acessibilidade

Início do conteúdo da página

Infraestrutura


(I) Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
 
1. Laboratório de Cromatografia e Espectrometria Aplicada (LECA) - Área: 36,00 m2

Neste laboratório são realizadas atividades relacionadas ao desenvolvimento de novos métodos cromatográficos e espectroanalíticos, dentro da linha de pesquisa Metodologias Analíticas, para aplicação em diversas amostras ambientais e biológicas entre outras. Para o desenvolvimento e aplicação das metodologias analíticas são utilizadas as técnicas espectroanalíticas de absorção e emissão de luz com diferentes fontes de atomização visando sempre a determinação em baixas concentrações. Os equipamentos alocados neste laboratório são:Espectrômetro de Absorção Atômica em Chama (FAAS) e em Forno de Grafite (GFAAS), Espectrômetro de Absorção UV-VIS Cary 50 (Varian) com vários acessórios possibilitando a análise em soluções e sólidos, munido de refrigeração Peltier e Probe Óptico, estufa, estufa de alto vácuo, balança analítica, centrífuga microprocessada, medidor digital de pH, deionizador com sistema Milli-Q, computadores, bomba à vácuo, chapa aquecedora, agitador magnético, agitador vortex, banho utrassônico, bloco digestor.
Professores responsáveis: Heberth Juliano Vieira e Jorge Luiz Raposo Junior.
 
2. Laboratório de Físico-Química (LFQ) - Área: 36,00 m2

Neste laboratório são realizadas atividades relacionadas à linha de pesquisa, Materiais e Tecnologias, visando o desenvolvimento, caracterização, classificação e aplicação de materiais metálicos. Nesse contexto, são desenvolvidas pesquisas voltadas para a obtenção de compósitos, nanocompósitos, filmes finos e materiais nano-estruturados bem como estudos envolvendo materiais metálicos e ligas metálicas versando sobre a corrosão. A caracterização desses materiais é realizada por técnicas eletroquímicas entre outras de caracterização de superfície. Os equipamentos alocados neste laboratório são: Potenciostato/galvanostato acoplado ao sistema de impedância (FRA) e Microbalança de Cristal de Quartzo (MBCQ), microscópio metalográfico, condutivímetro, chapa aquecedora, mini agitador magnético sem aquecimento, medidor digital de pH, balança analítica, destilador de nitrogênio, digestor para destilador de nitrogênio, bloco digestor microprocessado para determinação de demanda química de oxigênio (DQO), estufa para demanda biológica de oxigênio (DBO), medidor portátil de oxigênio dissolvido, banho maria com agitação, estufa para secagem e esterilização, fotômetro de chama, polarímetro.
Professores responsáveis: Ivan Ramires e Patrícia Hatsue Suegama.
 
3. Laboratório de Materiais Híbridos (LMH) - Área: 36,00 m2

Neste laboratório são realizadas atividades relacionadas ao desenvolvimento e otimização de processos de síntese associados ao preparo ou ao estudo de compostos orgânicos e inorgânicos de interesse medicinal, ambiental, industrial e tecnológico. Atuando na linha de pesquisa Síntese e Caracterização de Substâncias e Materiais e Tecnologias, que compreende, ainda, a síntese de compostos carbonílicos, de coordenação, heterociclos candidatos a fármacos, síntese e utilização de novos catalisadores, oleoquímica, isolamento e síntese total de produtos naturais bem como estudos teóricos dos mesmos. Os equipamentos alocados neste laboratório são: Estufa, forno mufla, evaporador rotativo, estufa de alto vácuo, banho maria termostatizado, prensa hidráulica, multímetro, computador, câmara climática, bomba de vácuo, bomba de alto vácuo, chapas de agitação com aquecimento, chapas de agitação sem aquecimentos, balança analítica, célula para FRA em filmes, sistema de fotopolimerização, sistema de dipping, geladerias.
Professores Responsáveis: Nelson Luis de Campos Domingues.
 
4. Laboratório de Síntese e Caracterização Molecular (LSCM) - Área: 36,00 m2

Neste laboratório são realizadas atividades relacionadas à linha de pesquisa, Síntese e Caracterização de Substâncias e Materiais e Tecnologias, visando o desenvolvimento, caracterização, classificação e aplicação de materiais metálicos bem como o desenvolvimento e otimização de processos de síntese associados ao preparo ou ao estudo de compostos orgânicos e inorgânicos de interesse medicinal, ambiental, industrial e tecnológico. Os equipamentos alocados neste laboratório são: Balança analítica, balança semi-analítica, agitadores magnéticos, agitadores magnéticos com aquecimento, mantas para aquecimento, evaporadores rotativos, bombas de vácuo, vidrarias especiais, estufa para secagem, geladeira, Potenciostato, centrífuga, equipamento de UV/Vis, forno tubular para preparação de material adsorvente, pHmetro e Forno mufla.
Professores responsáveis: Rozanna Marques Muzzi e Cláudio Teodoro de Carvalho.
 
