Disciplina: Biodiversidade e Conservação Ambiental Ementa:
Introdução ao estudo da Biodiversidade; Panorama da Biodiversidade Brasileira; Princípios de Evolução, Sistemática e Biogeografia; Princípios de Ecologia e Conservação; Diferentes usos e aplicações da biodiversidade.
Disciplina: Elaboração e Escrita de Projetos Científicos Ementa:
O seminário destina a orientar o planejamento e desenvolvimento sistemático estruturação do projeto de pesquisa com vistas aos aspectos metodológicos (importância da escolha do tema, técnicas de coleta de dados, procedimentos de análises dos dados), visando a elaboração de suas dissertações, escrita de artigos científicos e forma de apresentação. Apresentação dos projetos de pesquisa dos mestrandos. Processo de publicação (tipos de artigos, escolha da revista, submissão, revisão por pares).
Disciplina: Produção Acadêmica em Biodiversidade Ementa:
O objetivo da disciplina será oferecer subsídios teóricos e práticos para que o discente possa ter sua produção acadêmica facilitada dentro da comunidade científica. Delimitação do estudo: formulando sua pergunta e hipótese, Escrevendo o artigo – tipos de manuscrito e autoria, Estrutura do manuscrito, Processo de submissão, revisão por pares e editoração, Como divulgar seu estudo, Softwares auxiliares para publicação (Grammarly, Mendeley, Quantum Gis), Índices de produtividade acadêmica, Redes de pesquisa (Akademia, Google Scholar, Researchgate, Publons e Orcid), Como atuar como avaliador de trabalhos científicos (projetos de pesquisa, revisor de periódicos, avaliador de TCCs, dissertações e teses, incluindo como se comportar em bancas avaliadoras).
Disciplina: Integração Pesquisa e Extensão Ementa:
Conceito pesquisa e extensão; Princípios da indissociabilidade pesquisa-extensão na Pós-Graduação de Biodiversidade e Meio Ambiente; Impacto e transformação social.
Disciplina: Estágio de Docência I Ementa:
O componente curricular de Estágio Docência em nível superior tem como finalidade levar o pós-graduando a articular teoria e prática através da aproximação com a realidade acadêmica. Conhecimento, diagnóstico e análise do contexto escolar. Planejamento de estágio através da proposição e execução do Plano de Atividades do Estágio de Docência. Desse modo, o estágio levará a uma integração teoria e prática através de vivências, experiências e aplicação de seus conhecimentos. Prática de ensino na graduação. Realização das atividades de estágio, reflexão, discussão e análise das situações vivenciadas durante o estágio, fundamentadas teoricamente. Ao final deve ser apresentado o Relatório de Conclusão do Estágio de Docência.
Disciplina: Estágio de Docência II Ementa:
O componente curricular de Estágio Docência em nível superior tem como finalidade levar o pós-graduando a articular teoria e prática através da aproximação com a realidade acadêmica. Conhecimento, diagnóstico e análise do contexto escolar. Planejamento de estágio através da proposição e execução do Plano de Atividades do Estágio de Docência. Desse modo, o estágio levará a uma integração teoria e prática através de vivências, experiências e aplicação de seus conhecimentos. Prática de ensino na graduação. Realização das atividades de estágio, reflexão, discussão e análise das situações vivenciadas durante o estágio, fundamentadas teoricamente. Ao final deve ser apresentado o Relatório de Conclusão do Estágio de Docência.
Disciplina: Atividades Complementares I Ementa:
Participação em evento Científico Nacional na área da atuação do discente, com apresentação de trabalho.
Disciplina: Atividades Complementares II Ementa:
Participação em evento Científico Internacional na área da atuação do discente, com apresentação de trabalho; ou publicação de artigo científico em revista indexada na área de avaliação do Programa.
Disciplina: A Polinização na Conservação e Sustentabilidade de Ecossistemas Ementa:
Polinização e polinizadores: as abelhas como foco; - O significado ecológico das abelhas como polinizadores; Comportamento: categorias de sociabilidade e comunicação; As abelhas como polinizadores manejáveis; A economia da polinização: polinização na agricultura; A polinização no contexto da sustentabilidade e conservação ambiental; Ameaças ao uso e conservação das abelhas como polinizadores; Consequências ecológicas do declínio dos polinizadores; A flora apícola, seu aproveitamento e importância na conservação e recuperação ambiental.
