O PPGH/UFGD tem espaços de pesquisa adequados à proposta e ao número de discentes dos cursos de mestrado e de doutorado, como acervos, núcleos, laboratórios e cátedra. Nesses espaços, coordenados ou com a participação de docentes do PPGH/UFGD, são desenvolvidas atividades de pesquisa que articulam discentes e docentes da graduação e da pós-graduação, como descrito a seguir:
- Centro de Documentação Regional (CDR): criado em 1983, o CDR pertence à FCH e está localizado na Cidade Universitária. Seu prédio possui área total de 280 m² com rico acervo documental histórico, laboratório de reprodução, ampla sala de consulta e espaços de higienização e administração. A coordenação do CDR é exercida por docente com doutorado em História, tendo a colaboração de docentes do PPGH/UFGD. A equipe conta com bibliotecária-documentalista e técnica em acervos documentais que desenvolvem atividades com estagiários, graduandos e pós-graduandos, além de disponibilizar ampla documentação arquivística para pesquisadores.
- Laboratório de Estudos e Pesquisas em História, Fronteiras, Identidades e Representações (LEPHFIR): criado em 2006, 0 LEPHFIR está instalado no NEEF, sendo utilizado por docentes do PPGH/UFGD vinculados às Linhas de Pesquisa “Fronteiras, identidades e representações” e “Sociedade, Política e Representações” e seus orientandos de doutorado, mestrado e iniciação científica.
- Laboratório de Ensino de História (LABhis): instalado em 2006, o LABhis envolve docentes e discentes da graduação de História e do PPGH/UFGD em atividades de ensino, de estágio supervisionado, de estágios de docência do PPGH/UFGD, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Residência Pedagógica (PRP), do Programa de Apoio às Licenciaturas (PROLICEN) e de minicursos aplicados por discentes de mestrado e de doutorado aos graduandos de História e docentes de educação básica.
- Laboratório de Ensino e Pesquisa em História Indígena (LEPHI): criado em 2008, o LEPHI está instalado no NEEF e desenvolve pesquisas sobre povos indígenas de Mato Grosso do Sul, da região centro-oeste, parte da região sul e do Paraguai, tendo um rico acervo da cultura material de etnias indígenas.
- Laboratório de Estudos de Gênero, História e Interculturalidade (LEGHI): criado em 2010, o LEGHI está instalado no NEEF e integra pesquisadores nacionais e estrangeiros dedicados aos estudos de gênero e suas implicações na história das mulheres, oportunizando colaborações, pesquisas e debates articulados com entidades, instituições e grupos engajados nas temáticas.
- Cátedra UNESCO/UFGD “Diversidade Cultura, Gênero e Fronteiras”: aprovada pelos órgãos centrais da UNESCO em Paris e instalada na FCH em 2014, a cátedra desenvolve pesquisas e redes de mobilidade acadêmica internacional com nove instituições da América Latina e da Europa, estabelecendo relações entre universidades e comunidades étnicas situadas em Mato Grosso do Sul para a inclusão e redução da pobreza.
- Núcleo de Estudos Estratégicos de Fronteira (NEEF): inaugurado em 2015, o NEEF compreende um amplo espaço construído com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP – Inovação e Pesquisa). Nele, estão instalados laboratórios vinculados aos programas de pós-graduação da área de humanidades, uma sala para defesas públicas de trabalhos acadêmicos e saguão utilizado para exposições, atividades culturais e eventos científicos diversos.
- Laboratório de Estudos em História Oral Aplicada (LABHOP): criado em 2018, o LABHOP promove atividades de ensino e de pesquisa no campo da história oral e reúne pesquisadores de diferentes níveis, cursos e instituições que possuem como premissa a participação de públicos abrangentes interessados na área articulados à Associação Brasileira de História Oral (ABHO).
CONTATO
Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364 | Cep: 79.804-970 (67) 3410-2306 ppghistoria@ufgd.edu.br