acessibilidade

Início do conteúdo da página
Última Atualização: 24/11/2023

Infraestrutura
O PPGBMA conta com infraestrutura do prédio sede da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, incluindo: (1) Laboratórios multiusuários de ensino e pesquisa, (2) Laboratórios de Pesquisa, (3) Salas para Atividades Administrativas e Acadêmicas, além de (5) Outras áreas destinadas a pesquisa.
 
1. Laboratórios Multiusuário de Ensino e Pesquisa

Laboratório de Biologia Geral: Possui área total de 72 m2, equipado com aparelhos de ar condicionado, balanças, cadeiras giratórias, computador, estante de aço, medidor de pH, mesas de madeira, microscópios binoculares, microscópio trinocular, monitores LCD, televisor de plasma, armário de aço, balança eletrônica, centrífuga, contador de células, destilador de água, estante de aço com porta vidro, estufa para esterilização, forno de micro-ondas, geladeira 280 litros, micrótomo manual portátil, paquímetro, câmera digital e microscópio estereoscópico.

Laboratório de Botânica: Possui área total de 72 m2, equipado com aparelhos de ar condicionado, cadeiras giratórias, computador, geladeira, liquidificador, mesa com estrutura de metal, microondas, microscópios ópticos binoculares, monitores LCD, televisor de plasma, estante e arquivo de aço, balcão de metal, estante de aço, mesa de madeira, câmera digital e microscópio estereoscópico.

Laboratório de Zoologia: Possui área total de 72 m2, equipado com aparelhos de ar condicionado, cadeiras giratórias, computador, estante de aço, mesas de madeira, microscópios estereoscópicos, microscópio óptico binocular, agitadores magnéticos, armário de aço, bebedouro elétrico, fichário, geladeira, mesa de madeira, câmera digital e microscópio estereoscópico.

Laboratório de Ensino: Possui área total de 54 m2, equipado com aparelho de ar condicionado, armários, bancada de laboratório, bancos de madeira individual, cadeiras universitárias, modelos de coluna vertebral, estante de aço, modelo biológico de órgãos humanos, televisor de plasma, aparelho de DVD e lupa estereoscópica binocular.

Labotório de Geotecnologia: equipados com 22 computadores desktop com acesso à internet, projetor, quadro e tela, disponíveis para acadêmicos de graduação e pós-graduação.

Laboratório de Microbiologia: Possui área total de 18 m2, equipado com estufas de esterilização, fluxo vertical, geladeiras duplex, estufas bacteriológicas, destilador, balança analítica, BOD, microondas, agitador de tubos, autoclaves, banho-maria, medidor de pH, microscópio e câmaras de Neubauer.

Laboratório Multiuso: Possui área total de 18 m2, equipado com autoclave vertical, estereomicroscópio, microscópio óptico e freezer.

2. Laboratórios de Pesquisa:

Herbário DDMS: registrado no Index Herbariorum, um diretório que engloba informações dos principais herbários públicos do mundo, além da Rede Brasileira de Herbários. Conta com uma coleção de cerca de 16.000 espécimes dos quais cerca de 10.000 já possuem seus dados disponíveis online por meio da rede speciesLink, distribuídos em 36 armários de aço com divisórias em escaninhos para armazenamento de espécimes, uma estufa de madeira de 2,5 m de comprimento com seis lâmpadas infravermelho 250W para secagem das prensas e freezer horizontal de 520 L para fumigação do material por congelamento. É composto uma sala da coleção principal com ambiente climatizado e controlado com 36 m², que conta com dois ar-condicionados split 12.000 BTUs e um desumidificador com capacidade efetiva de atuação para uma área de 50 m². Além de dois computadores de mesa para informatização do material e consulta online da coleção, uma estação fotográfica equipada com uma câmera Canon EOS Rebel T7, lente EF-S 18-55 mm, com resolução de 24.1 megapixels ligada a um notebook e uma estante de aço com seis prateleiras para armazenar uma biblioteca setorial especializada em botânica. O Herbário DDMS também possui uma sala de preparo de 15 m², que conta com um computador para informatização do material, bem como um estereomicroscópio Zeiss Stemi 2000-C para análise de material e mesa com 8 lugares para preparação e processamento de exsicatas (jornais, prensas de madeira, sacos plásticos, papelões e cordas de algodão). Além disso, o Herbário DDMS é equipado com material necessário para coleta de material botânico como 12 tesouras de poda, dois podadores de cabo telescópico com até 6,5 m de comprimento, bem como um podador que alcança 8,5 m de comprimento, e equipamento de escalada para ascensão em árvores de grande porte.
 
