acessibilidade

Início do conteúdo da página

25 DE JULHO, DIA INTERNACIONAL DA MULHER NEGRA LATINO-AMERICANA E CARIBENHA


A Biblioteca da UFGD relembra que neste dia 25 de julho, comemora-se o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha em alusão à luta antirracista das mulheres negras. Esta data é resultado do Encontro de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas em Santo Domingo em 1992 na República Dominicana com a finalidade de denunciar, dentre várias violências, o racismo em todo mundo.

 

A data é reconhecida pela Organização das Nações Unidas - ONU e no Brasil, foi instituída pela Lei nº 12.987/2014 que cria o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, sancionada pela ex-presidenta Dilma Rousseff. Esta lei se tornou um instrumento alusivo ao papel da mulher negra na sociedade brasileira na luta contra todas as formas de opressões, particularmente, o racismo.

 

Relembramos que no Brasil tivemos uma mulher que muito representa esta luta, trata-se de Tereza de Benguela, a principal liderança durante aproximadamente 20 anos o Quilombo do Piolho, no Mato Grosso, no século XVIII. Transformou-se em um símbolo de resistência (Brasil Escola, 2024). A Biblioteca da UFGD reconhece que as mulheres negras latino americanas sempre foram as maiores vitimadas pela prática da violência racial.

Estes são os dados do setor responsável por este conteúdo:

Setor responsável:
SESAQ - CB
Nome responsável:
Vagner Almeida dos Santos
Email:
vagnersantos@ufgd.edu.br
Telefone:
3410-2521