2022

Mais da metade dos programas de pós-graduação da UFGD mantiveram ou elevaram nota na Avaliação da Capes

Atualizada: 16/09/2022
Mestrado de Ensino de Física obteve a nota máxima

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, esta semana, o resultado preliminar da Avaliação Quadrienal Capes, que abrangeu cerca de 4.500 programas de pós-graduação stricto sensu em todo o país, entre os anos de 2017 e 2020.

Dos 27 programas da UFGD, 14 mantiveram suas notas e quatro apresentaram elevação nos conceitos obtidos em 2017. Dois programas foram avaliados pela primeira vez e outros dois, por serem cursos novos, não foram avaliados ainda, apenas receberam conceito A (aprovado). Somente três programas apresentaram redução em seus conceitos.

A Avaliação Quadrienal, realizada pela CAPES, ocorre em 49 áreas de avaliação, seguindo sistemática e conjunto de quesitos básicos estabelecidos no Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES). Os resultados da avaliação periódica de programas de pós-graduação são expressos em notas, numa escala de 1 a 7, que são atribuídas ao programa após análise dos indicadores referentes ao período avaliado.

No quadriênio avaliado, a Universidade Federal da Grande Dourados passou a ter 15 programas com conceito 4, aumento de 36,36%, se comparado a última avaliação, e três programas com nota 5. Desses programas com nota 5, um alcançou a nota máxima, o de Ensino de Física, pois para programas apenas com mestrado (como é o caso do Ensino de Física), 5 é a nota máxima. Também merecem destaque os programas de Biodiversidade e Meio Ambiente, Antropologia e Sociologia, que subiram para a nota 4.

Os programas que apresentaram conceito 5 foram: Educação; Ensino de Física e Geografia; já os cursos com nota 4 são: Agronegócios; Agronomia; Antropologia; Biodiversidade e Meio Ambiente; Biotecnologia e Biodiversidade - Rede Pró Centro-Oeste; Ciência e Tecnologia Ambiental; Ciências da Saúde; Entomologia e Conservação da Biodiversidade; História; Letras; Matemática em Rede Nacional; Química; Química em Associação; Sociologia e Zootecnia. O conceito Capes apresenta características de consolidação dos grupos de pesquisa para a formação de recursos humanos de alto nível para o estado do Mato Grosso do Sul e para o país.

A UFGD conta, ainda, com seis programas com nota 3: Engenharia Agrícola; Alimentos, Nutrição e Saúde; Ciência e Tecnologia de Alimentos; Educação e Territorialidade; Fronteiras e Direitos Humanos; e Psicologia. O resultado poderá sofrer modificação, já que as universidades podem interpor recursos e pedidos de reconsideração de nota. O resultado final da Avaliação da Capes será divulgado em dezembro.

PROPP UFGD
Gráfico com desempenho da UFGD

Jornalismo ACS/UFGD, com informações da Pró-reitoria de Ensino de Pós-graduação e Pesquisa