Laboratório de Apicultura - LAP: equipado com 3 microscópios, 5 microscópios estereocópios, l lupa redonda de bancada (relojoeiro) e um microscópio projetor de lâminas, 4 armários de aço com 2 portas, 3 estante de aço vazada, um arquivo de aço, 2 mesas retas sem gavetas, uma mesa-bancada central com 3 tomadas, uma bancada de alvenaria com cuba/torneira, um microcomputador com câmara acoplada e outro sem, anemômetro digital, termo-higrômetro analógico e digital, luxímetro digital, balança de precisão - analítica, liquidificador, 2 luminária de bancada, um freezer vertical, uma geladeira, um receptor de sinais de satélite portátil - GPS, uma câmara fotográfica Nikon D-80 e material de apicultura em geral. Neste laboratório são desenvolvidas pesquisas diversas sobre comportamento de abelhas; apicultura produção e derivados; apitoxina; polinização; diversidade e comportamento das abelhas das orquídeas (Euglossina) no MS; também são desenvolvidas pesquisas sobre as interações abelhas e plantas em ambiente natural e antropizado. Atendemos alunos pesquisadores em trabalhos de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado.
 
Laboratório de Biogeografia e Sistemática de Peixes - LABISPE: localizado no bloco de entomologia, ao lado da FCBA. Abriga a coleção de peixes do Mubio, composta quase mil lotes de peixes de água doce das principais bacias hidrográficas do Brasil e o desmestário (criação de colônias de besouros que auxiliam na produção de esqueletos de vertebrados). Equipado com um armário compactador, quatro armários de aço com duas portas, seis mesas com computador, impressora, quatro microscópios estereoscópicos, paquímetro digital e material cirúrgico. Neste laboratório são desenvolvidas pesquisas sobre taxonomia, sistemática, ecologia e biogeografia de peixes de água doce neotropicais (e.g. inventários, revisões taxonômicas, descrições de espécies novas, estudos evolutivos, desenvolvimento de modelos preditivos, diversidade funcional, análises biogeográficas e estudos de conservação). No LABISPE são realizados trabalhos em nível de graduação e pós-graduação.
 
Laboratório de Biologia Aquática aplicada - LPCBA: conta com um espaço de pesquisa de 30m2 e com os seguintes equipamentos: 1 incubadora BOD, 1 analisador semi-automático Bioplus, 1 balança analítica, 1 balança eletrônica 15 kg, 1 centrífuga, 1 destilador, 1 draga Petersen , 1 peneira para coleta de invertebrados bentônicos, 2 redes de fito e zooplancton, 1 forno micro ondas, 1 freezer vertical, 1 geladeira duplex, 1 máquina fotográfica, 4 microscópios binoculares, 3 microscópios estereoscópicos, 1 microscópio estereoscópico com câmara clara, 2redes de arrasto para coleta de peixes e 1 sonda multiparâmetro portátil para análise de água.
 
Laboratório de Ecologia Aquática - LEAqua: tem por objetivo estudar a biologia e ecologia de organismos de ambientes aquáticos continentais (peixes e macroinvertebrados aquáticos), principalmente ecossistemas de riachos. O laboratório conta com uma área de 30m² onde estão instaladas bancadas de trabalho e mobiliário básico (como mesas, armários, estantes, gaveteiros, cadeiras, geladeira, freezer e ar condicionado). Abrigando material de microscopia especializada, balanças analíticas de precisão e equipamentos de processamento de imagens. Dentre estes equipamentos, podemos citar dois microscópios esterosópicos das marcas Motic modelo SMZ500 e Nikon modelo SMZ800 e um microscópio óptico marca Motic modelo BA200. Contamos com um microcomputador positivo master modelo C6300 ROHS e monitor led 23.8". Temos a disponibilidade de um medidor multiparâmetro portátil modelo HI98194 marca Hanna. Contamos com vários aparelhos de coletas de peixes (como redes de arrasto, redes de espera e puçás) e de macroinvertebrados bentônicos (rede tipo D e Surber), além de medidores de estruturas de corpos d’água. O laboratório possui uma biblioteca de biologia, ecologia e identificação de peixes e macroinvertebrados (além de bibliografia especializada para a identificação dos possíveis itens alimentares dos peixes).
 
