2021

No mês da luta indígena, UFGD realiza I Congresso Internacional em Educação, Língua, Cultura e Território na Perspectiva dos Direitos Humanos

Atualizada: 06/04/2021
Evento será transmitido via YouTube diretamente de aldeias sul-mato-grossenses e é aberto à população em geral

Entre 19 e 23 de abril, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) realiza o I Congresso Internacional em Educação, Língua, Cultura e Território na Perspectiva dos Direitos Humanos (CIELCULTT), evento que, na instituição, marcará as atividades voltadas ao Abril Indígena, movimento de reforço à luta e à articulação nacional pela causa dos povos originários do Brasil.

Composta por mesas de debate, exibição de documentários, apresentação de livros e atividades referentes à cultura indígena, a programação será ofertada de maneira totalmente remota, via transmissão na plataforma YouTube, nos canais da UFGD, do Núcleo de Assuntos Indígenas (NAIN) e do Programa de Residência Pedagógica da instituição – informações detalhadas no material do evento, ao fim da matéria.

As atividades serão transmitidas diretamente das aldeias, em tempo real, aos participantes, sempre no horário de Mato Grosso do Sul (fuso horário GMT-4, uma hora a menos que o horário de Brasília/DF). Os interessados em participar devem efetuar a inscrição, gratuita, pelo formulário disponível em http://bit.ly/cielcultt.

Aos que desejem submeter artigos para publicação, o prazo limite é 20 de maio, por meio do e-mail cielcultt@gmail.com. Os trabalhos selecionados serão publicados na Revista Interdisciplinar em Educação e Territorialidade (RIET) ou em e-book do evento, conforme a Comissão Científica do Congresso.

ATIVIDADES

Com a participação de pesquisadores e representantes de organizações indigenistas de todo o Brasil e, também, de outros países, o CIELCULLT terá seis mesas de debates durante os cinco dias de evento. Entre os temas, estão tópicos atuais como os impactos da pandemia de covid-19 entre os povos indígenas, a pesquisa, a documentação e o fortalecimento das línguas indígenas brasileiras e o direito dos povos indígenas à terra.

Além dos debates, haverá a Feira de Sementes Tradicionais Guarani Kaiowá, uma apresentação sobre grafismos indígenas e a intervenção cultural do grupo Veraju, um coletivo da UFGD que estuda cantos indígenas. Também serão exibidos os documentários “JAKAIRÁ” (Associação Cultural dos Realizadores Indígenas {ASCURI}, 2019), “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pelos Kaiowá Guarani de Pirakua” (Associação Cultural dos Realizadores Indígenas {ASCURI}, 2016) e “Ava Kunhã, Aty Kunhã – Mulher Indígena, Mulher Política” (Fabiane Medina, 2019).

O I CIELCULTT é uma realização da UFGD, por meio de docentes dos programas de pós-graduação em Letras, Educação e Territorialidade, Sociologia e Geografia e do Núcleo de Assuntos Indígenas da instituição. O evento tem o apoio das faculdades Intercultural Indígena (FAIND) e de Comunicação, Artes e Letras (FACALE), da Pró-reitoria de Ensino de Pós-graduação e Pesquisa (PROPP), do Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural (IPEDI) e da Asociación de los Alumnos Brasileños de la Universidad de Salamanca.

O contato com os coordenadores do evento pode ser feito pelo e-mail oficial do Congresso: cielcultt@gmail.com.

Confira aqui a programação completa do I CIELCULTT.

CIELCULTT
Evento acontece de 19 a 23 de abril