útil para redação: além da ciência”, no dia 3 de novembro, às 19h, com o professor do Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Cauê Alves Martins.
A palestra apresentará, de maneira prática e crítica, possibilidades de uso da inteligência artificial generativa como ferramenta de apoio à redação e à produção técnico-científica. Entre as aplicações que serão abordadas estão a busca e a organização de referências, a estruturação de textos acadêmicos, a análise e a discussão de resultados e a comunicação da ciência.
Além das possibilidades oferecidas por essas tecnologias, a atividade chamará a atenção para seus limites e riscos. A IA pode, por exemplo, gerar informações incorretas, apresentar interpretações inadequadas e cometer erros em análises estatísticas. Por isso, seu uso não substitui o conhecimento científico, o pensamento crítico nem a responsabilidade intelectual de pesquisadores e estudantes.
Questões relacionadas à ética, integridade científica, transparência e segurança da informação também estarão entre os assuntos da palestra. A proposta é apresentar caminhos para incorporar ferramentas de inteligência artificial às atividades de pesquisa e empreendedorismo de forma responsável, eficiente e com rigor científico.
ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO, CULTURA E PÓS-GRADUAÇÃO
Ao longo dos quatro dias, o ENEPE reunirá apresentações de trabalhos desenvolvidos nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, cultura e pós-graduação. O encontro é um espaço para compartilhar conhecimentos e discutir iniciativas desenvolvidas pela comunidade universitária, além de dar visibilidade aos impactos sociais, culturais e científicos das atividades realizadas pela UFGD.
A programação também contará com uma palestra de encerramento em 6 de novembro, a partir das 13h30. O tema e demais informações sobre a atividade serão divulgados posteriormente.
As inscrições para participar do XX ENEPE estão abertas e seguem até 6 de novembro. A participação pode ser feita por meio da página oficial do evento, onde também serão divulgadas as atualizações da programação. Já o período destinado à submissão de trabalhos foi encerrado em 4 de setembro.
Divisão de Jornalismo e Divulgação do Conhecimento - DJOC/DADIC/GABRTR/UFGD