Laboratório de Ecotoxicologia e Genotoxicidade - LECOGEN
O Laboratório de Ecotoxicologia e Genotoxicidade - LECOGEN, conta com três espacos, sendo um no prédio LPCBA (Laboratórios de Pesquisa em Ciências Biológicas e Ambientais) e dois no prédio Multidisciplinar II (CLF - Complexo de Laboratórios FINEP), tendo como responsável a Prof. Dra. Alexeia Barufatti. O LECOGEN é um centro especializado dedicado à avaliação dos impactos ambientais em ecossistemas aquáticos de amostras ambientais e de bioprodutos ou biotivos obtidos partir da casca da castanha de caju técnico (LCCt), utilizando organismos aquáticos e em três níveis tróficos, sendo, produtor primário (microalga Pseudokirchneriella subcapitata), consumidor primário (microcrustáceo Daphnia similis) e consumidor secundário (peixes Astyanax lacustris). Além dos ensaios ecotoxicológicos, realizamos ensaios de genotoxicidade em peixes, como o ensaio do cometa, para identificar danos ao material genético. Bem como, avaliação de alterações nucleares como indicadores de genotoxicidade, fornecendo uma visão abrangente dos efeitos de poluentes na saúde genética dos peixes. Em complemento, também desenvolvemos o bioproduto LCCt para atuar como larvicida contra o Aedes aegypti. Nosso compromisso é fornecer análises ecotoxicológicas precisas e abrangentes em três níveis tróficos essenciais: Algas, Daphnias (microcrustáceos) e Peixes.
Contamos com uma estrutura especializada para o desenvolvimento dos ensaios, tendo microscópio óptico (Accu-Scope 3002; Nikon Eclipse E100), microscópio invertido (Motic AE2000), balanças analíticas (Bel Engineering; Shimadzu ATY224), pHmetro (Hanna HL2221), oxímetro (EcoSense DO200A), sonda multiparamétrica (YSI Professional Plus), condutivímetro (Tecnal TEC-4MP), mesas agitadoras (Tecnal TE420, Solab SL-180), centrífuga para tubos de 15 mL (CentriBio TDL80-2B), estufa B.O.D. (EletroLab EL101/3E), fluxo laminar (BsTec), equipamento de osmose reversa (Permution RO0520) e deionizador (Direct-Q3) 03 computadores Positivo e 04 geladeiras Electrolux e 3 freezer Electrolux. Temos todas as infraestruturas e salas climatizadas com aquários para a realização dos ensaios ecotoxicológicos e de genotoxicidade. Além disso, contamos com bancadas em mármore, mesas, cadeiras e prateleiras, vidrarias e reagentes especializados.
Descritivo mais detalhado dos ambientes:
Área de Cultivo de Algas:
Laboratórios especializados para o cultivo e manutenção de cepas de algas representativas de ecossistemas aquáticos, com Sistemas controlados de iluminação, temperatura, nutrientes e com monitoramento por câmeras para garantir condições ideais de crescimento.
Ambientes Controlados para Daphnias:
Sala climatizadas e sistemas de controle e monitoramento por câmeras para criar condições ambientais precisas de temperatura e iluminação para os cristalizadores específicos para a criação e manutenção de populações saudáveis de Daphnias.
Laboratórios Manutenção e ensaios em Peixes:
Sala contendo Aquários de água doce equipados com sistemas avançados de filtração e recirculação de água com monitoramento por câmeras. Sala específica com aquários individualizados para a realização de testes ecotoxicológicos e ou de genotoxicidade em peixes, incluindo exposição a substâncias químicas e/ou amostras ambientais.
Laboratório para Ensaios de Genotoxicidade:
Salas dedicadas à realização de ensaios de genotoxicidade, incluindo o ensaio do cometa e análise de alterações nucleares, com fontes e cuba de eletroforese e Microscópios de alta resolução e equipamentos de imagem para a avaliação detalhada do material genético.
Estritas medidas de biossegurança para evitar contaminação cruzada e garantir a integridade dos resultados. Protocolos rigorosos de descarte de resíduos para minimizar impactos ambientais. Profissionais altamente qualificados, incluindo biólogos, e especialistas em genotoxicidade, dedicados a garantir a qualidade e confiabilidade das análises.
O LECOGEN é um centro completo e dedicado à pesquisa e análise, comprometido com a compreensão e preservação da saúde dos ecossistemas aquáticos. Ao integrar tecnologia de ponta e expertise científica, estamos prontos para enfrentar os desafios complexos relacionados à ecotoxicologia e contribuir para a sustentabilidade ambiental.
 