5. Laboratório de Síntese e Caracterização Molecular (LSCQ) - Área: 18,00 m2

Neste laboratório são realizadas atividades relacionadas à linha de pesquisa, Materiais e Tecnologias, visando o desenvolvimento, caracterização, classificação e aplicação de materiais metálicos. Nesse contexto, são desenvolvidas pesquisas voltadas para o Desenvolvimento e caracterização de materiais que podem apresentar bioatividade. A caracterização desses materiais é realizada por técnicas eletroquímicas entre outras de caracterização estrutural. Atualmente, há poucos equipamentos alocados neste laboratório, os quais são: Capelas de exaustão, sistema de atmosfera inerte, estufa de secagem e esterilização.
Professores responsáveis: Lucas Pizzuti.
 
6. Laboratório de Óptica e Fotônica (LOF) - Área: 72,00 m2

Neste laboratório estão concentrados pesquisadores atuando na linha de pesquisa, Materiais e Tecnologias, visando o desenvolvimento, caracterização, classificação e aplicação de materiais cerâmicos, poliméricos e compósitos. A caracterização desses materiais é realizada por técnicas ópticas, eletroquímicas entre outras de caracterização molecular. Os equipamentos alocados neste laboratório são: Microcomputadores, espectrômetro FT-IR 4100 (Jasco) com acessório para ATR, e outros acessórios, espectrofluorímetro Cary Eclipse (Varian) com vários acessórios possibilitando a análise de soluções, pós e sólidos, Monocromador (Ocean Optics), fibras ópticas, mesa óptica, lasers de HeNe, lasers de Diodo, osciloscópio analógico, multímetros, conjunto de ferro de solda e sugador, suportes para lentes e espelhos, componentes ópticos (lentes, espelhos e filtros), balança digital, evaporador rotativo, microscópio de epifluorescência.
Professores responsáveis: Evaristo Alexandre Falcão, Eriton Rodrigo Botero e José Ezequiel de Souza.
 
7. Laboratório de Preparação de Amostras (LPA) - Área: 18,00 m2

Este laboratório está destinado para atender aos pesquisadores que realizam atividades relacionadas à obtenção e caracterização de materiais. Os equipamentos alocados neste laboratório são: Capelas, vidraria, balanças digitais.
Professores responsáveis: Evaristo Alexandre Falcão e Eriton Rodrigo Botero.
 
8. Laboratório de Materiais aplicados em Eletroquímica (lme) - Área: 36,00 m2

Neste laboratório estão concentrados pesquisadores atuando em Materiais e Tecnologia, com ênfase em eletroquímica. Neste contexto, os pesquisadores se dedicam à síntese e caraterização de nanomateriais metálicos, óxidos metálicos e nanomateriais baseados em carbono com aplicação em conversores de energia (Células a Combustível), eletrolisadores e semicondutores. Os equipamentos alocados neste laboratório são: Capelas de exaustão, 4(quatro) potenciostatos/galvanostato, pHmetros de bancada, centrífuga, mufla, estufa, agitadores magnéticos com e sem aquecimento, balanças analíticas, deionizador de água, banho termostatizado, vidrarias específicas.
Professores responsáveis: Cauê Alves Martins, Thiago Sequinel e Adriana Evaristo de Carvalho.
 
9. Laboratório de Eletroanalítica e Pesquisas em Biocombustíveis (LEPB) – área: 24 m2

Neste laboratório são realizadas atividades voltadas ao desenvolvimento de métodos eletroanalíticos alternativos para aplicação na análise de amostras biológicas bem como amostras de interesse socioambiental. Além disso, são realizadas pesquisas relacionadas a estabilização de biodiesel com uso de aditivos alternativos aplicados.
Os equipamentos alocados neste laboratório são: potenciostatos com diversos assessórios utilizados em eletroanálises, estufas, centrífuga de bancada, agitadores vortex, capela de exaustão, agitadores magnéticos com e sem aquecimento, balanças analíticas, banho circulatório termostatizado, pHmetro, sistema purificador de água, sistemas para extração em fase sólida e microextração líquido-líquido, banhos ultrassons, bomba vácuo, micropipetas manuais e digitais, vidrarias específicas, entre as quais dispositivos para extração de óleos vegetais e produção de biodiesel. Ademais, encontram-se alocados neste espaço titulador potenciométrico automatizado, Rancimat modelo 893 e cromatógrafo líquido de alta eficiência (CLAE) com detector de arranjo de diodos adquiridos via FINEP.
Professor responsável: Magno Aparecido Gonçalves Trindade.
 
