acessibilidade

Início do conteúdo da página

I – OBRIGATÓRIAS

1.    Biodiversidade, Bioprospecção e Conservação Ambiental
Introdução ao estudo da Biodiversidade; Princípios da taxonomia sistemática e biogeografia; Os hotspots da biodiversidade; Valores instrumentais e intrínsecos da biodiversidade; Padrões de biodiversidade; Biodiversidade e funcionamento dos ecossistemas; Obtenção de substâncias ativas da biodiversidade brasileira; Lei de partição de benefícios; Introdução a conceitos de bioensaios; Atividade biológica de compostos bioativos em diferentes alvos biológicos; Aplicação e utilização de modelos experimentais para estimar e quantificar a biodiversidade: 1) genética de conservação; 2) ensaios ecotoxicológicos e biodiversidade; 3) Estimativa de diversidade vegetal; Estimativa de produção em função de processo de polinização.
Carga Horária: 60
Créditos: 04
 
2.    Seminários I
Seminários individuais baseados em artigos científicos publicados em periódicos indexados. Apresentação de projetos de dissertação. Seminários de Professores Visitantes e outros pesquisadores convidados. Aspectos metodológicos no planejamento de um projeto de pesquisa. Análise crítica dos projetos de pesquisa apresentados na disciplina.
Carga Horária: 30
Créditos: 02
 
3.    Seminários II
Preparação e apresentação de revisões bibliográficas e artigos científicos destinados a publicação;
Fundamentação lógica; Diferenças entre domínios científicos; Diferenças entre veículos: conferências/seminários, revistas, divulgação científica; Ética na pesquisa; Revisar a organização e a argumentação; O papel do revisor (referee, peer reviewer) Por que meu artigo não foi aceito?” e fator de impacto e Qualis.
Carga Horária: 30
Créditos: 02
 
4.    Estágio Docência
O componente curricular de Estágio Docência em nível superior tem como finalidade levar o pós graduando a articular teoria e prática através da aproximação com a realidade acadêmica. Conhecimento, diagnóstico e análise do contexto escolar. Planejamento de estágio através da proposição e execução do Plano de Atividades do Estágio de Docência. Desse modo, o estágio levará a uma integração teoria e prática através de vivências, experiências e aplicação de seus conhecimentos. Prática de ensino na graduação. Realização das atividades de estágio, reflexão, discussão e análise das situações vivenciadas durante o estágio, fundamentadas teoricamente. Ao final deve ser apresentado Relatório de Conclusão do Estágio de Docência.
Carga Horária: 30
Créditos: 02
 
 
II –  LINHA DE PESQUISA: DIVERSIDADE BIOLÓGICA E CONSERVAÇÃO
 
1.    Biodiversidade e Serviços Ambientais
Processos de perda da biodiversidade. Baixa capacidade de produção de serviços ambientais em agroecossistemas predominantes. Processos inovadores para o incremento da biodiversidade e a produção de serviços ambientais em agroecossistemas, resultando em equilíbrio sistêmico.
Carga Horária: 60
Créditos: 04
 
2.    Análise de dados em Ecologia de Comunidades
Importância da biodiversidade e medidas de quantificação através de métodos para abordagem em ecologia de comunidades.
Carga Horária: 60
Créditos: 04
 
3.    Anatomia de Plantas
Estudo dos órgãos vegetativos das plantas vasculares que crescem em diferentes ecossistemas, relacionando a sua anatomia as diversas condições ambientais.
Carga Horária: 45
Créditos: 03
 
4.    A Polinização na Conservação e Sustentabilidade de Ecossistemas
Polinização e polinizadores: as abelhas como foco; - O significado ecológico das abelhas como polinizadores;  Comportamento: categorias de socialidade e comunicação;  As abelhas como polinizadores manejáveis;   A economia da polinização: polinização na agricultura;  A polinização no contexto da sustentabilidade e conservação ambiental; - Ameaças ao uso e conservação das abelhas como polinizadores; Consequências ecológicas do declínio dos polinizadores;  A flora apícola, seu aproveitamento e importância na conservação e recuperação ambiental.
Carga Horária: 60
Créditos: 04
 
