Julho
2020

Termina hoje primeira fase de matrículas do Regime Acadêmico Emergencial da UFGD

Atualizada: 23/07/2020
No dia 25 de julho, tem início a segunda fase de matrículas do RAE, na qual os estudantes podem escolher as disciplinas ofertadas para toda a Universidade

Encerra-se nesta quinta-feira (23/07) o prazo da primeira fase de matrículas para os acadêmicos de graduação que optarem pelo Regime Acadêmico Emergencial (RAE). O período teve início no dia 21 de julho e é específico para que os estudantes se matriculem em disciplinas ofertadas pela faculdade na qual cursam a graduação.

Em seguida, de 25 a 27 de julho, tem início a segunda fase de matrículas, em que os estudantes devem escolher entre disciplinas disponibilizadas para toda a Universidade.

Tais matrículas referem-se ao primeiro e ao segundo módulos do RAE – cuja duração é de 25 dias letivos cada. Em cada módulo, é possível cursar até três disciplinas, além de Trabalho de Conclusão de Curso e Atividades Complementares. As aulas serão ministradas de segunda-feira a sábado, com exceção de feriados, em um dos três turnos diários, com limite de quatro horas-aula diárias por turno.

É importante ressaltar que a matrícula nos componentes curriculares durante o RAE é facultativa, ou seja, o estudante que não se matricular durante esse período emergencial terá garantido seu vínculo regular com a UFGD, mas sem contabilizar essa carga horária no prazo máximo para integralização do curso.

No entanto, ainda que o aluno tenha feito matrículas na primeira e na segunda fases do RAE, e, em seguida, considerar que não tem condições de acompanhar as aulas, poderá solicitar o cancelamento da matrícula até 15 dias depois do início do módulo.

De acordo com a Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD), até o momento foram efetuadas 9.957 matrículas. No total, 4.139 acadêmicos já tiveram suas matrículas aprovadas.

ESTUDANTES EM VULNERABILIDADE

Os acadêmicos que cursam sua primeira graduação – em cursos presenciais – e estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica, sem condições de custear acesso à internet para as atividades estudantis, tiveram a oportunidade de se inscrever, até o dia 15 de julho, para o Auxílio Emergencial de Inclusão Digital.

O benefício, lançado por meio da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PROAE), consiste na concessão de bolsas no valor de R$ 60, de agosto a dezembro de 2020. O Auxílio é destinado a estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação, que participaram do Processo de Avaliação Socioeconômica da PROAE e que foram classificados como Perfil. Como do processo inicial ainda restam bolsas, está prevista a reabertura do edital, em breve.

UFGD
Matrículas para a primeira fase do RAE terminam hoje (23/07)