Disciplina: Anatomia de Plantas Ementa:
Estudo dos órgãos vegetativos das plantas vasculares que crescem em diferentes ecossistemas, relacionando a sua anatomia às diversas condições ambientais.
Disciplina: Bases para a Conservação da Biodiversidade Ementa:
Biodiversidade: conceito, abrangência e padrões de distribuição. As relações entre a espécie humana e a natureza e as ameaças à diversidade biológica. Espécies ameaçadas de extinção: critérios de classificação e elaboração de listas de espécies ameaçadas. Métodos usados para estudo da biodiversidade e definição de prioridades de conservação. Estratégias de conservação da biodiversidade: conservação ex situ e in situ. Tratados internacionais e legislação brasileira para conservação da biodiversidade.
Disciplina: Conservação de Germoplasma in vitro Ementa:
Técnicas de propagação in vitro: Micropropagação; Cultura de meristemas; Embriogênese somática; Sementes sintéticas e Criopreservação.
Disciplina: Delineamento Amostral e Análise de Dados Ecológicos Ementa:
Planejamento de estudos em Ecologia (observacionais/experimentais). Amostragem (replicação e pseudo-replicação). Análises Exploratórias. Fundamentos para Análises Univariadas e Multivariadas aplicadas à Ecologia.
Disciplina:Diversidade Funcional em Comunidades Biológicas
Diversidade Biológica: conceitos ecológicos, medidas estimativas da diversidade de espécies. Abordagem funcional: definições, componentes e medidas. Atributos funcionais: definição (atributos-resposta e atributos-efeito), importância e medidas. Abordagem analíticas usando atributos funcionais e dados ambientais.
Disciplina: Divulgação Científica e Captação de Recursos para Projetos de Pesquisa em Biodiversidade Ementa:
Comunicação e divulgação científicas. Oportunidades de captação de recursos. Orientações de como escrever propostas apelativas de captação de recursos. Financiamento coletivo (crowdfunding).
Disciplina: Ecologia da Restauração Ementa:
A degradação ambiental sob os enfoques dos ecossistemas e da paisagem; o regime de distúrbios e os conceitos de estabilidade; o conceito de restauração ecológica; a ecologia da restauração e as teorias ecológicas na restauração; a sucessão secundária e os grupos funcionais; a biodiversidade e o funcionamento dos ecossistemas; a ecologia do solo na restauração ecológica; os tipos, as principais técnicas, o planejamento e o desenvolvimento de modelos e estratégias de restauração ecológica indicadores da restauração florestal; a legislação e os aspectos socioeconômicos envolvidos com a restauração ecológica.
Disciplina: Ecologia de Campo Ementa:
Treinamento e construção de hipóteses científicas em Ecologia através de atividades orientadas no campo; As atividades da primeira parte do curso incluem a elaboração de perguntas científicas testáveis, coleta de dados, análise de resultados, preparação de um relatório do trabalho no formato de um artigo científico, correção após avaliação; Na segunda parte do curso os alunos desenvolvem seus próprios projetos e preparam um trabalho final também no formato de um artigo científico.
Disciplina: Ecologia de Comunidades Ementa:
Conceitos, padrões, modelos e medidas em ecologia de comunidades. Componentes temporais, espaciais, funcionais e evolutivos de diversidade. Composição de espécies. Efeitos das interações sobre a composição das comunidades. Dinâmica de redes alimentares; Sucessão da comunidade: ambientes aquáticos e terrestres. Ecologia de comunidade aplicada.
Disciplina: Ecologia de parasitas de peixes de água doce Ementa:
Distribuição, evolução e diversidade parasitária de peixes de água doce, ciclo de vida dos principais grupos de parasitas de peixes, técnicas de amostragem e processamento de ecto e endoparasitas de peixes, parasitas de peixes como indicadores de impactos ambientais.
Disciplina: Ecologia Quantitativa Ementa:
Planejamento Experimental. Estatísticas Descritivas. Medidas de Dispersão e de Tendência Central. Amostragem. Análises univariadas e multivariadas.
