ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS CEGOS: UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE FÁTIMA DO SUL / MATO GROSSO DO SUL
2016.1
THAÍS FRANCIELLI CASADIA
LUCIANO ANTONIO DE OLIVEIRA
O PAPEL DO PROFESSOR EM AMBIENTES DE ENSINO MEDIADO PELA MODELAGEM MATEMÁTICA
2016.1
THAÍS ZANATTA CARDOSO
TIAGO DZIEKANIAK FIGUEIREDO
A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
2016.2
DÊNIS RODRIGUES DA SILVA
ADRIANA FATIMA DE SOUZA MIOLA
O USO DE TECNOLOGIAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA NA CIDADE DE DOURADOS - MATO GROSSO DO SUL
2016.2
EDYMARA UGARTE REGES
ROBERT JESUS RODRIGUEZ REYES
ALGUMAS APLICAÇÕES DAS SÉRIES DE FOURIER
2016.2
JEFERSON SAMUEL LOBATO VERMIEIRO
JOAO VITOR TEODORO
LETRAMENTO ESTATÍSTICO: FAMILIARIZAÇÃO DE CONCEITOS ESTATÍSTICOS DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.
2016.2
LUCIENE CARDOSO BRUNEL
JOSE WILSON DOS SANTOS
INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: PERSPECTIVAS E CONCEPÇÕES DE UMA METODOLOGIA SOB A ÓTICA DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
2016.2
RENATA RODRIGUES SOUZA
JOSE WILSON DOS SANTOS
ENSINO DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO ESPECIAL: O QUE APONTAM AS PESQUISAS SOBRE ESSA TEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES?
2016.2
RODRIGO MACEDO DA SILVA
TIAGO DZIEKANIAK FIGUEIREDO
CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS PARA A APRENDIZAGEM DE VETORES E EQUAÇÃO DA RETA: UM OLHAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ARTICULAÇÃO ENTRE CONCEITOS.
2016.2
SILVANA INSFRAN CACERES
CINTIA MELO DOS SANTOS
AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA O SUBPROJETO PIBID-UFGD
2017.2
JULIANA LEAL SALMASIO
TIAGO DZIEKANIAK FIGUEIREDO
A VOZ DO “EU COLETIVO”: OS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA E SUAS PERSPECTIVAS PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS.
2017.2
MARCELLO HENRIQUE DE ALMEIDA
ALESSANDRA QUERINO DA SILVA
INTRODUÇÃO A REGRESSÃO LINEAR
2017.2
VICTOR FERREIRA RAGONI
TIAGO DZIEKANIAK FIGUEIREDO
O QUE O OUTRO TEM A ME DIZER? O ENGENDRAMENTO ENTRE METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE
PROFESSORES DE MATEMÁTICA.
2018.1
EDRIER JOSÉ QUINTILIANO DE OLIVEIRA
ALESSANDRA QUERINO DA SILVA
UMA PROPOSTA DE ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO DE MATRIZES NO CONTEXTO DA MODELAGEM MATEMÁTICA
2018.1
FRANCIELLY DA ROCHA FIGUEIREDO
CLAUDIA ANGELA DA SILVA
UM ESTUDO DAS PESQUISAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - UFMS
2018.1
NATIELE DE ALMEIDA GONZAGA
ALESSANDRA QUERINO DA SILVA
ESTUDO DE ATITUDES EM RELAÇÃO À DISCIPLINA DE MATEMÁTICA DE ALUNOS DO SEXTO E NONO ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE ITAPORÃ/MS
2018.1
ROSANIA RIBEIRO BERTOLINO
ROGERIO DE OLIVEIRA
CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DE DIVISÃO DE FRAÇÕES PARA ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
2018.2
ANDRÉ LUIZ OLIVEIRA CAPOANO
TIAGO DZIEKANIAK FIGUEIREDO
O USO DE SOFTWARE GEOGEBRA PARA O ENSINO DE NÚMEROS COMPLEXOS: UMA ANÁLISE DO DISCURSO COLETIVO.
