acessibilidade

Início do conteúdo da página
Última Atualização: 05/12/2023

1. Efeito da dimensão da mata ciliar na ecoloxicologia aquática
Descrição: Considerando a riqueza dos recursos hídricos da região da Bacia do Rio Dourados/MS e a carência de pesquisas na área de Biotecnologia Ambiental nesses locais, avaliar níveis de contaminação aquática, bem como alterações genotóxicas e níveis de expressão diferencial de biomarcadores moleculares relacionados ao metabolismo de xenobióticos são de grande interesse para área ambiental. Além disso, pesquisas que avaliem parâmetros quantificáveis do tamanho adequado da mata ciliar para que essa atue de maneira eficiente como filtro de contaminantes para recursos hídricos são escassas. A proposta tem como objetivo analisar a influência da dimensão de mata ciliar na existência de contaminantes na água e a indução de efeitos toxico-genéticos em peixes sujeito a essa contaminação, a fim de fornecer embasamento científico sob o tamanho mínimo das matas ciliares necessário para a retenção de contaminantes em corpos d’água. A pesquisa possibilitará obter resultados referentes a áreas contaminadas nos corpos d’água na Bacia do Rio Dourados (MS), associada a dimensão da mata ciliar, com vista à conservação e uso sustentável dos recursos. A avaliação da correlação do tamanho da mata ciliar com a concentração de metais e compostos emergentes na água, bem como os efeitos destes em diferentes ensaios biológicos utilizando peixes poderá servir de eixo norteador para subsidiar a regulamentação adequada do tamanho da mata ciliar em possíveis adequações da lei florestal, de forma a auxiliar na minimização dos efeitos antrópicos em corpos hídricos.
Docentes: Alexeia Barufatti e Fábio Kummrow
Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq
 
2. Influência da mata ciliar na ecotoxicologia aquática in situ e ex situ utilizando marcadores genéticos
O projeto objetiva analisar se os diferentes tamanhos de mata ciliar estão relacionados com a quantidade de metais e compostos emergentes presentes na água, a fim de fornecer embasamento científico sob o tamanho mínimo das matas ciliares necessário para a retenção de contaminantes em corpos d’ agua. Para tanto, serão realizadas quantificação de metais e contaminantes emergentes na água e avaliação da sua toxicidade e potencialidade em causar alterações mutagênicas e genotóxicas em Oreochromis niloticus expostos in situ em regiões com diferentes tamanhos de mata ciliar pertencentes ao Rio Dourados/MS. A pesquisa possibilitará obter resultados referentes a possíveis áreas contaminadas nos corpos d’água na Bacia do Rio Dourados (MS), associada a dimensão da mata ciliar, com vista à conservação e uso sustentável dos recursos. A avaliação da correlação do tamanho da mata ciliar com a concentração de metais e compostos emergentes na água, bem como os efeitos destes em ensaios in situ utilizando peixes poderá servir de eixo norteador para subsidiar a regulamentação adequada do tamanho de mata ciliar em futuras alterações da lei florestal, de forma a, auxiliar na minimização dos efeitos antrópicos em corpos d’ agua.
Docentes:Alexeia Barufatti e Zefa Valdevina Pereira
Financiador: Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS-FUNDECT/MS e CNPq
 
3. Determinação de pontencial Genotóxico e mutagênico de Recursos hídricos da região da Grande Dourados
O projeto pretende avaliar a possibilidade de contaminação por agentes químicos em ambientes aquáticos na bacia do Rio Dourados e Rio Brilhante da região da Grande Dourados, MS, gerando informações para estabelecimento de áreas prioritárias de conservação. Para tanto, serão realizadas coletas de água e sedimento em períodos de estiagem e alta pluviosidade na bacia do Rio Dourados e Rio Brilhante. Em cada ponto de coleta serão realizadas análises de metais, pesticidas e biotestes de genotoxicidade e mutagenicidade utilizando microrganismos, animais e vegetais. A pesquisa possibilitará obter resultados sobre o mapeamento de possíveis áreas contaminadas nos corpos d’água nos Rio Dourados e Brilhante (MS), com vistas à conservação e uso sustentável dos recursos hídricos naturais de áreas de transição e cerrado Sul-mato-grossense. Os resultados a serem obtidos repercutirão dentro do contexto científico e ambiental do Estado do Mato Grosso do Sul, especialmente da região da Grande Dourados, possibilitando gerar informações para futuras análises em ambientas aquáticos pertencentes a outras microrregiões do Estado.
Docentes: Alexeia Barufatti e Fábio Kummrow
Financiador: Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS-FUNDECT/MS
 
