acessibilidade

Início do conteúdo da página
Última Atualização: 04/08/2021

Olá, calouros e calouras! Sejam bem-vindos à UFGD! 

Nesta página buscaremos concentrar as principais informações para todos os estudantes que estão entrando na Universidade Federal da Grande Dourados neste ano de 2021.

Elaboramos um vídeo com as boas vindas aos estudantes, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JZkyq__PkN0 

Para que você possa compreender melhor o funcionamento da UFGD, elaboramos o Manual do Estudante 2021, um documento com informações sobre sua vida acadêmica e sobre os programas de Assistência Estudantil que a UFGD oferece. 

Outro documento muito importante é o Calendário Acadêmico, onde constam as datas de dias letivos do semestre que se inicia em 26 de julho de 2021. 

As aulas estão acontecendo em regime remoto ao longo deste semestre, de acordo com o nosso Regime Acadêmico Emergencial por Modalidades e Fases. Disponibilizamos aqui a resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (CEPEC) que regulamenta o RAEMF

Por fim, divulgamos também a 2ª edição do Manual de Medidas de Biossegurança, para orientar a todas as pessoas que tenham necessidade de ir ao campus para participar de atividades que obrigatoriamente sejam presenciais. 


E-mail institucional

O e-mail institucional é o principal meio de comunicação entre você e a universidade. É por lá que você receberá instruções dos seus professores, da faculdade e das pró-reitorias. Por isso, acesse seu e-mail TODO DIA! Se você, calouro, ainda não recebeu login e senha, entre em contato por e-mail com a secretaria acadêmica do seu curso ou com o técnico de laboratório da sua faculdade. A lista de contatos está disponível em: https://portal.ufgd.edu.br/secao/calouros-2021/contatos-dos-cursos-de-graduacao


Pode ser uma imagem de ‎texto que diz


OPORTUNIDADES DE APRENDIZADO VOLUNTÁRIO E COM BOLSA: 

Monitoria - PROGRAD
A monitoria tem como objetivo dar suporte às atividades acadêmicas curriculares desenvolvidas pelos cursos presenciais de graduação da UFGD. O programa cria condições para a participação de estudantes na prática docente e na vida acadêmica da Universidade. O monitor(a) auxilia os estudantes em suas dificuldades de aprendizagem e possibilita o oferecimento de atividades de complementação à formação acadêmica, visando minimizar a defasagem de estudos, a evasão e aumentar a retenção. Para ser monitor(a) é necessário aprovação na disciplina objeto da monitoria. Além disso, é preciso participar do processo de seleção que ocorre semestralmente. O programa tem vigência de 4 meses.
Para mais informações: https://portal.ufgd.edu.br/coordenadoria/cograd/monitoria
Para tirar dúvidas, entre em contato com: cograd@ufgd.edu.br

Monitoria Indígena - PROGRAD
A Monitoria Indígena tem como finalidade contribuir para a permanência na educação superior dos estudantes indígenas ingressantes em cursos presenciais, minimizando a evasão e aumentando a retenção. O foco do programa é atender às especificidades dos estudantes indígenas priorizando as disciplinas que apresentam maior grau de dificuldade de acompanhamento. Para ser monitor(a) é necessário acompanhar o lançamento dos editais e apresentar um plano de atividades juntamente com um professor(a). As áreas e disciplinas que serão atendidas são definidas conforme demanda dos estudantes indígenas. Para ser monitor(a) é necessário aprovação na disciplina objeto da monitoria. O programa tem vigência de 4 meses.
Para mais informações: https://portal.ufgd.edu.br/coordenadoria/cograd/monitoria-indigena 
Para tirar dúvidas, entre em contato com: cograd@ufgd.edu.br

PROLICEN
O Programa de Projetos de Pesquisa na Licenciatura (PROLICEN) incentiva a participação de estudantes dos cursos de licenciatura da UFGD em projetos de pesquisa que promovam a articulação das licenciaturas com a educação básica. O professor (a) elabora um projeto de pesquisa e propõe um plano de trabalho que será desenvolvido pelo bolsista. Os projetos deverão ter caráter pedagógico, compreendendo investigações que resultem em produção de conhecimento e instrumentos pedagógicos, provoquem questionamentos, busquem novas perspectivas para o ensino. O programa tem vigência de 10 meses.
Para mais informações: https://portal.ufgd.edu.br/coordenadoria/cograd/prolicen
Para tirar dúvidas, entre em contato com: cograd@ufgd.edu.br

PIBID
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem o objetivo de incentivar e valorizar o magistério e o aprimoramento do processo de formação de professores para a educação básica. Oferece bolsas para que alunos de licenciatura exerçam atividades pedagógicas supervisionadas por professores da UFGD e das escolas públicas de educação básica, contribuindo para a integração da universidade com as escolas parceiras e para a vivência dos estudantes no cotidiano das instituições escolares. A dinâmica do programa é planejamento, desenvolvimento de atividades pedagógicas e avaliação, envolvendo todos os bolsistas. Os bolsistas cumprem carga horária de 32 horas mensais nas escolas e na universidade junto com seus professores.
Para mais informações https://portal.ufgd.edu.br/programa/pibid/index
Para tirar dúvidas, entre em contato com: pibid@ufgd.edu.br 