(II) Universidade Estadual de Goiás (UEG)
 
1. Laboratório de Instrumentação e Pesquisas

Os equipamentos alocados nestes laboratórios são: cromatógrafo gasoso com detector FID, cromatógrafo gasoso com detector FID acoplado a espectrômetro de massas, HPLC com injeção automática das amostras, HPLC com injeção manual das amostras, espectrofotômetro UV-Visível, 2 espectrofotômetros na região de infravermelho com ATR, Espectrofotômetro de Absorção atômica, equipamento de análise térmica, reator de micro-ondas, titulador automático, viscosímetro, bombas peristálticas, bombas de vácuo de óleo, balança analítica, deionizador de água, condutivímetro, capela, banho maria tipo Dubnoff, microscópio ótico, calorímetro exploratório diferencial (DSC), analisador elementar (CHNSO), microscópio eletrônico de varredura de bancada, central de purificação de água ASTM tipo 2, sistema de medida de condutividade elétrica pelo método de quatro pontas, máquina universal de ensaio EMIC 2000, estufas à vácuo, banho tipo Dubnoff, banho termostatizado para viscosimetria, capelas, balanças analíticas, estufa bacteriológica, estufa com circulação de ar, evaporadores rotativos, mufla, extrator de nitrogênio, refratômetro, banho Maria, banho Maria metabólico, ultra-som, moinhos tipo martelo e de facas, banho ultra-termostato, câmara escura UV centrífuga refrigerada de bancada, liofilizador, pHmetro, condutivímetro e titulador automático
Professores responsáveis: Luciana Machado Ramos, Roberta Signini, Renato Rosseto, Antônio Carlos Severo Menezes, Olacir Alves Araujo, Gilberto Lucio Benedito Aquino e Viviane Gomes Bonifacio

2. Laboratório de modelagem molecular

Os equipamentos alocados neste laboratório são: microcomputadores com acesso ao CENAPAD (Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho - UNICAMP), na qual são feitos grande parte dos cálculos de química quântica. Vale ressaltar que este laboratório está, também, conectado ao laboratório de modelagem molecular da UFG, na qual também são feitos cálculos em cooperação.
Professores responsáveis: Ademir João Camargo, Hamilton Barbosa Napolitano e Luciano Ribeiro
 
(III) Universidade Federal de Goiás/ Regional Catalão (UFG/RC)
 
1. Laboratório de Meio Ambiente (LaPAm) - Área: 46,00 m2

Os equipamentos alocados neste laboratório são: capela de exaustão, estabilizadores,  pHmetro, manta aquecedora, dessecador de vidro de 2 litros, colorímetro portátil, potenciostato AUTOLAB, potenciostato DROPSENS, capela de exaustão, estereomicroscópio com câmera de vídeo digital moticam 5.0 MOTIC INST, forno digestor.
Professores responsáveis: Leonardo Santos Andrade, Lincoln Lucílio Romualdo, Silvia de Sousa Freitas e Vanessa Nunes Alves.
 
2. Laboratório de Química de Materiais - Área: 45m2

Neste laboratório são realizadas pesquisas envolvendo a síntese, caracterização e processamento de materiais cerâmicos nanométricos aplicados à células a combustíveis de óxidos sólidos, materiais luminescentes, fotocatalisadores, geração de hidrogênio, sensores, entre outras. Os equipamentos alocados neste laboratório são: forno de alta temperatura (1700 ºC), Analisador de resposta em frequência (impedância) com forno e célula de medida acoplado, ultra-som de alta energia, microscópio, de forno tipo mufla INTI, Reator hidrotérmico com forno de aquecimento por micro-ondas, reator hidrotérmico convencional, capela de fluxo laminar, capela de exaustão, spin-coater, capelas de exaustão pequenas, nobreak 1200VA,  dessecadores de vidro de 2 litros, centrífuga para tubos, forno mufla, estufa de esterilização e secagem de 80 litros, agitadores magnéticos.
Professor responsável: Mario Godinho Junior.
 