2018.2
JÉSSICA MACIEL MATUOKA
RENATA VIVIANE RAFFA RODRIGUES
CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA UFGD
2018.2
JOÃO PEDRO AZEVEDO CRUZ
ADRIANO OLIVEIRA BARBOSA
UM ESTUDO SOBRE PROJEÇÕES MULTIDIMENSIONAIS E A LOCAL AFFINE MULTIDEMENSIONAL PROJECTION
2018.2
JULIANA MEDEIROS NUNES
TIAGO DZIEKANIAK FIGUEIREDO
AS TECNOLOGIAS NO DISCURSO COLETIVO: FERRAMENTAS PARA A INCLUSÃO EM ESCOLAS DE GLÓRIA DE DOURADOS.
2018.2
LUCAS MARTINS DE SOUZA
ADRIANA DE FATIMA VILELA BISCARO
ESTUDO DAS EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS E SUAS APLICAÇÕES NOS MODELOS VIBRATÓRIOS
2018.2
MARIANA FANHANI RENOVATO
RENATA VIVIANE RAFFA RODRIGUES
BUSCANDO POSSIBILIDADES DE ENSINO EXPLORATÓRIO DE MATEMÁTICA EM UM CONTEXTO DE ENSINO MÉDIO NOTURNO
2018.2
WALTEIR DE PAULA FERREIRA
ROGERIO DE OLIVEIRA
INTRODUÇÃO AO CÁLCULO DE UMA VARIÁVEL COMPLEXA
2019.1
ANDRESSA SILVA CAVALCANTE
TIAGO DZIEKANIAK FIGUEIREDO
O ENSINO DE ÁLGEBRA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: O QUE DIZEM ALGUNS PESQUISADORES
2019.1
DIEINE JAQUELINE AFONSO
ADRIANA FATIMA DE SOUZA MIOLA
O ERRO COMO CAMINHO PARA APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS RACIONAIS NOS ANOS INICIAIS
2019.1
GUSTAVO FERNANDO B. DA SILVA
TIAGO DZIEKANIAK FIGUEIREDO
O POTENCIAL PEDAGÓGICO DO LIVRO "CONTANDO HISTÓRIAS: AS AVENTURAS DE JOÃO E GUSTAVO" PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA.
2019.1
MARIELE ORTEGA VIEIRA
ADRIANA DE FATIMA VILELA BISCARO
ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL NO ENSINO MÉDIO: UMA COMPARAÇÃO ENTRE A METODOLOGIA DE ENSINO CONVENCIONAL E O SOFTWARE GEOGEBRA
2019.1
PEDRO HENRIQUE DA SILVA DOS SANTOS
KARLA KATERINE BARBOZA DE LIMA
SÉRIES DE FOURIER E A EQUAÇÃO DE LAPLACE
2019.1
ROSANIA RIBEIRO BERTOLINO
ROGERIO DE OLIVEIRA
CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DE DIVISÃO DE FRAÇÕES PARA ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
2019.1
TALITA EMILLY DE AGUIAR LIMA
ADRIANA FATIMA DE SOUZA MIOLA
OS CONHECIMENTOS DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA SOBRE OS NÚMEROS RACIONAIS
2019.2
ADRIELI MEDEIROS NUNES
TIAGO DZIEKANIAK FIGUEIREDO
INSERÇÃO OU INTEGRAÇÃO: ANALISANDO O DISCURSO COLETIVO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE GLÓRIA DE DOURADOS/MS, SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS.