PET
O Programa de Educação Tutorial (PET) é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente. O grupo pode desenvolver várias atividades ligadas a ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial. Além do docente tutor, um grupo PET pode ser composto por, no máximo, 12 estudantes bolsistas e 6 não bolsistas (voluntários) e, no mínimo, por 4 estudantes bolsistas. Na UFGD são 9 grupos PET, sendo eles: Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos, Geografia, História/Psicologia (envolve mais de uma formação), Psicologia/Geografia/Ciências Sociais (envolve mais de uma formação) e Zootecnia. Podem participar os estudantes dos cursos em que há grupo PET (o estudante poderá participar do grupo vinculado ao seu curso), desde que aprovado em seleção de novos bolsistas ou voluntários, que é divulgada em edital interno do curso. Na UFGD, o PET está vinculado administrativamente à PROGRAD, por meio da COGRAD, e mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: cograd@ufgd.edu.br

PEG
Projeto de Ensino de Graduação (PEG), no âmbito da UFGD, é toda programação desenvolvida pelos professores que contribua para a melhoria do processo ensino-aprendizagem dos estudantes, correlacionada a uma ou mais disciplinas dos cursos de graduação. Há as modalidades com ônus e sem ônus. O Projeto de Ensino de Graduação com ônus pode oferecer Bolsa Acadêmica como auxílio financeiro para os estudantes. As regras da Seleção dos Bolsistas são divulgadas pelos Professores, que têm PEG a ser executado, nos cursos de graduação e Faculdades. Após este processo, o estudante que for selecionado é designado como Aluno Bolsista a fim de auxiliar o Professor na execução do PEG, tendo ainda o benefício do auxílio financeiro da Bolsa PEG pelo período de 4 meses. Para mais informações, acesse: https://portal.ufgd.edu.br/coordenadoria/cograd/peg. Para tirar dúvidas, entre em contato com: cograd@ufgd.edu.br

Estágios
Para realizar estágio, o estudante da UFGD deverá buscar orientações da Comissão de Estágio Supervisionado (COES) de seu curso ou faculdade, elaborar o Plano de Atividades e providenciar o Termo de Compromisso.
Além dos estágios obrigatórios, o estudante pode ainda realizar estágios não obrigatórios, como atividade formativa complementar, em face das oportunidades encontradas e de seu desejo de aprimoramento do aprendizado.
É fundamental que você regulamente a documentação de seu estágio antes do início de suas atividades no local escolhido, pois os estágios não serão validados retroativamente.
Antes de procurar ou aceitar um estágio não obrigatório, procure se informar com a COES de seu curso ou faculdade sobre qual o período recomendado como limite inicial para o desempenho dessa atividade e demais orientações.
A Divisão de Convênios/PRAD possui um cadastro de instituições e empresas, públicas e privadas, conveniadas com a UFGD, disponível para você consultar quando estiver procurando um estágio: https://portal.ufgd.edu.br/divisao/regulamento-estagios-cograd/index
Para preenchimento do Termo de Compromisso, conhecimento dos Regulamentos de Estágio dos Cursos de Graduação e demais legislações pertinentes, consulte: https://portal.ufgd.edu.br/divisao/convenios/documentos-baixar

Empresa Júnior
Empresa Júnior é uma associação constituída exclusivamente por estudantes dos cursos de graduação da UFGD, voltada à prestação de serviços e ao desenvolvimento de projetos para empresas, entidades e sociedade em geral, nas suas áreas de atuação, sob a supervisão de professores e profissionais especializados. Os estudantes que participam da Empresa Junior de seu curso têm as condições necessárias para aplicação prática dos conhecimentos teóricos que aprendem em sala de aula. Essa experiência lhes dá a oportunidade de vivenciar o mercado de trabalho em caráter de formação, para o exercício da futura profissão e aguçando-lhes espírito crítico, analítico e empreendedor. As Empresas Juniores se organizam por cursos ou por Faculdades. Para participar de uma Empresa Júnior, o estudante deve, primeiro, se informar a respeito da existência de uma Empresa Júnior no seu curso e, em seguida, ficar de olho na seleção de novos membros para sua composição. Para mais informações: https://portal.ufgd.edu.br/setor/ufgd-junior/index 

PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Bolsa Permanência
Para que o estudante não desista de estudar por falta de condições financeiras, a UFGD oferece esta bolsa no valor de R$ 400 mensais. Podem receber essa bolsa os estudantes dos cursos de graduação (que não tenham se formado em outra faculdade) e que, após participar da Avaliação Socioeconômica, são identificados como perfil de vulnerabilidade socioeconômica

Auxílio Alimentação
A PROAE lança editais de Auxílio Alimentação, conforme a oferta de vagas. Os estudantes selecionados a partir das regras do edital recebem um auxílio no valor de R$ 200,00 mensais. É comum que ao longo do ano surjam vagas remanescentes (devido a estudantes que se formam, trancam matrícula ou ainda que abram mão da bolsa a partir do momento em que estão em uma situação financeira melhor). Quando há vagas sobrando, outros editais são lançados; por isso ao longo do ano o estudante deve ficar atento ao lançamento de editais. Estudantes de mestrado e doutorado também podem participar desse edital. Este é um auxílio que pode ser acumulado junto a outras bolsas

Auxílio emergencial
Este programa oferece um auxílio no valor de R$400,00 por até três meses, para estudantes que vieram de outras cidades para estudar na UFGD e estão no primeiro semestre dos cursos de graduação presenciais, e que no momento da matrícula comprovam a renda familiar, demonstrando que terão dificuldades financeiras para permanecer estudando. O benefício é oferecidos apenas nos três primeiros meses, até que o estudante possa participar dos Editais regulares dos Programas de Assistência Estudantil da UFGD. 

Para conhecer todos os demais programas de Assistência Estudantil, consulte o Manual do Estudante
 


Fim do conteúdo da página

  INFORMES

Nenhum informe no momento!

    AGENDA DE EVENTOS

Nenhum evento no momento!