II Simpósio Contemporâneo de Segurança Pública: Justiça Climática e Proteção dos Povos Indígenas
Período de inscrição: 20 de dezembro de 2025 até 26 fevereiro de 2026
Público alvo: Os(as) agentes do Susp oriundos das forças: Policia Militar, Policia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Brigada Militar, Polícia Técnica, Guarda Municipal. Além da Polícia Federal, Agentes Prisional (Estadual e Federal) e da Polícia Rodoviária Federal.
Carga horária: 30h
Número de vagas:195 0 vagas destinadas aos (as) estudantes da 2ª Edição/turmas 2025/2026 da Especialização, lato sensu, Crimes Ambientais e Proteção aos Povos Indígenas/UFGD e 55 vagas para comunidade externa.
Minicursos: Obrigatório aos(as) discentes do curso realizar a inscrição em 1 minicurso. Cada inscrito poderá efetuar a inscrição em até dois minicursos.
Vagas por minicurso: 40 vagas
Página de inscrição:https://l1nq.com/2Da6Z
O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em nível de Especialização em Enfrentamento aos Crimes Ambientais e Proteção dos Povos Indígenas da UFGD realizará no âmbito da UFGD/ FAED através da parceria com a Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (RENAESP), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), realizará o II Simpósio Contemporâneo de Segurança Pública: Proteção dos Povos Indígenas e o Enfrentamento aos Crimes Ambientais nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2026.
Os seguintes temas serão tratados no II Simpósio Contemporâneo de Segurança Pública: Justiça Climática e Proteção dos Povos Indígenas
O II Simpósio Contemporâneo de Segurança Pública promoverá um amplo debate sobre a relação entre meio ambiente, segurança pública e direitos humanos, destacando o papel estratégico das instituições de segurança na promoção da justiça climática. Serão abordados os desafios do policiamento ambiental diante do desmatamento, dos incêndios florestais e das diversas formas de violência associadas à degradação ambiental, especialmente na Amazônia e das populações indígenas.
O evento também abordará o enfrentamento do racismo ambiental e a necessidade de proteção efetiva dos povos indígenas e tradicionais, com foco na garantia de seus direitos fundamentais e na preservação de seus territórios. Discutirá nos minicursos os mecanismos de mediação de conflitos em terras indígenas, os processos de retomada e desintrusão, bem como a mobilização das comunidades na luta pela recuperação de seus territórios tradicionais (tekohas).
Também serão debatidos os protocolos de consulta prévia e o direito à livre determinação dos povos indígenas e tradicionais, além dos desafios impostos pela geopolítica do narcotráfico, pela biopirataria e pelas ameaças à sociobiodiversidade brasileira. Por fim, o simpósio abordará temas contemporâneos da segurança pública, como a proteção de indígenas isolados, o uso do geoprocessamento e de novas tecnologias no policiamento ambiental, reforçando a importância de abordagens integradas, humanizadas e sustentáveis.
Minicursos: Obrigatório aos(as) discentes do curso realizar a inscrição em 1 minicurso. Cada inscrito poderá efetuar a inscrição em até dois minicursos.
Vagas por minicurso: 50 vagas
O evento é parte das atividades curricular da 2ª Edição/ Turmas 2025/2026/ do curso de Especialização Enfrentamento de Crimes Ambientais e Proteção aos Povos Indígenas/UFGD e se propõe discutir a proteção sociocultural das populações indígenas, através das regras jurídicas, do enfrentamento às violências praticadas aos seus corpos-territórios e que ameaçam as cosmologias e cosmogonias de sua gente, agregadas ou não, à proteção do meio ambiente com enfrentamento aos crimes ambientais, como: desmatamento e garimpos ilegais, ecopirataria, queimadas, uso indiscriminado de agrotóxicos, contaminação da água, tráficos de drogas e pessoas na área fronteiriça das terras indígenas, lavagem de dinheiro afetos ou correlatos a crimes ambientais, enquanto desafios para os agentes de Segurança Pública que compõem o Sistema Único de Segurança Público (SUSP), em especial, no âmbito dos Estados da Amazônia Legal.