2019.2
DANIELA OLIVEIRA DA SILVA
ADRIANA FATIMA DE SOUZA MIOLA
A FORMAÇÃO MATEMÁTICA NOS CURRÍCULOS DE PEDAGOGIA EM MATO GROSSO DO SUL
2019.2
GABRIEL DE FREITAS PINHEIRO
IRENE MAGALHAES CRAVEIRO
EXPLORANDO SOLUÇÕES ALGÉBRICAS PARA PROBLEMAS DE CONTAGEM
2019.2
GLAUCE KELLY SOUZA DE OLIVEIRA
TIAGO DZIEKANIAK FIGUEIREDO
FORMAS NO ESPAÇO: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES.
2019.2
LARISSA BEATRIZ MOLGORA
TIAGO DZIEKANIAK FIGUEIREDO
DOBRAR E CONTEXTUALIZAR: O ORIGAMI COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE ÁLGEBRA E GEOMETRIA.
2019.2
LEONARDO CANTO FLÔRES
ADRIANA FATIMA DE SOUZA MIOLA
DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: PRODUZINDO SIGNIFICADOS PARA EXPRESSÕES ALGÉBRICAS
2019.2
ADRIANA FATIMA DE SOUZA MIOLA
CONTRIBUIÇÕES DO ESTUDO DE AULA PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DE UMA TAREFA ENVOLVENDO FRAÇÕES
2019.2
OTÁVIO ENRIQUE JOSÉ DE OLIVEIRA RAMOS
ELIAS SILVA DE MEDEIROS
ESTUDO DO COMPORTAMENTO MENSAL DAS CHUVAS NO MUNICÍPIO DE ARACAJU/SE
2020.1
JANAINA DE SOUZA SANTOS
ADRIANA FATIMA DE SOUZA MIOLA
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS MATRIZES CURRICULARES DOS CURSOS DE LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA DE MATO GROSSO DO SUL
2020.1
JOYCE CAROLINA TROMBINI
ALESSANDRA QUERINO DA SILVA
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE CASOS DE DENGUE NO MUNICÍPIO DE DOURADOS-MS NO PERÍODO DE 2007 A 2020
2020.1
MARCIO BRITO DE OLIVEIRA
ADRIANA FATIMA DE SOUZA MIOLA
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS LIVROS DIDÁTICOS ESCOLHIDO PELAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE NAVIRAÍ-MS NO PNLD 2020
2020.1
PAULO MALLAN GOMES DE ARAUJO
RENATA VIVIANE RAFFA RODRIGUES
O POTENCIAL DE UMA TAREFA PARA COMUNICAÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO LINEAR E AFIM NA PERSPECTIVA DO ENSINO EXPLORATÓRIO
2020.1
TATIANE DA SILVA ALVES
ADRIANA FATIMA DE SOUZA MIOLA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS (TDS): UMA DISCUSSÃO A PARTIR DOS CURRÍCULOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE MATO GROSSO DO SUL
2020.2
BERNARDO BARTMEYER NETO
TIAGO DZIEKANIAK FIGUEIREDO
A LINGUAGEM LOGO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA: UM CONVERSAR COM AS PESQUISAS.
2020.2
CARLA GABRIELLE DA SILVA SOUZA
TIAGO DZIEKANIAK FIGUEIREDO
TECNOLOGIAS DIGITAIS NO FAZER DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: O QUE AS DISSERTAÇÕES DO PROFMAT NOS DIZEM?
2020.2
CARLA MOREIRA DA SILVA
ADRIANA FATIMA DE SOUZA MIOLA
A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICADE MATO GROSSO DO SUL PÓS RESOLUÇÃO CNE/2015
2020.2
GABRIEL MORENO VASCON
VANDERLEA RODRIGUES BAZAO
EQUAÇÕES DIFERENCIAIS E CRESCIMENTO POPULACIONAL: MODELOS NÃO LINEARES APLICADOS A PISCICULTURA NA REGIÃO DE DOURADOS-MS
2020.2
HESSINI GABRIELA MARQUES DE OLIVEIRA
TIAGO DZIEKANIAK FIGUEIREDO
UM OLHAR SOBRE OS OLHARES DE OUTROS OBSERVADORES: UMA ANÁLISE SOBRE TESES E DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS.