Laboratório de Ecologia Teórica: Equipado com 1 microcomputador (desktop dual core), 1 notebook (core 2 duo) e 1 estereomicroscópio. São investigados processos ecológicos e seus padrões em biodiversidade, vinculadas ao projeto Estrutura de comunidades e interações envolvendo artrópodes. As atividades incluem estudantes de graduação e pós-graduação.
 
Laboratório de Enzimologia e Processos Fermentativos - LEPFER: equipado com 3 incubadoras para cultivo de microrganismos (BOD); 1 incubadora microbiológica com agitação orbital (shaker); 1 estufa de secagem com circulação de ar; 2 espectrofotômetros (UV/VIS); 1 centrífuga de bancada; 4 banhos-maria digitais; 1 banho termostático para ebulição de amostras; 2 medidores de pH de bancada; 1 balança semi-analítica; 1 balança analítica; 1 destilador de água do tipo pilsen; 3 refrigeradores duplex; 1 freezer horizontal; 1 freezer vertical; 1 capela de exaustão de gases. No referido laboratório são desenvolvidas pesquisas de isolamento e seleção de fungos filamentosos com potencial para produção de enzimas industriais. A estrutura descrita habilita a execução de trabalhos que envolvam cultivos microbiológicos, quantificação de atividades enzimáticas e proteínas solúveis, caracterização e aplicação de enzimas de interesse comercial.
 
Laboratório de Interação Inseto-Planta: equipado com processador de tecidos vegetais, micrótomo, banho histológico, estufa de secagem, balança analítica, geladeira, 10 cadeiras, 9 estantes de aço, 4 armários em aço e 1 centrífuga. Neste laboratório são desenvolvidas pesquisas da interações entre insetos e plantas. Testes da ação de extratos vegetais (aquosos, metanólicos e etanólicos) de plantas do Cerrado e de fragmentos de floresta semidecíduas sobre populações de insetos-pragas da agricultura regional. As pesquisas têm sido focadas principalmente em espécies de Lepidoptera. Recentemente foram inclusas análises de amostras de coleópteros e percevejos visando controle desses insetos. Este laboratório também atende às pesquisas sobre insetos polinizadores, desde os aspectos botânicos até aqueles mais relacionados ao comportamento e atividades dos insetos com foco nos sentidos de visão, olfato e paladar. Serve de apoio para pesquisas básicas com insetos, envolvendo alunos de graduação em atividades de iniciação científica. Adicionalmente, laboratório atende as atividades de extensão, especialmente as relacionadas ao projeto de extensão “centro de desenvolvimento rural do Itamarati: rede de soluções sustentáveis”. Nesse ambiente estão sendo desenvolvidos extratos vegetais para aplicação em hortas e escolas comunitárias.
 
Laboratório De Fisiologia Vegetal: ocupa uma área de aproximadamente: 60 m2. Os equipamentos que fazem parte do laboratório são:Integrador de área foliar (1), Condutivímetro (1),Balança eletrônica (5), Banho maria digital (1), Paquímetro digital (2), Chapa aquecedora (1), Freezer (2), Geladeira (1), BOD (3), Estufa de esterilização (1), Medidor de Clorifila clorofilômetro/minolta SPDA (2), Medidor de fotossíntese e transpiração LCI portátil (2),Luxiimetro (1). Medidor de área foliar LI-COR modelo LI-3100C (1), Câmara de pressão tipo Scholander (Portable Plant water status console - modelo 3115) (1), Fluorômetro portátil modelo OS-30p (Opti-Sciences Chlorophyll Fluorometer, Hudson, USA) (1). Além de Quatro Casas De Vegetação com Área de 50m2 - Construídas em madeira e recobertas com diferentes sombrites (30%,50%,70%).
 
Laboratório de Restauração Ambiental - LABRA: Criado em 2010, com área total de 54 m2, equipado com um microcomputador, armários, cadeiras universitárias, mesas, freezers, geladeiras, lupas e GPS. Além da estrutura de laboratório, conta ainda com uma câmara fria para armazenamento de sementes, um viveiro para produção de 40.000 mudas e uma estufa para 5.000 mudas, instalados na Fazenda Experimental da UFGD. Atua na aplicação de técnicas de restauração ecológica para recuperação de Áreas de Preservação Permanente –APP - e Reservas Legais, e em atividades de extensão voltadas à geração de renda em assentamentos rurais. São desenvolvidas atividades em parceria com a EMBRAPA e um técnico de laboratório, além de vários estudantes de doutorado, mestrado, iniciação científica, iniciação à extensão e voluntários. O LABRA tem apoio financeiro do CNPQ, FUNDECT e PROEXT/MEC, estando os resultados das suas pesquisas e projetos publicados em periódicos e anais de eventos regionais e nacionais, tendo ainda participado de eventos nas áreas de Botânica e Restauração Ambiental, nos quais se divulgam as ações realizadas, os parceiros e as fontes financiadoras.
 