Disciplina: Ensaios Ecotoxicológicos Ementa:
Introdução à Ecotoxicologia e Aplicações da Ecotoxicologia; Contaminação ambiental dos ecossistemas e processos de dissipação de xenobióticos; Contaminação e efeitos sobre a saúde humana e a biota; Tipos de Testes de Toxicidade e Bioensaios; Organismos-Teste: Escolha e Obtenção; Técnicas de Cultivo e Manutenção dos Organismos; Testes de Toxicidade e Bioensaios; Padronização e Normas Técnicas; Testes de Toxicidade Aguda e Crônica; Ensaios de Citotoxicidade e Genotoxicidade.
Disciplina:Ictiologia de Campo Ementa:
A diversidade de peixes ocorrentes no Mato Grosso do Sul. Identificação das espécies. Técnicas de amostragem, curadoria e preservação de peixes de água doce. Técnicas de fotografia de espécimes vivos e recém-fixados. Documentação de dados em campo.
Disciplina: Introdução à geotecnologia e princípios básicos para elaboração de produtos cartográficos Ementa:
Noções básicas de cartografia; Tipos de geotecnologias e aplicações; Elementos básicos de um mapa; Noções de escala cartográfica; Modelos de representação espacial da forma da Terra; Sistemas de coordenadas espaciais; Formas de obtenção de dados geoespaciais; Introdução ao uso do softwares livres Quantum GIS (QGIS) e Google Earth; Manipulação de bancos de dados geoespaciais; Manipulação de camadas do tipo raster e vetoriais; Elaboração de mapas.
Disciplina: Metabólitos Secundários: Biossíntese, Função e Métodos de Análise Ementa:
Conhecimento tradicional e a diversidade biológica; Principais classes de metabólitos secundários; Procedimentos gerais ao estudo fitoquímico de espécies vegetais; Biossíntese de metabólitos secundários vegetais; Interação de fatores ambientais (bióticos e abióticos) em metabólitos secundários.
Disciplina: Métodos Moleculares Aplicados à Biodiversidade e Conservação Ementa:
Introdução à Biologia Molecular: os marcadores moleculares e suas classes. Técnicas Moleculares, Sequenciamento, vantagens e desvantagens, Análise dos dados obtidos pelos marcadores na determinação da variabilidade genética. Análise genética evolutiva baseada em polimorfismo de fragmentos e de segmentos de DNA amplificados pela técnica de PCR e aplicabilidade em taxonomia. Aplicação de marcadores moleculares ao estudo da Biodiversidade: conservação de espécies.
Disciplina: O Uso de Dados Morfológicos Aplicados a Estudos Evolutivos Ementa:
Conceitos e aplicações de dados morfológicos em estudos evolutivos. Os critérios de seleção de caracteres morfológicos relevantes para evolução. A relevância e seleção de caracteres morfológicos reprodutivos nos principais grupos de angiospermas. Técnicas de reconstrução filogenética e reconstrução de caracteres ancestrais utilizando o software R. O uso de dados anatômicos para reconstrução de caracteres ancestrais.
Disciplina: Ornitologia de Campo Ementa:
A diversidade de aves ocorrentes no Mato Grosso do Sul. Uso de guias, bases de dados e aplicativos para auxílio na identificação das espécies. Técnicas de amostragem em campo. Técnicas de fotografia aplicadas à ornitologia.
Disciplina: Sistemática e Taxonomia Integrativa Ementa:
Taxonomia, métodos de inferência filogenética morfológica, molecular, avanço das técnicas moleculares, impactos nas classificações dos seres vivos, principais análises e conjuntos de dados utilizados na integração de ciências complementares para delimitar as unidades da diversidade da vida.
Disciplina: Tópicos Especiais I Ementa:
Disciplina de oferecimento não regular, ministrada por docentes e pesquisadores visitantes ou da própria Instituição, concentrada ou não. Conteúdo variável abrangendo temas e metodologias importantes para a formação global do estudante, não abordados nas disciplinas regulares oferecidas pelo programa.
Disciplina: Tópicos Especiais II Ementa:
Disciplina de oferecimento não regular, ministrada por docentes e pesquisadores visitantes ou da própria Instituição, concentrada ou não. Conteúdo variável abrangendo temas e metodologias importantes para a formação global do estudante, não abordados nas disciplinas regulares oferecidas pelo programa.