4. Cultivo e caracterização da diversidade genética de plantas do cerrado
Os objetivos gerais do projeto são estabelecer a caracterização genética de populações nativas de pimenta-rosa e guavira e estudar formas de propagação e tratos culturais para as espécies medicinais nativas do Cerrado. Os objetivos específicos são: utilizar a técnica de marcadores moleculares para identificar polimorfismo entre indivíduos de guavira; estudar a tolerância à dessecação e ao estresse hídrico das sementes e estudar a tolerância das mudas ao estresse hídrico; estudar o desenvolvimento inicial de acessos de guavira; verificar o efeito do uso de calcário e cama-de-frango no crescimento inicial da guavira e carobinha, em campo. Para a pimenta-rosa, os objetivos são extração, quantificação e composição química do óleo essencial de folhas e frutos de acessos de pimenta-rosa representativos de cinco regiões geográficas brasileiras, a fim de detectar variações e identificar quimiotipos com maior potencial farmacológico; extração do DNA (folíolos) de acessos de diferentes regiões geográficas no Brasil, para sequenciamento molecular e caracterização populacional da espécie, empregando técnicas de microssatélites (SSR); implantação e observação de banco ativo de germoplasma (BAG) da espécie no Horto de Plantas Medicinais, HPM- UFGD; caracterização molecular dos quimiotipos selecionados para implantação do BAG, com intuito de estabelecer correlação entre os dados químicos obtidos e a diversificação genética da espécie.
Docente: Alexeia Barufatti
Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq
 
5. Análise de perigos e pontos críticos de controle dos recursos hídricos para consumo humanos de Caarapó e Itaporã-MS
O projeto tem como objetivo contribuir para o conhecimento do caráter mutagênico e também da composição química e microbiológica de corpos d’água e/ou águas subterrâneas das cidades de Caarapó e Itaporã, Mato Grosso do Sul, utilizando ferramentas de avaliação para diagnosticar a qualidade da água da região estudada para que uma abordagem preventiva seja implantada com a aplicação do Plano de Segurança da Água nestes sistemas de abastecimento. O projeto também pretende desenvolver a utilização de ferramentas de avaliação do potencial genotóxico e tóxico em água.
Docentes: Alexeia Barufatti e Fábio Kummrow
Financiador: Fundação Nacional da Saúde-FUNASA
 
6. Métodos integrados para monitorar os impactos na vida aquática pantaneira nos rios Aquidauana e Miranda: Consequências da expensão das atividades urbanas e agropecuárias
A expansão de atividades urbanas e agrícolas, no entorno dos Rios Aquidauana e Miranda no Pantanal Sul Mato Grossense, tem ocasionado preocupações decorrentes de impactos e ameaças à sua integridade ambiental. Essas influências antrópicas contribuem para o influxo de uma variada gama de contaminantes químicos (compostos inorgânicos, praguicidas, fármacos, cafeína e microplásticos) e biológicos que afetam os cursos hídricos. Além disso, o avanço da agropecuária promove mudanças na cobertura vegetal com a redução das florestas nativas, restando apenas manchas ou fragmentos florestais. Nesse cenário, destacam-se o Rios Miranda e seu afluente Aquidauana que contribuem diretamente para o regime de pulso de inundação da planície pantaneira, pois trazem grandes volumes de água, e estão intimamente relacionados à abundância de vida existente no bioma. Essas bacias hidrográficas apresentam relevância ecológica e socioeconômica significativa para o estado do Mato Grosso do Sul, sendo consideradas importantes corredores ecológicos e, são responsáveis pelo fornecimento de água para abastecimento público de água, pecuária, agricultura, pesca e turismo. Desta forma, a avaliação quanto ao uso e ocupação do solo, análises de contaminação das águas, seus efeitos ecotoxicológicos e uso de diferentes índices de qualidade dos ambientes aquáticos possibilitam determinar com maior acurácia as reais condições ambientais destes corpos hídricos. Assim, o uso de métodos alternativos e integrados para o monitoramento das águas destes rios pantaneiros serão fundamentais para obter respostas mais acuradas e robustas dos seus status. Os resultados dessas análises servirão de base para garantir a conservação da biodiversidade pantaneira no que se refere ao objetivo de desenvolvimento sustentável da vida na água, possibilitando a preservação dos recursos naturais e visando a recuperação de áreas degradadas. Neste contexto, a execução deste projeto fornecerá banco de dados inéditos que subsidiará projetos de políticas públicas e gestão ambiental relacionados à implantação de medidas preventivas e mitigadoras.
Docentes: Alexeia Barufatti e Fábio Kummrow
Financiador: Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS-FUNDECT/MS
 