5.    Biologia da Conservação
Surgimento e histórico da Biologia da Conservação. Definições e principais padrões de distribuição da biodiversidade. A crise da biodiversidade e a extinção de espécies. Principais causas da perda de biodiversidade. Valor da biodiversidade. Conservação da biodiversidade: estratégias in situ e ex situ. Principais métodos de estudos da biodiversidade e manejo de vida silvestre. Estudos de caso e aplicações práticas da Biologia da Conservação.
Carga Horária: 60
Créditos: 04
Conservação de Germoplasma in vitro
Técnicas de propagação in vitro: Micropropagação; Cultura de meristemas; Embriogênese somática; Sementes sintéticas e Criopreservação.
Carga Horária: 60
Créditos: 04
 
6.    Ecofisiologia Vegetal
Metabolismo fotossintético, respiratório e fotorrespiratório e a ecofisiologia vegetal. Fisiologia do estresse e os efeitos da temperatura, água e salinidade no metabolismo, desenvolvimento e ocorrência das plantas no ambiente. Fitormonios e os processos de diferenciação, adaptação, reprodução e interação com fatores ambientais estressantes.
Carga Horária: 60
Créditos: 04
 
7.    Ecologia da Restauração
A degradação ambiental sob os enfoques dos ecossistemas e da paisagem; o regime de distúrbios e os conceitos de estabilidade; o conceito de restauração ecológica; a ecologia da restauração e as teorias ecológicas na restauração; a sucessão secundária e os grupos funcionais; a biodiversidade e o funcionamento dos ecossistemas; a ecologia do solo na restauração ecológica; os tipos, as principais técnicas, o planejamento e o desenvolvimento de modelos e estratégias de restauração ecológica indicadores da restauração florestal; a legislação e os aspectos socioeconômicos envolvidos com a restauração ecológica
Carga Horária: 60
Créditos: 04
 
8.    Ecologia de Campo
Treinamento e construção de hipóteses científicas em Ecologia através de atividades orientadas no campo; As atividades da primeira parte do curso incluem a elaboração de perguntas científicas testáveis, coleta de dados, análise de resultados, preparação de um relatório do trabalho no formato de um artigo científico, correção após avaliação; Na segunda parte do curso os alunos desenvolvem seus próprios projetos e preparam um trabalho final também no formato de um artigo científico.
Carga Horária: 90
Créditos: 06
 
9.    Diversidade de Vertebrados Neotropicais
Estudo sobre os Vertebrados da província Neotropical, apresentando quem são, onde vivem e a como as histórias filogenética e biogeográfica destas linhagens estão relacionadas com a sua presença nesta região.
Carga Horária: 60
Créditos: 04
 
 
III – LINHA DE PESQUISA: BIODIVERSIDADE APLICADA
 
1.    Biodiversidade Aplicada à Saúde
Biodiversidade como potencial fonte de recursos naturais para a saúde; Retrospectiva e perspectivas da bioprospecção no Brasil; Tópicos integrados em fisio-farmacologia de doenças crônicas e infectoparasitárias; Alvos-moleculares em doenças crônicas e infecto-parasitárias; Estudos de caso em bioprospecção aplicada à saúde.
Carga Horária: 45
Créditos: 03
 
2.    Biodiversidade Microbiológica Aplicada
Microambiente e diversidade metabólica microbiana; Técnicas de isolamento da microbiota cultivável; Metagenômica aplicada à prospecção de microrganismos não cultiváveis; Coleções de culturas: preservação da biodiversidade microbiológica; Manutenção e cultivo de microrganismos em condições laboratoriais; Produtos e serviços a partir da diversidade microbiológica.  Purificação de produtos de origem microbiana; Aplicação ambiental e industrial de biocatalizadores microbiológicos.
Carga Horária: 60
Créditos: 04
 
