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Última Atualização: 28/04/2025

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Projetos de Pesquisa
Os projetos de pesquisa do corpo docente estão vinculados à Área de Concentração articulada às três linhas de pesquisa, às experiências de grupos de pesquisa que docentes coordenam e integram, aos planos de trabalho de iniciação científica de graduandos, aos projetos de pesquisa de pós-graduandos e às pesquisas continuadas por egressos do PPGH/UFGD. Os projetos de pesquisa são cadastrados na Divisão de Pesquisa e Inovação (DPI) da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPP), responsável pelo acompanhamento de execuções e prorrogações mediante justificativas. Os projetos de pesquisa desenvolvidos no PPGH/UFGD são financiados por agências de fomento externas ou pela UFGD. Os recursos provenientes são de agências públicas como a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT/MS), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), dentre outras agências nacionais ou internacionais que abrem chamadas específicas. Além das bolsas de estudo provenientes de agências de fomento, o PPGH/UFGD recebe anualmente recursos do Programa de Apoio a Pós-Graduação (PROAP/CAPES), determinante para a formação de recursos humanos, produção e aprofundamento do conhecimento através do financiamento de atividades acadêmicas, participação de convidados externos e publicações que democratizam os resultados de projetos de pesquisa coordenados por docentes do PPGH/UFGD. No que tange aos recursos provenientes da UFGD para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, a instituição mantém e oferece bolsas de estudo de iniciação científica para estudantes de graduação em História, política de assistência estudantil de pós-graduação, infraestrutura que abriga laboratórios, núcleos de estudos, grupos de pesquisa, atividades de ensino e de pesquisa, de elaboração, defesas públicas e divulgação de dissertações de mestrado e tese de doutorado. A seguir serão descritos os projetos de pesquisa coordenados por docentes permanentes, colaboradores e professores visitantes do PPGH/UFGD em andamento no último ano do Quadriênio de Avaliação CAPES (2021-2024). Estão descritos o tempo de atuação e as categorias dos docentes no PPGH/UFGD, a articulação de seus projetos de pesquisa à Área de Concentração, a vinculação às linhas de pesquisa, os financiamentos, lideranças e participações em grupos de pesquisa e envolvimentos de discentes de graduação (GR) e pósgraduação (ME/DO) nos projetos de pesquisa.

Projetos de Pesquisa - Linha 1: Povos indígenas e tradicionais: territórios, políticas e etnoconhecimentos

- Povos indígenas: educação, história e interculturalidade (2021–Atual/CAPES–UFGD): tem por objetivo analisar de que modo os processos históricos que passaram os povos indígenas Guarani e Kaiowá transformaram seus projetos educativos e suas sociedades. A ênfase está nos processos educativos voltados as experiências Guarani e Kaiowá em Mato Grosso do Sul, sem, contudo, desprezar os processos comparativos com outras realidades indígenas, do campo, no Brasil ou na América Latina
Docente Responsável: Cássio Knapp.

 - História Indígena e do Indigenismo no Brasil do século XX: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná (2018–Atual/FUNDECT/MS–CNPq–CAPES–UFGD): propõe abordar os indígenas como sujeitos históricos, desenvolvedores de políticas na defesa de seus territórios e de sua continuidade enquanto populações diferenciadas, reelaborando concepções de sociedade e de mundo a cada novo contexto histórico.
Docente Responsável: Eder da Silva Novak .

- Indígenas pesquisadores e esforços colaborativos para a compreensão de cenários marcados por i n t e n s a s t r a n s f o r m a ç õ e s n o s m o d o s d e e x i s t i r e p r o d u z i r t e r r i t ó r i o s (2024–Atual/CNPq–CAPES–FUNDECT/MS–UFGD): tem por objetivo analisar a produção acadêmica de indígenas pesquisadores, em especial nos programas de pós-graduação da UFGD em História, Antropologia, Educação e Territorialidade, fomentando debates sobre textos que trazem elementos autobiográficos e cenários de vida marcados por profundas transformações sociocosmológicas nos modos de produzir coletivos, no ambiente e nas formas de territorialidade.
Docente Responsável: Levi Marques Pereira

- A presença das populações Jê (Kaingang e Xokleng) na Capitania de São Paulo nos séculos XVIII e XIX (2017–Atual/CNPq–CAPES–UFGD–UEM): tem como proposição a investigação etno-histórica sobre o processo de ocupação dos territórios adjacentes a Estrada das Tropas, na Capitania de São Paulo (atuais estado de São Paulo e do Paraná) nos séculos XVIII e XIX, pelas populações indígenas Kaingang e Xokleng.
Docente Responsável: Lucio Tadeu Mota