2020.2
VALÉRIA APARECIDA LIMA RODRIGUES
CINTIA MELO DOS SANTOS
ESTUDO ETNOMATEMÁTICO: SINGULARIDADES MATEMÁTICAS DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DEZIDÉRIO DE OLIVEIRA
2021.1
INGRIDY MARIA MIRANDOLA DOS SANTOS
RENATA VIVIANE RAFFA RODRIGUES
A ALTERIDADE DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM EXPERIÊNCIAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
2021.2
ALYSON BRUNO SANTANA
RENATA VIVIANE RAFFA RODRIGUES
ASPECTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA POTENCIALIZAR O ENSINO DE GEOMETRIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
2021.2
CARLOS APARECIDO AJALLA OJEDA
ADRIANA FATIMA DE SOUZA MIOLA
POSSIBILIDADE DE ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL POR MEIO DO GEOGEBRA: UMA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO A RELAÇÃO DE EULER
2021.2
GRAZIELE MENEGUETTI DE MOURA
RENATA VIVIANE RAFFA RODRIGUES
O TDAH NO CAMPO DA PESQUISA EDUCACIONAL:CARACTERÍSTICAS, DIFICULDADES E ESTRATÉGIAS IDENTIFICADAS NOS PROCESSOS DE ENSINAR E APRENDER
2021.2
GUILHERME DE MENEZES GOMES
RENATA VIVIANE RAFFA RODRIGUES
SABERES DOCENTES SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
2021.2
LARISSA DA SILVA SOUZA
ELIAS SILVA DE MEDEIROS
Modelagem de Chuvas Extremas no Estado da Paraíba, Brasil
2021.2
MAYARA ROSSETTI
ADRIANA FATIMA DE SOUZA MIOLA
ALGUMAS TENDÊNCIAS SOBRE O ENSINO DE NÚMEROS INTEIROS: UMA METASSÍNTESE DAS PESQUISAS BRASILEIRAS
2021.2
SÍNTIA PAOLA RODRIGUES
IRENE MAGALHAES CRAVEIRO
DIAGONALIZAÇÃO DE MATRIZES: APLICAÇÕES NA RESOLUÇÃO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES DE DIFERENÇAS E NA IDENTIFICAÇÃO DE CÔNICAS E QUÁDRICAS
2021.2 - E
ANTONIO CARLOS PEREIRA LEITE
ADRIANA FATIMA DE SOUZA MIOLA
CONTRIBUIÇÕES DO GEOGEBRA PARAO ENSINO DE FUNÇÕES: O QUE REVELAM ALGUMAS PESQUISAS BRASILEIRAS
2021.2 - E
MICHELE RODRIGUES PEREIRA SOGAME
ADRIANA FATIMA DE SOUZA MIOLA
OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICA DE FUNÇÃO DO PRIMEIRO GRAU EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO APROVADA NO PNLD 2021
2022.1
BRUNO MARQUES DOS SANTOS
ADRIANA FATIMA DE SOUZA MIOLA
ENSINO DE GEOMETRIA COM O USO DO GEOPLANO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO
2022.1
DANUBIO CASARI ANGELICO
JOSE WILSON DOS SANTOS
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE: UMA CARTOGRAFIA DE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS
2022.2
ALISSON RENAN TAVARES WEBER
RENATA VIVIANE RAFFA RODRIGUES
ASPECTOS DO PENSAMENTO ALGÉBRICO DOS ALUNOS DE UM 2.º ANO DO ENSINO MÉDIO PERCEBIDOS EM UMA REGÊNCIA NA PERSPECTIVA DO ENSINO EXPLORATÓRIO
2023.1
ANA GABRIELLY SILVA MOURA
ADRIANA FATIMA DE SOUZA MIOLA
DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO E OS NÍVEIS DE VAN HIELE: UMA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO ALUNOS DO ENSINO MÉDIOCOM O USODE UMA METODOLOGIA ATIVA
2023.1
ANA LUCIA BRAGA DE ALMEIDA
JOSE WILSON DOS SANTOS
OS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMATICA E A REPRESENTAÇÃO FEMININA: UMA CARTOGRAFIA
2023.1
GABRIELA LEITE CUSTODIO
ADRIANA FATIMA DE SOUZA MIOLA
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O QUE REVELA AS PESQUISAS BRASILEIRAS?