7. Ecologia trófica de caracídeos em igarapés amazônicos
O projeto visa gerar conhecimento sobre a ecologia alimentar de peixes de igarapés amazônicos, bem como o uso e a cobertura do solo das microbacias, principalmente das zonas ripárias, influenciam as dietas das espécies.
Docente: Anderson Ferreira.
 
8. Processos de diversificação na região Neotropical: evolução, sistemática e biogeografia de Myrtaceae (Myrteae)
Este projeto objetiva contribuir para a compreensão dos processos e padrões de diversificação da região neotropical por meio de uma abordagem macroevolutiva, utilizando Myrtaceae como grupo-modelo. O projeto tem resultado em coletas e compilação de metadados, bem como envolve a participação de estudantes de graduação e pós-graduação.
Docente: Augusto Giaretta de Oliveira
 
9. Projeto Flora e Funga do Brasil – Eugenia (Myrtaceae)
Este projeto visa a descrição de todas as espécies de Eugenia (Myrtaceae) ocorrentes no Brasil, bem como a elaboração de chave de identificação, por meio da alimentação da base de dados da Flora e Funga do Brasil. Eugenia possui 409 espécies ocorrentes no Brasil. O projeto tem resultado em colaborações com pesquisadores de diversas instituições, o que tem resultado em publicações. A maior contribuição deste projeto é o site com informações detalhadas sobre as espécies de Eugenia, que pode ser acessado aqui: https://floradobrasil.jbrj.gov.br/FB10338.
Docente: Augusto Giaretta de Oliveira
 
10. Biogeografia e Diversidade de Characiformes (Actinopterygii: Teleostei) da América do Sul
O projeto foca no conhecimento taxonômico e da distribuição de Characiformes da América do Sul, com vistas à produção bibliográfica de alto impacto. Tem realizado inventário contínuo de da ictiofauna sul-americana através de coletas e compilação de metadados, envolvendo participantes de outros taxonomistas do Brasil e exterior. Tem formado estudantes de iniciação científica e mestrado treinados a identificar e descrever a diversidade do grupo.
Docentes: Fernando Cesar Paiva Dagosta e Anderson Ferreira
 
11. Projeto "Brasílico" -Visitantes florais do manjericão: uma proposta de monitoramento de polinizadores dos jardins brasileiros
O Projeto Brasílico surgiu como uma ideia para a realização de amostragens de insetos visitantes florais, realizadas ao mesmo tempo, em todas as regiões do Brasil. A fim de estabelecer coletas padronizadas e com amplo número de pesquisadores das diversas regiões do Brasil, o ponto chave foi a escolha da espécie da planta. A espécie, Ocimum basilicum, popularmente conhecida como “manjericão”, foi escolhida uma vez que é uma planta comum nos jardins dos brasileiros e amplamente visitadas por abelhas de pequeno e médio porte. O nome popular da planta mundo a fora, "Basílico", foi aproveitado para dar nome ao projeto juntamente com o nome do nosso país,uma mistura entre as palavras: Brasil + basílico = BRASILICO. Com seu desenvolvimento, buscamos entender a dinâmica da visitação floral e a comunidade local de insetos levando em consideração as variáveis climáticas (temperatura local), a altitude, o bioma e as caraterísticas locais da paisagem de cada ponto amostral, além da quantidade de recurso (número de flores). No seu primeiro ano, 2020, amostramos 19 localidades no Brasil, incluindo as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Atualmente, o projeto expandiu para uma escala global com amostragens sendo feitas em localidades nas américas, Europa e Ásia, além do próprio Brasil.
Docente: Josué Raizer
 