- Políticas Indígenas, Indigenistas e de Gênero: histórias interseccionais de longa duração: Esta pesquisa se propõe a construir conhecimentos históricos que desvelam as violências que moldam a estrutura colonialista e a compartilhar os esforços e lutas dos povos indígenas no enfrentamento aos colonialismos e às colonialidades, revelando ações decolonais.
Docente Responsável: Paula Faustino Sampaio

- Cultura material, cosmologia e etnicidade entre os Guarani/Kaiowa de MS (2022–Atual/CAPES–UFGD): visa discutir as relações entre a cultura material dos grupos Guarani/Kaiowa de Mato Grosso do Sul e os significados étnicos e religiosos atribuídos aos artefatos que atualmente produzem, muitos obtidos por projetos anteriores e pertencentes ao acervo etnográfico do Laboratório de Ensino e Pesquisa de História Indígena–LEPHI.
Docente Responsável: Protásio Paulo Langer

- Reconhecimento e regularização de terras indígenas Kaiowa e Guarani em Mato Grosso do Sul: análise histórica (2020–Atual/CAPES–UFGD): tem como objetivo compreender os processos sociopolíticos, administrativos e judiciais que contribuíram para a concretização ou a negação dos direitos territoriais indígenas estabelecidos pela Constituição Federal de 1988, com enfoque especial para o caso das terras pleiteadas pelos povos Kaiowa e Guarani que habitam tradicionalmente a região sul do estado de Mato Grosso do Sul.
Docente Responsável: Thiago Leandro Vieira Cavalcante

Projetos de Pesquisa - Linha 2:Sociedade, Política e Representações

- Imprensa, impresso, intelectuais e história(s): circulação de ideias e rede de sociabilidade em Mato Grosso (2019–Atual/CAPES–UFGD)
: tem por objetivo compreender aspectos da história regional do Brasil, em particular de Mato Grosso, entre os anos de 1880 e 1990, partindo do exame de jornais impressos, de circulação de ideias e do estabelecimento de redes de sociabilidades através da ação de proprietários de jornais, editores, colaboradores, articulistas e outros sujeitos envolvidos no cotidiano citadino.
Docente Responsável: Adriana Aparecida Pinto

- Modernistas e intelectuais brasileiros e a recepção da filosofia de Nietzsche na primeira metade do século XX (2022–Atual/UFGD): tem por objetivo analisar autores que recepcionaram a filosofia de Nietzsche no Brasil, na primeira metade do século XX, com ênfase em modernistas brasileiros e suas produções que apontaram indícios nietzschianos, como Oswald de Andrade, Lima Barreto, Monteiro Lobato, Raul Bopp, Menotti Del Picchia, dentre outros.
Docente Responsável: Damião Duque de Farias

- Tempo Presente, Reforma Agrária e o MST no estado de Mato Grosso do Sul (2020–Atual/CAPES–UFGD–INCT Proprietas): objetiva compreender a organização e o desenvolvimento do MST no estado de Mato Grosso do Sul, entre os anos de 1984 e 2020.
Docente Responsável: Fabiano Coelho

- A divulgação histórica ‘ocupou as calçadas’: o acadêmico, o ensino e o público em revistas de história (2016–Atual/CNPq–CAPES–FUNDECT/MS–UFGD): tem por objetivo analisar revistas de divulgação histórica publicadas no Brasil, entre as décadas de 1970 e 2010, identificando lugares ocupados pela história acadêmica em suas relações com públicos diversos de história e considerando elementos de políticas públicas de memória, da cultura de mercado e da cultura histórica contemporânea.
Docente Responsável: Fernando Perli

- Andando pelo vale da sombra da morte: vida e morte de Jorge Júlio Costa dos Santos, Joca (2022–Atual/CAPES–UFGD): tem por objetivo analisar o processo de mitificação política do primeiro prefeito de Belford Roxo, estado do Rio de Janeiro, Jorge Júlio Costa dos Santos, o Joca, uma liderança marginal carismática em oposição às elites políticas tradicionais, tomando como base as especificidades da população da Baixada Fluminense em resolver problemas originários da pequena presença do poder público.
Docente Responsável: Linderval Augusto Monteiro

- Atores invisíveis da História nos Guias e livros didáticos para o Ensino Médio, PNLD 2018 (2018–Atual/CAPES–UFGD): analisa a presença de mulheres, africanos e indígenas nas narrativas expressas em coleções de livros didáticos de História para o Ensino Médio, aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), edição 2018, e adotadas em escolas de Dourados, estado de Mato Grosso do Sul.
Docente Responsável: Luis Cesar Castrillon Mendes

- Administração e sociedade em Mato Grosso nos séculos XVIII e XIX (2023–Atual/CAPES–UFGD): tem por objetivo analisar a organização da administração e da sociedade de Mato Grosso, nas suas mais variadas facetas, entre os anos de 1748 e 1889, demonstrando dinâmicas sociais e administrativas, experiências de moradores livres, escravizados e alforriados, das mais diferentes origens e etnias, estabelecidos na vasta região que era Mato Grosso.
Docente Responsável: Nauk Maria de Jesus