- Laboratório de Extração, Isolamento e Identificação de Metabólitos Secundários: Área 96 m2. Neste laboratório será desenvolvido o estudo de plantas medicinais visando o isolamento de substâncias de interesse biológico, estruturalmente importantes e, ainda, contribuir na busca de novas plantas potencialmente ativas. As atividades visam o desenvolvimento do processo de extração (como extração do óleo essencial), secagem do material vegetal, preparação do extrato bruto, fracionamento do extrato, isolamento e purificação dos metabólitos secundários. O método cromatográfico a ser utilizado para o isolamento e purificação das substâncias será determinado conforme a classe de compostos presentes em cada fração. Se necessário, será utilizado também Cromatografia Líquida de Alta eficiência (CLAE), com colunas semipreparativas de fase normal e de fase reversa (C-18). A identificação dos compostos isolados será feita com base na análise de seus dados espectroscópicos (IV, EM e RMN uni e bidimensionais). Os extratos, frações e, se possível, as substâncias isoladas serão submetidas a ensaios de toxicidade, antioxidante, alelopatia e anticolinesterase. Outros bioensaios serão realizados em colaboração de demais professores e pesquisadores do Bioprospec e de outras instituições, dentre elas, CPQBA-UNICAMP (Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas/Universidade Estadual de Campinas) e UEM (Universidade Estadual de Maringá).  O grupo conta com a participação efetiva nas atividades de duas bolsistas de Desenvolvimento Científico Regional (DCR-CNPq/FUNDECT): Luciane Almeri Tabaldi (Bióloga) e a Anelise Samara Nazari Formagio (Química).
 
3. Infraestrutura Administrativa e Acadêmica:
Acesso à computadores e internet: Todo o campus da UFGD conta com acesso à internet wireless e acesso ao Portal de Periódicos Capes. Adicionalmente, todas as salas possuem cabeamento para acesso à internet. A FCBA disponibiliza aos programas de pós-graduação um Laboratório de Informática mobiliado (36m²), com 22 computadores ligados à internet com acesso ao Portal de Periódicos Capes. Nesta sala também há gabinetes de estudo e uma mesa de reunião.
 
Espaço Administrativo: A coordenação do curso PPGBMA conta com uma sala com mesa, computador e armário. Também há uma sala para o secretário do curso (Felipe D'Apolito) de aproximadamente 40m2, equipada com 4 mesas, três computadores desktops com acesso à internet e 6 armários em aço a qual o servidor divide com secretários de outros cursos de pós-graduação da FCBA.
 
Espaço para Aulas: O curso do PPGBMA conta com um anfiteatro para 80 lugares para seu uso exclusivo, com data show e lousa.
 
4. Outras áreas destinadas à pesquisa:
 
Bases de Estudos da UFGD: são áreas territoriais utilizadas no desenvolvimento de projetos, ações e/ou atividades relativos exclusivamente a ensino, pesquisa ou extensão, podendo serem utilizadas por todos os servidores da UFGD, bem como discentes, grupos de pessoas representantes ou ligados diretamente a instituições públicas ou privadas. Atualmente a UFGD conta com duas bases de estudo que tem subsidiado a realização de projetos de pesquisa do PPGBMA: (i) Base de estudos Baía Negra em Ladário-MS, onde é realizada a disciplina Ecologia de Campo e outros projetos de pesquisa (e.g. Biomonitoramento coordenado pela Prof. Alexeia Barufatti) e a (ii) Base de estudos Itamarati em Ponta Porã-MS, que contempla o Assentamento Itamarati, e são desenvolvidos projetos de agroecologia, reflorestamento e recuperação ambiental, entre outros, pelas professoras Rosilda Mara Mussury e Zefa Valdivina Pereira.
 
Biotério: consiste em uma unidade de aproximadamente 200 m2 contendo salas para criação e manutenção de pequenos animais para pesquisa experimental.
O biotério da UFGD é uma unidade recém-construída de aproximadamente 200 m2 contendo salas para criação e manutenção de pequenos animais para pesquisa experimental. Além deste, existe uma sala de apoio na FCBA, com aproximadamente 20 m2, temperatura e luminosidade controladas.
 