2023.2
MARIA LUISA SCHERER BELINI
ALESSANDRA QUERINO DA SILVA
MODELAGEM DOS NÚMEROS DE NOTIFICAÇÕES MENSAIS DE DENGUE NO MUNICÍPIO DE DOURADOS/MSCOM A METODOLOGIA DE SÉRIES TEMPORAIS
2023.2
NARA MACHADO ROCKENBACH
ADRIANA FATIMA DE SOUZA MIOLA
INTERCULTURALIDADE E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA INDÍGENAS DE MATO GROSSO DO SUL
2023.2
WINE CAROLINI SILVEIRA SILVA
KESIA CAROLINE RAMIRES NEVES
ASPECTOS HISTÓRICOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA REGIÃO DE DOURADOS: CURSO DE TREINAMENTO DE PROFESSORES NÃO TITULADOS (1970)
2024.0
MARIANA BORK CIPRIANO
ADRIANA FATIMA DE SOUZA MIOLA
ARTICULAÇÕES ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE MATO GROSSO DO SUL
CONTATO
Telefone: (67) 3410-2079
E-mail: facet.secmat@ufgd.edu.br
Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364 | Cep: 79.804-970
A seleção de novos estudantes é feita por meio dos Processos Seletivos de Vestibular, SISU, Transferência Voluntária, Acolhida Humanitária e Portador de Diploma. Os processos seletivos para ingresso de novos estudantes na UFGD são regidos por edital próprio, que define as regras para participação e o cronograma da seleção. As publicações relacionadas à seleção de novos estudantes podem ser acessadas pela página do Centro de Seleção da UFGD.
Alunos regulares de outros cursos de graduação na UFGD podem participar da Mobilidade Acadêmica Interna, contudo, nem todos os períodos letivos são oferecidas vagas para nosso curso nesta modalidade. As notícias sobre o Processo Seletivo de Mobilidade Acadêmica Interna (PSMAI) podem ser acompanhadas na página da Pró-Reitoria de Graduação, clicando aqui
O público geral também pode participar dos Editais de Matrícula como Aluno Especial, cursando disciplinas específicas durante um período letivo. Nem todos os períodos letivos são oferecidas vagas para nosso curso nesta modalidade. As notícias sobre Aluno Especial podem ser acompanhadas na página da Pró-Reitoria de Graduação, clicando aqui
Todos os cursos de graduação oferecidos pela UFGD são gratuitos.
Todas as informações referentes ao ínicio e término de cada período letivo constam no calendário academico
Neste documento, você também pode consultar os períodos de matrícula dos alunos regulares (veteranos), prazos para trancamento de matrículas, para aproveitamento de estudos, e outras informações importantes.
O período letivo especial ocorre no interstício de tempo situado entre um semestre letivo e outro (durante os recessos acadêmicos entre semestres letivos regulares). Serve para atender demandas EXCEPCIONAIS como:
I – impossibilidade de oferecimento de disciplinas obrigatórias durante o ano letivo normal por falta de professor;
II – reprovação em até 03 (três) disciplinas obrigatórias para o discente que necessita de integralização curricular e depende somente dessas disciplinas;
III – alteração na estrutura curricular e necessidade de adaptação à nova estrutura;
IV – elevado índice de retenção.