- Colaboracionismo e violência de gênero nas ditaduras de Brasil (1964-85), Chile (1973-90) e Argentina (1976-83) : inovações e impasses de uma pesquisa digital (2024–Atual/UFGD): tem por objetivo analisar o colaboracionismo nas ditaduras de Brasil (1964-85), Chile (1973-90) e Argentina (1976-83), comparando, a partir da historiografia e dos testemunhos disponibilizados em acervos digitais, os avanços, recuos e como as lentes de gênero vêm sendo mobilizadas sobre a temática.
Docente Responsável: Nashla Aline Dahas Gomozias


Projetos de Pesquisa - Linha 3: Fronteiras, Identidades e Representações

- Primeira República e campo religioso no Brasil: histórias, narrativas e fontes de pesquisas (2021–Atual/CAPES–UFGD)
: tem por objetivo ancorar pesquisas que tratem de manifestações religiosas na Primeira República brasileira, contemplando os modos de crer, ser e estar no mundo, como expressões, instituições, grupos, rituais, identidades, visões de mundo, justificativas, identidades, conflitos, espaços e crescimentos.
Docente Responsável: Carlos Barros Gonçalves

- Parceiros do rio Atlântico: França e Brasil na construção de um mundo multipolar contemporâneo (2017–Atual/UFGD): tem por objetivo conferir maior inteligibilidade à globalidade da interação política e diplomática entre a França e o Brasil a partir das relações Tancredo-Mitterrand, FCH-Chirac, Lula-Chirac, Lula-Sarkozy e Dilma-Sarkozy, considerando os impactos do fim do mundo soviético, do 11 de setembro de 2001, da crise financeira mundial, da cooperação franco-brasileira em matéria de defesa e do dossiê Rafale.
Docente Responsável: Daniel Afonso da Silva

- A presença paraguaia na história sul-mato-grossense (2023–Atual/FUNDECT/MS–CAPES–UFGD): tem por objetivo entender a presença de paraguaios e paraguaias, que desde a muito habitam em Mato Grosso do Sul, nos movimentos de construção de uma identidade que diz respeito a formação histórica de uma região em um conjunto de relações com o vizinho Paraguai, considerando não apenas a Guerra da Tríplice Aliança ou do Chaco, mas a consolidação de um fluxo migratório que podem ser resumidos na ideia do atual Mato Grosso do Sul ser uma área em que o Brasil foi Paraguai.
Docente Responsável: Eudes Fernando Leite

- Identidades e suas representações no antigo Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul (2020–Atual/CAPES–UFGD–UFMS): tem por objetivo analisar os processos de construções e reconstruções identitárias e das alteridades em Mato Grosso e, a partir de 1977, em Mato Grosso do Sul, articulando as ideias de identidade e de cultura às configurações das identidades étnicas, regionais e nacionais em meio a uma fronteira com o Paraguai e a Bolívia, marcada por intercâmbios frequentes e intensificação das trocas que diluíram fronteiras.
Docente Responsável: Jerri Roberto Marin

- Fronteiras: a produção da memória e a construção histórico-social entre Mato Grosso do Sul, Paraná e Paraguai (2016–Atual/CAPES–FUNDECT/MS–UFGD): tem por objetivo problematizar as formas de relacionamentos estimuladas pelas aproximações ou pelos afastamentos no estado de Mato Grosso do Sul em contiguidade com o Paraguai e o estado do Paraná.
Docente Responsável: Leandro Baller

- Histórias subalternas, vozes insubmissas: história de mulheres, migrações e colonialidade desde o sul global (2023–Atual/CAPES–UFGD): tem por objetivo compreender, a partir de várias leituras e fontes orais levantadas com mulheres que vivem nos espaços de fronteiras, como as estratégias de resistência de grupos sociais subalternizados podem ser compreendidas como estratégias e táticas, ações e práticas feministas de resistências/reexistências decoloniais.
Docente Responsável: Losandro Antonio Tedeschi

- Economia e política em uma área de fronteira: o antigo sul de Mato Grosso, séculos XVIII-XX (2010–Atual/CAPES–UFGD): tem por objetivo estudar as transformações econômicas verificadas no espaço correspondente ao atual estado de Mato Grosso do Sul, desde o século XVIII até o último quartel do século XX, com especial atenção às articulações econômicas entre o referido espaço e outros, adjacentes ou não, mediante o estudo das vias e meios de transporte e comunicação disponíveis, das atividades e estruturas produtivas existentes e dos respectivos fluxos comerciais.
Docente Responsável: Paulo Roberto Cimó Queiroz






















 


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