Estação Agrometeorológica: possui 400m2 onde está alocado o posto agrometeorológico que tem por objetivo realizar observações dos elementos do clima subsidiando atividades de ensino, pesquisa e extensão da graduação e pós. A Estação modelo PC-215 está equipada com: Heliógrafo Campbell Stoker, Abrigo meteorológico padronizado com Termo-higrógrafo com registro semanal, Termômetro de máxima e mínima, Psicrômetro tipo Ausgust, Pluviômetros Ville de Paris, Tanque de evaporação classe A, Geotermômetros em diversas profundidades do solo, Termômetro digital com variação de 32 a 400ºC, Bomba a vácuo para Tensiometro, Anemógrafos universais, Anemômetro totalizador de caneca, Geotermômetros de 2, 5, 10, 20 e 30cm de profundidade, Pironômetro e Barômetro - altímetro biométrico digital.
 
Fazenda Experimental de Ciências Agrárias (FAECA): órgão suplementar criado por meio da Resolução COUNI n° 01 de 30 de outubro de 2006 e implantado pela Portaria n° 106 de 28 de março de 2007 cujo objetivo principal é o apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão de toda a comunidade acadêmica da UFGD. Possui área de aproximadamente 324 ha, sendo 64,8 ha de reserva ambiental legal, 294 ha da Fazenda Jatehyca Parte (Unidade III) e aproximadamente 30 ha na Unidade II (Fazendinha) destinados ao apoio às Unidades Acadêmicas da UFGD no ensino, na pesquisa e na extensão. O órgão serve de base para a produção e atualização do conhecimento e transferência de tecnologia, constituindo-se em uma unidade de experimentação, extensão, produção agropecuária e agroindustrial e de preservação ambiental. Projetos de ecologia de comunidades (e.g. ictiofauna - Prof. Anderson Ferreira), sistemas agroflorestais biodiversos e restauração ambiental (Prof. Zefa Valdivina Pereira), além de aula de campo (e.g. Ecologia de Comunidades) estão ou serão realizadas na FAECA.
Museu da Biodiversidade (Mubio): Professores vinculados à FCBA criaram em 2005 (Resolução nº 26/2005) o Museu da Biodiversidade (MuBio), uma unidade de pesquisa, ensino e extensão que tem como finalidade realizar pesquisa, promover a inovação científica, formar recursos humanos, conservar acervos e comunicar conhecimentos nas áreas de Ciências Naturais, atendendo aos quatro cursos de graduação contemplados pela FCBA, além de três cursos de pós-graduação. O Mubio possui uma exposição ao público localizada no piso térreo da FCBA que contempla a biodiversidade de insetos dos biomas Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal, que ocorrem no estado de Mato Grosso do Sul, além de vertebrados que ocorrem na região taxidermizados (e.g. jacaré-do-pantanal, Caiman yacare, e onça-parda, Puma concolor). Abriga as coleções Entomológicas, o Herbário e as coleções científicas em fase de tombamento (Ictiológica, Herpetológica, Avifauna, Fósseis e Recursos Genéticos). Atualmente o MUBIO conta também com um Dermestário para a preparação e montagem de esqueletos secos de diferentes grupos de vertebrados e é um apoio relevante para o desenvolvimento de atividades do PPGBMA, além de subsidiar material prático para diferentes disciplinas da graduação (e.g. Evolução, Sistemática Filogenética, Zoologia de Vertebrados). Recentemente, o Herbário recebeu grande aporte de material ao absorver a coleção da UNIDERP-MS, fazendo com que o acervo tenha dobrado de tamanho. Projetos com financiamento externo já foram aprovados para ampliação da exposição (i.e. Aquarelas do Brasil - Herbário; Peixes do Brasil - Ictiologia), bem como para consolidação da coleção de peixes (INCT). Além de diversos projetos de ensino e extensão com financiamento da própria UFGD que tem proporcionado ações de divulgação para um público cada vez maior. Continuamente recebemos visitas de escolas das redes municipal, estadual e particulares da macrorregião de Dourados, além da realização de ações em locais públicos, como praças e feiras.
 
 


CONTATO

Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364 | Cep: 79.804-970
(67) 3410-2205
fcba.ppgbma@ufgd.edu.br
Fim do conteúdo da página