UFGD abre edital para empréstimo de 350 celulares para estudantes

Atualizada: 13/07/2021
Estudantes indígenas, quilombolas e em situação de vulnerabilidade socioeconômica podem solicitar empréstimo emergencial de aparelhos celulares e auxílio inclusão digital para acompanhamento das atividades de ensino não presenciais.

No dia 26 de julho inicia-se o próximo semestre letivo da UFGD. De acordo com o Regime Acadêmico Emergencial por Modalidades e Fases (RAEMF), adotado em caráter de excecionalidade durante a pandemia, as atividades de ensino acontecerão de forma remota durante todo o semestre.

Para os alunos que não têm equipamento para acessar atividades de ensino remoto, a UFGD prtende disponibilizar 358 aparelhos de celular em empréstimo. Junto aos aparelhos, os estudantes também poderão solicitar auxílio inclusão digital. De acordo com o edital divulgado hoje, 12/07, serão 270 aparelhos destinados para estudantes classificados como perfil de vulnerabilidade socioeconômica, e 80 aparelhos para alunos indígenas e quilombolas. Os aparelhos são a marca Xiaomi, modelo Redmi9, sendo 120 aparelhos com 6GB de RAM e 128GB de armazenagem, e 230 unidades com 4GB de RAM e 64GB de armazenagem. Oito aparelhos serão reservados para substituição caso algum equipamento apresente defeito de fabricação.

Os estudantes interessados devem se inscrever entre os dias 13 e 20 de julho, por meio do link https://forms.gle/oD4hY25piQTBQMUf8. Para os alunos sem acesso à internet, a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PROAE/UFGD) fará atendimento presencial, no prédio da Reitoria da UFGD, das 13 às 17 horas, apenas nos dias úteis.

Após a normatização do empréstimo ser aprovada no Conselho Univeristário (COUNI), os aparelhos serão entregues de 09 a 13 de agosto, e devem ser devolvidos até 15 de dezembro. Os estudantes que pegarem os aparelhos emprestados terão obrigatoriedade de assistir ao curso virtual “Educação Fiscal – Estado e Tributação”, indicado pela Receita Federal, órgão que fez a doação dos aparelhos para a UFGD. Os alunos também devem assinar um termo se responsabilizando por não alterar o aparelho, preservando seu perfeito estado de conservação.

Doação da Receita Federal

Os celulares foram doados pela Receita Federal de Ponta Porã para a UFGD no dia 1 de julho. De acordo com o delegado da Receita Federal, Marcial Cezar Marques Pirrazo, é muito gratificante para os servidores da Alfândega de Ponta Porã saber que os aparelhos que foram apreendidos em situação ilegal terão uma nobre destinação, já que serão usados para que jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica tenham acesso à educação superior.

A contrapartida que a Receita Federal solicita é que os estudantes beneficiados com o uso dos aparelhos façam um minicurso sobre responsabilidade fiscal, para que possam compreender a dinâmica e a importância dos impostos e dos tributos pagos pela sociedade para a manutenção das atividades do setor público.

doação celulares

Aparelhos doados na Receita Federal, dia 1 de julho