Junho
2021

Projeto de extensão da UFGD leva caixas d'água e ferramentas para núcleo de produção agroecológica nas aldeias Jaguapiru e Bororó

Atualizada: 08/06/2021
O projeto de extensão “Transformando a realidade a partir dos saberes tradicionais indígenas” realizou, no mês passado, a entrega de cinco caixas d'água de mil litros e de várias ferramentas que serão usadas pelas famílias que participam do núcleo de produção agroecológica, nas aldeias Jaguapiru e Bororó, em Dourados.

Essa ação faz parte das atividades do projeto para estimular e auxiliar as famílias indígenas que comercializam seus produtos na feira agroecológica realizada nas proximidades da rotatória de "entrada" das aldeias Jaguapiru e Bororó (Rodovia MS 156). Na feira, eles vendem frutas, verduras, legumes e artesanato, gerando renda para os envolvidos e oferecendo alimentos de boa qualidade a preço justo para os moradores da região. Os produtores também comercializam os alimentos na cidade, circulando com carroças ou participando de outras feiras.

Além da entrega das caixas d'água e materiais, foi realizada uma reunião com um grupo de mulheres e uma liderança da comunidade para identificar as expectativas e demandas. Também foram feitas visitas em alguns locais de produção de artesanato e de plantio de mandioca e hortaliças.

A equipe envolvida na entrega e na reunião respeitou as medidas de biossegurança e a programação só foi feita depois que os participantes indígenas estavam imunizados com a segunda dose da vacina contra covid-19.

A coordenação do projeto é da professora Madalena Schlindwein, do Programa de Pós-graduação em Agronegócios da UFGD, e a equipe é formada por profissionais da área de Economia, Administração, Restauração Ecológica e Biodiversidade, Ciência Animal e Agronegócios. A iniciativa busca integrar ações de extensão com atividades de pesquisa em temas como Bioeconomia, Desenvolvimento Socioeconômico Sustentável, Agroecologia, entre outros.

As atividades com o núcleo de produção agroecológica acontecem desde 2019 e o projeto de 2021 tem como objetivo fomentar a produção já realizada e ampliar a diversidade de produtos, com intensificação da produção respaldada pelo viés agroecológico, respeito às tradições e crenças locais, maior voz e protagonismo para as mulheres indígenas e valorização do artesanato indígena.

EDITAL DE AÇÕES DE EXTENSÃO
Assim como o projeto “Transformando a realidade a partir dos saberes tradicionais indígenas”, os servidores e estudantes da UFGD interessados em aplicar na comunidade o conhecimento gerado dentro da universidade, podem inscrever sua proposta de ação de extensão (curso/oficina, evento e projeto) até 18 de julho, seguindo as normas do Edital PROEX/PIBEX/PIVEX nº 12, de 24 de maio de 2021.

As propostas aprovadas com ônus poderão receber bolsa de extensão (PIBEX) para discente no valor de R$ 400 mensais, com duração de 12 meses (janeiro a dezembro), e recursos para despesas de custeio, materiais e serviços no valor de R$ 3 mil por projeto e de R$ 2 mil para cada evento, curso ou oficina. A previsão orçamentária total é de R$ 302.800,00 (bolsas, materiais e serviços).

UFGD
Registro da visita na produção de hortaliças

UFGD
Registro da visita na produção de frutas