PROMOTORA:
Universidade Federal de Grande Dourados
Ministério da Justiça / Secretaria Nacional de Segurança Pública
UNIDADES ORGANIZADORAS:
Faculdade de Educação/FAED/UFGD
Coordenação do Curso de Especialização, lato sensu, Enfrentamento aos Crimes Ambientais e Proteção aos Povos Indígenas/FAED/UFGD
Diretoria de Ensino e Pesquisa da SENASP/MJ
Coordenadoria de Ensino e Pesquisa da SENASP/MJ
Coordenação Geral do evento
Cláudia Cristina Ferreira Carvalho- UFGD
Aline Anjos da Rosa - UFGD
José Miguel Rocabado Bejarano - UFGD
EVENTO ENCERRADO: I Simpósio Contemporâneo de Segurança Pública: Proteção dos Povos Indígenas e o Enfrentamento aos Crimes Ambientais
PÚBLICA ALVO:
Os(as) agentes do Susp oriundos das forças: Policia Militar, Policia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Brigada Militar, Polícia Técnica, Guarda Municipal. Além da Polícia Federal, Agentes Prisional (Estadual e Federal) e da Polícia Rodoviária Federal.
"Povos Indígenas e a luta pela defesa da vida na contemporaneidade"- Prof. Drº Edson Kayapó/ Professor do Instituto Federal de Educação da Bahia (IFBA).
“A atuação da FUNAI na proteção e promoção dos territórios ocupados por populações indígenas isoladas”- Guilherme Martins/ Servidor da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), pertencente à Frente de Proteção Etnoambiental Uru-Eu-Wau-Wau.
20 de junho de 2025 - 17h às 18h30min (Horário de Brasília)
Mesa 2: Plano AMAS: Terras Indígenas e Crimes Ambientais.
“Atuação da Força Nacional em Terras Indígenas: desafios e procedimentos-
Tenente Coronel Eliabe Furtado Guedes - Coordenador GEral de Operações da Força Nacional
“ PLANO AMAS: Crimes ambientais na Amazônia Legal”.
Diretor Humberto Freire De Barros/ Diretor da Amazônia e Meio Ambiente - DAMAZ/Polícia Federal
Mediação: Prof. Drº Wilquerson Felizardo Sandes/ Tenente-coronel da Polícia Militar do Estado do Mato Grosso/ Docente UEG
Mesa 3: Proteção aos Povos Indígenas - 19h30min às 21h30min
A produção de laudos administrativos e judiciais sobre terras tradicionalmente ocupadas por comunidades indígenas” - Prof. Dr. Jorge Eremites de Oliveira/ Universidade Federal de Pelotas/UFPel
Mediação: Profa Dra Juliana Grasiéli Bueno Mota
DIAS: 20 e 21 de junho de 2025
MINICURSOS
Veja o seu minicurso no link abaixo. Caso seu nome NÃO conste entre na sua area restrita do Even e verifique qual minicurso está inscrito.
Experiência do Programa Mulher Segura Indígena - Ministrante: Tenente-Coronel Samuel Castilho Ferreira Aragão/ Polícia Militar do Mato Grosso do Sul
Mini- Curso 2
Polícia Militar na Proteção dos Direitos Coletivos e da vida dos Indígenas Tupinambá de Belmonte. Ministrante Fábio Carvalho. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade pela UFSB /Polícia Militar em Porto Seguro Bahia
Mini- Curso 3 - Diretos das Crianças e Adolescentes Indígenas - Prof. Dr Assis da Costa Oliveira - UNB
Mini- Curso 4 - Mediação de Conflitos em Terras Indígenas e mobilização da luta pela recuperação das tekohas.
Garimpos e extrações ilegais de madeira, biopirataria, lavagem de dinheiro afetos ou correlatos aos crimes ambientais.Ministrante: Doutor Sandoval Bittencourt de Oliveira Neto/ Coronel da Polícia Militar do Pará
Mini-curso 6
Geoprocessamento e Policiamento Ambiental
Ministrante: Prof. Drº Joelson Gonçalves Pereira/UFGD
Mini- Curso 7
Ações integradas e os Protocolos de atendimento aos povos indígenas
Ministrante: Dr Marco Antonio Delfino de Almeida/ Procurador do Ministério Público Federal do MS
Mini- Curso 8- Crimes Ambientais na Amazônia Legal: Desafios a Segurança Pública-
Ministrante:Coronel Denis Sena das Chagas/ Membro da reserva da Polícia Militar do Amazonas
PROMOTORA:
Universidade Federal de Grande Dourados
Ministério da Justiça / Secretaria Nacional de Segurança Pública