3.    Bioética
Conceito de ética e moral. Origem e evolução da bioética. Diferentes concepções de bioética. Princípios da Bioética. Ética em pesquisa. Ética ambiental. O Meio Ambiente como um direito humano. Análise crítica de situações que envolvam suspender, alterar ou prolongar o curso da vida. Compra, venda e aluguel de partes do corpo humano. A dignidade humana. Estudo de casos.
Carga Horária: 30
Créditos: 02
 
4.    Ensaios Ecotoxicológicos
Introdução à Ecotoxicologia e Aplicações da Ecotoxicologia; Contaminação ambiental dos ecossistemas e processos de dissipação de xenobióticos; Contaminação e efeitos sobre a saúde humana e a biota; Tipos de Testes de Toxicidade e Bioensaios; Organismos-Teste: Escolha e Obtenção; Técnicas de Cultivo e Manutenção dos Organismos; Testes de Toxicidade e Bioensaios; Padronização e Normas Técnicas; Testes de Toxicidade Aguda e Crônica; Ensaios de Citotoxicidade e Genotoxicidade.
Carga Horária: 60
Créditos: 04
 
5.    Metabólitos secundários: biossíntese, função e métodos de análise.
Conhecimento tradicional e a diversidade biológica; Principais classes de metabolitos secundários; Procedimentos gerais ao estudo fitoquímico de espécies vegetais; Biossíntese de metabolitos secundários vegetais; Interação de fatores ambientais (bióticos e abióticos) em metabolitos secundários.
Carga Horária: 45
Créditos: 03
 
6.    Métodos Moleculares Aplicados à Biodiversidade e Conservação
Introdução à Biologia Molecular: os marcadores moleculares e suas classes. Técnicas Moleculares, Sequenciamento, vantagens e desvantagens, Análise dos dados obtidos pelos marcadores na determinação da variabilidade genética. Análise genética evolutiva baseada em polimorfismo de fragmentos e de segmentos de DNA amplificados pela técnica de PCR e aplicabilidade em taxonomia. Aplicação de marcadores moleculares ao estudo da Biodiversidade: conservação de espécies.
Carga Horária: 60
Créditos: 04
 
IV - DISCIPLINAS DE FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR
 
1.    Tópicos Especiais I
Disciplina de oferecimento não regular, ministrada por docentes e pesquisadores visitantes ou da própria Instituição, concentrada ou não. Conteúdo variável abrangendo temas e metodologias importantes para a formação global do estudante, não abordados nas disciplinas regulares oferecidas pelo programa.
Carga Horária: 45
Créditos: 03
 
2.    Tópicos Especiais II
Disciplina de oferecimento não regular, ministrada por docentes e pesquisadores visitantes ou da própria Instituição, concentrada ou não. Conteúdo variável abrangendo temas e metodologias importantes para a formação global do estudante, não abordados nas disciplinas regulares oferecidas pelo programa.
Carga Horária: 60
Créditos: 04
 
3.    Atividades Complementares I
Participação em evento Científico Nacional na área da atuação do discente, com apresentação de trabalho.
Carga Horária: 15
Créditos: 01
 
4.    Atividades Complementares II
Participação em evento Científico Internacional na área da atuação do discente, com apresentação de trabalho.
Carga Horária: 30
Créditos: 02
 
5.    Bioestatística
Definição de ciência e cultura. A importância do delineamento experimental no desenvolvimento da ciência. Hipóteses científicas e filosofia popperiana. Construção de modelos nulos, observações independentes, pseudo-repetições e estatística inferencial. Introdução a modelos lineares, não-lineares e multivariados.
Carga Horária: 60
Créditos: 04
 
 
 


CONTATO

Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364 | Cep: 79.804-970
(67) 3410-2205
fcba.ppgbma@ufgd.edu.br
Fim do conteúdo da página