acessibilidade

Início do conteúdo da página
Última Atualização: 05/07/2023


Políticas Públicas, Dinâmicas Produtivas e da Natureza
As pesquisas dessa linha permeiam discussões sobre Políticas Públicas através dos seguintes vetores: Normas de uso do território, Ações de planejamento regional pela intervenção do Estado através de investimentos diretos, Discussão sobre integração regional sul-americana, Apropriação dos espaços de fronteira e Planejamento socioambiental do Território. Os temas e as problemáticas sobre Dinâmicas Produtivas aglutinam estudos sobre configurações territoriais produtivas determinadas pelas atividades agrícolas, industriais, comerciais e de serviços. Suas pesquisas relacionam-se à Industrialização, Produção agroindustrial, Comércio exterior e integração regional sul-americana, Economia de serviços, Fluxos, circulação e logística e Atividade turística na produção do espaço. Enquanto que Dinâmicas da Natureza agrupa as pesquisas direcionadas ao campo e temáticas da Geografia Física. As investigações dão suporte e contribuição ao (re)conhecimento do espaço regional e da fronteira.
Docentes vinculados: Adelsom Soares Filho, Adeir Archanjo da Mota, Charlei Aparecido da Silva, Edvaldo Cesar Moretti, Lisandra Pereira Lamoso, Luciano Pereira Duarte Silva e Silvana de Abreu.

Espaço e Reprodução Social: práticas e representações
A produção/reprodução do espaço no sul do Mato Grosso do Sul apresenta especificidades em suas práticas e representações. A dialética entre materialidades e imaterialidades (o concreto e o simbólico) faz colidir relações de conflito entre territorialidades e temporalidades complementares, mas também, e sobretudo, contraditórias. Às dinâmicas entre espaços rurais e urbanos, de assentamentos indígenas, camponeses e quilombolas e a terra do agribusiness, juntam-se relações de interculturalidade em espaços de fronteira, sejam eles territorialmente definidos (a fronteira internacional entre Brasil e Paraguai) ou simbólicos, em processos densos de identificação e diferenciação (identidades e alteridades). Substancialmente, essas relações participam do jogo de escalas do local ao global, definindo regionalmente a lógica do desenvolvimento capitalista desigual e combinado, interposto pela produção/reprodução de discursos, imagens e representações de uma luta de classes material e simbólica.
Docentes vinculados: Alexandre Bergamin Vieira, Claudia Marques Roma, Flaviana Gasparotti Nunes, João Edmilson Fabrini, Jones Dari Göettert, Juliana Grasiéli Bueno Mota, Márcia Yukari Mizusaki, Marcos Leandro Mondardo, Maria José Martinelli Silva Calixto e Rodrigo Simão Camacho.
 


CONTATO

Rodovia Dourados / Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364 | Cep: 79.804-970
(67) 3410-2270
ppgg@ufgd.edu.br
Fim do conteúdo da página