O Programa de Assistência Estudantil Atendimento Psicossocial visa desenvolver ações de orientação e assistência psicossocial aos estudantes, contribuindo para a superação de suas dificuldades sociais e psicológicas. O atendimento é realizado por meio de psicoterapia breve e Plantão Psicológico, com foco nas dificuldades emocionas, psíquicas e sociais que estejam prejudicando o desempenho acadêmico e os relaconamentos interpessoais no âmbito da Universidade. Também são promovidas campanhas psicoeducativas, rodas de conversa e grupos de apoio, como forma de previnir o adoecimento e promover a saúde mental. ACESSE MAIS INFORMAÇÕES AQUI.
Todo ano o MEC publica uma portaria com os cursos que serão avaliados e dos alunos aptos a participar da prova. Se você constar nessa lista, a realização da prova é requisito obrigatório para a conclusão de curso. Caso o aluno inscrito não realize a prova, deverá elaborar uma justificativa fundamentada e documentada, dentro do prazo pré-estabelecido, que será avaliada por uma comissão. Até que regularize sua situação, o aluno em situação irregular com o ENADE não conclui o curso e nem pode colar grau. Também é obrigatório que os acadêmicos respondam o Questionário do Estudante do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Caso contrário, ainda que tenha feito a prova, o acadêmico não constará no Relatório de Regularidade com o ENADE.
Um componente curricular é pré-requisito de outro, quando o conteúdo programático do primeiro é indispensável para o aprendizado do conteúdo programático do segundo. Dessa forma, a matrícula no segundo componente curricular fica condicionada à aprovação no primeiro. Excepcionalmente, o aluno pode solicitar quebra de pré-requisito quando, somadas todas as disciplinas não-cursadas, for possível concluir o curso em um semestre letivo.
Para solicitar, o aluno deve preencher o Requerimento e entregar na Secretaria do Curso (matematica@ufgd.edu.br).
A quantidade mínima de alunos por turma em uma disciplina oferecida no período letivo especial não deve ser inferior a 05 (cinco), com exceção para o aluno que se enquadre na condição do Inciso II do Art. 95 do Regulamento Geral dos Cursos de Graduação.
Cada aluno poderá obter matrícula em apenas uma disciplina por período letivo especial, com exceção para o aluno que se enquadre na condição do Inciso II do Art. 95 do Regulamento Geral dos Cursos de Graduação.
Os contatos da Secretaria e Coordenação do Curso estão disponíveis Aqui Consulte também as orientações e a área de "perguntas frequentes" na página da Secretaria Acadêmica - SECAC. Informações comuns à toda UFGD estão disponíveis na página de Perguntas Frequentes da Universidade. Se ainda assim não conseguir encontrar o que procura, utilize o Canal Fala.BR. Nesta plataforma, você pode fazer pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local, a partir de um único cadastro. Para mais orientações sobre como utilizar o Canal Fala.BR, veja a página da Ouvidoria da UFGD.
Conforme o RGCG, após sua aprovação o plano de ensino não deverá sofrer alterações, se isto ocorrer por motivos relevantes a indispensáveis à sua execução, será imprescindível a aprovação das alterações.
No caso das alterações para correções do Plano de Ensino já aprovado pelo Conselho Diretor, o professor deve procurar a Coordenação do Curso com as devidas justificativas para abertura de processo administrativo.
as reservas estão na UFGDNet, informando a data, se VGA/HDMI e a finalidade de utilização do equipamento para receber as orientações. É importante organizar-se para que a solicitação seja feita com no mínimo cinco dias úteis de antecedência.
Conforme o Art. 169 do RGCG, o professor deverá solicitar as alterações necessárias por escrito, com justificativa sobre o ocorrido e anexar ao pedido os documentos comprobatórios. Deverá encaminhar essa documentação à Direção da Faculdade (fca@ufgd.edu.br) para abertura de processo administrativo.
A Secretaria dos Cursos de Graduação presta suporte aos docentes na solicitação de veículo para atividades de ensino de graduação. As orientações podem ser acessadas aqui.