3. Laboratório de Bioquímica e Química Orgânica (LaBiOrg)

O LaBiOrg realiza atividades de prospecção química de plantas pertencentes ao Cerrado brasileiro, especialmente aquelas do Cerrado goiano com relato informal de utilização medicinal, visando o isolamento e identificação estrutural de produtos naturais com potencial atividade biológica. Também são realizadas atividades de prospecção química de polissacarídeos (carboidratos) de basidiomicetos, que atuam como modificadores de resposta biológica, visando à elucidação estrutural destas macromoléculas.
Na área de Química Orgânica, com ênfase em Química de Produtos Naturais, realiza-se o estudo químico de plantas, através da preparação de extratos brutos, fracionamento e purificação de metabólitos secundários. Estudos de óleos essenciais são feitos utilizando micro extração em fase sólida (SPME) e cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas (CG-EM). Além disso, técnicas de quimiometria são aplicadas para análise de dados experimentais. Na área de Bioquímica, realiza-se extração, purificação e caracterização estrutural de polissacarídeos de cogumelos comestíveis e/ou medicinais.
Os equipamentos alocados neste laboratório são: evaporadores rotativos; sistemas de refrigeração com circulação de água; bombas de hidrovácuo; bombas à vácuo; estufas; sistema de purificação de água (osmose reversa); sistemas de destilação de solventes; banho ultrassom; balanças analítica; balança comercial; centrífuga com refrigeração; câmara de luz ultravioleta; agitador tipo Vortex; agitador magnético; sistema para filtração de solvente; homogenizador do tipo ultra turrax; refrigerador; freezer vertical; freezer horizontal; mantas aquecedoras; capelas de exaustão; moinho; microcomputadores e impressora.
Professores responsáveis: Richele Priscila Severino e Elaine Rochecher Carbonero.
 
4. Laboratório de Estudos Ambientais (LEAmb) - 42 m2 

Neste laboratório são desenvolvidas atividades de pesquisa relacionadas ao preparo de amostras ambientais e alimentícias, desenvolvimento de métodos para quantificação de metais em material particulado atmosférico da cidade de Catalão, desenvolvimento de métodos para análise de fármacos e drogas ilícitas em matrizes ambientais, estudos de remoção de contaminantes orgânicos e inrganicos. Os equipamentos alocados neste laboratório são: forno de micro-ondas (marca CEM, modelo Mars 6), geladeira, capela de exaustão,  balança analítica, aparelho de destilação de osmose reversa, bomba de vácuo, agitadores magnéticos, chapas de aquecimento e agitação, mesa agitadora, agitador de peneiras, pHmetro, peneiras de diversas granulometrias e estufa.
Professor responsável: Luciana Melo Coelho.
 
5. Caracterização Química de Materiais

Neste laboratório são realizadas pesquisas envolvendo a síntese, caracterização e processamento de materiais cerâmicos nanométricos aplicados à células a combustíveis de óxidos sólidos, materiais luminescentes, fotocatalisadores, geração de hidrogênio, sensores, entre outras. Os equipamentos alocados neste laboratório são: forno de alta temperatura (1700 oC), Analisador de resposta em frequência (impedância) com forno e célula de medida acoplado, ultra-som de alta energia, microscópio, de forno tipo mufla INTI, Reator hidrotérmico com forno de aquecimento por micro-ondas, reator hidrotérmico convencional, capela de fluxo laminar, capela de exaustão, spin-coater, capelas de exaustão pequenas, nobreak 1200VA,  dessecadores de vidro de 2 litros, centrífuga para tubos, forno mufla, estufa de esterilização e secagem de 80 litros, agitadores magnéticos.
Professor responsável: Mario Godinho Junior.
 
6. Laboratório de Instrumentação e Pesquisas - Área: 25 m2
 
Os equipamentos alocados nestes laboratórios são: cromatógrafo gasoso com detector FID, cromatógrafo gasoso com detector FID acoplado a espectrômetro de massas, HPLC com injeção manual das amostras, espectrofotômetro UV-Visível, espectrofotômetro na região de infravermelho com transformada de Fourier, Espectrofotômetro de Absorção atômica por Chama e Raios X.
Professores responsáveis: Richele Priscila Severino, Luciana Melo Coelho, Vanessa Nunes Alves.
 
7. Laboratório de Cromatografia (LaCrom)

O LabCrom tem como missão oferecer suporte para análises por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência, Extração em Fase Sólida, assim como para o tratamento de amostras aquosas ou com solventes de baixa volatilidade.
As técnicas deselvolvidas neste laboratório são separações cromatográfica utilizando Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) em escala analítica, semipreparativa e preparativa. Como técnicas complementares as análises cromatográficas, utiliza-se a Extração em Fase Sólida (SPE), liofilização de amostras aquosas e concentração de solventes e/ou misturas de solventes pouco voláteis através de concentrador speedvac.
Os equipamentos alocados neste laboratório são: Cromatógrafo Líquido de Alta Eficiência (CLAE) Analítico com detector de DAD; Cromatógrafo Líquido de Alta Eficiência (CLAE) Preparativo com detector de múltiplos comprimentos de onda; Sistema de Extração em Fase Sólida (SPE); liofilizador; concentrador/evaporador centrífugo (speedvac); freezer horizontal.
Professores responsáveis: Richele Priscila Severino e Elaine Rochecher Carbonero.


CONTATO

Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364 | Cep: 79.804-970
(67) 3410-2100
pgquimica@ufgd.edu.br
Fim do conteúdo da página