acessibilidade

Início do conteúdo da página

Visita técnica dos Estudantes de Gestão Ambiental a ETE Guaxinim, Dourado, MS - SANESUL


Aconteceu no dia 26/02/2024 a visita técnica dos estudantes do Bacharelado em Gestão Ambiental a visita técnica na Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) Guaxinim, localizada no Bairro Cachoeirinha, Dourados, MS. A ETE é gerenciada pela empresa Pantanal MS e faz parte das unidades operacionais de tratamento de efluentes da cidade de Dourados.
A capacidade operacional da ETE é de 120 litros / segundo e trata os efluentes de uma população aproximada de 30.000 habitantes. Dourados possui ainda mais cinco estações de tratamento de efluentes.
A ETE Guaxinim é composta por um sistema de tratamento preliminar composto de gradeamento, caixas desarenadoras, medidor de vazão, sistema de correção do pH, três reatores anaeróbios de Leito Fluidizado (RALF), um filtro aeróbio de crescimento aderido, um decantador secundário, leito de secagem e emissário subaquático, além da unidade administrativa e de manutenção.
Esta visita teve como objetivo consolidar o aprendizado adquirido durante as aulas teórica da disciplina de Tratamento e Controle de Efluentes e Resíduos Sólidos, do Bacharelado em Gestão Ambiental da UFGD. A disciplina tem como coordenador o Dr. Cláudio Arcanjo de Sousa, professor associado da UFGD.
   

Alunos em visita técnica a ETE Guaxinim Dourados, MS

 



 

Estes são os dados do setor responsável por este conteúdo:

Setor responsável:
Coordenadoria do Bacharelado em Gestão Ambiental
Nome responsável:
Cláudio Arcanjo de Sousa
Email:
claudiosousa@ufgd.edu.br
Telefone:
6734102193