12. Padrões de diversidade de artrópodes florestais em gradientes ambientais na escala local e da paisagem associados a várzeas
No Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema (PEVRI), temos a última área não alagada da bacia do Rio Paraná, que atua como o último remanescente das hidrodinâmicas únicas de várzeas em uma área de ecótono de Floresta Atlântica e Cerrado com diversos afluentes do Rio Ivinhema. Com esse projeto vamos caracterizar a comunidade de artrópodes terrestres quanto ao seu potencial de indicação do status de preservação e nível de restauração florestal em áreas de várzeas na transição Cerrado- Floresta Atlântica utilizando padrões de diversidade.
Docente: Josué Raizer
 
13. Avaliação de dietas alimentares no desenvolvimento das formas imaturas e longevidade de adultos de flebotomíneos (Diptera, Psychodidae, Phlebotominae).
Os flebotomíneos, dípteros psicodídeos com ampla distribuição mundial, constituem um grupo de insetos de grande importância na saúde pública, pois são responsáveis pela transmissão de Leishmania spp., agentes das leishmanioses tegumentar e visceral. Apesar do conhecimento sobre hábitos alimentares na fase adulta de flebotomíneos, pouco se conhece sobre as formas imaturas. O que se conhece é resultado de estudos de criação em laboratório. Face a isso, a proposta de obtenção da progênie de algumas espécies de flebotomíneos visa subsidiar estudos de competência vetorial, tendo como objetivo responder qual ou quais dietas alimentares favorecem melhor sincronia na emergência dos espécimes e longevidade de fêmeas de primeira geração.
Docente: Josué Raizer
 
14. Estudo da estrutura de comunidades da fauna aquática como um indicador da qualidade de água na bacia do Rio Dourados
Tendo em vista os diversos tipos de impactos dos quais a bacia do Rio Dourados está sujeita e a lacuna de informações sobre a biodiversidade da fauna aquática dessa região, compreender como a fauna aquática está estruturada nos diferentes corpos d água, urbanos e rurais, naturais e artificiais que fazem parte da rede hídrica da bacia e sua relação com a qualidade da água será uma ferramenta importante tanto para elaboração de propostas de manejo, quanto para proteger áreas que sejam consideradas refúgios de biodiversidade da fauna aquática. Além disso, conhecer as espécies que caracterizam esses hábitats e como se comportam de acordo com as atividades desenvolvidas em suas áreas de entorno são ferramentas importantes de educação ambiental para as comunidades que dependem desses recursos hídricos. Combases nestas informações e considerando o número restrito de informações a respeito de aspectos ecológicos da fauna aquática da bacia do Rio Dourados, pretende-se comesse trabalho avaliar a estrutura das comunidades de peixes, parasitas de peixes, invertebrados bentônicos e microcrustáceos zooplanctônicos em diferentes corpos d água da Bacia do Rio Dourados (rios, riachos, represas, tanques de piscicultura) a fim de responder a seguinte questão: a estrutura das comunidades da fauna aquática nos diferentes habitats da bacia do Rio Dourados é diferente?
Docente: Márcia Regina Russo
 
15. Sistemática de peixes de água doce (Actinopterygii: Teleostei) neotropicais
O projeto visa gerar conhecimento inédito sobre sistemática dos peixes de água doce neotropicais de maneira integrativa, combinando dados morfológicos e moleculares em abordagens filogenéticas e revisões taxonômicas integrativas, utilizando representatividades expressivas de congêneres e incluindo a distribuição geográfica mais ampla possível das espécies. Tem proporcionado a geração de diferentes preparações ictiológicas (esqueletos secos e diafanizados e corados), para incrementar a coleção de peixes da UFGD e exposição do MUBIO, além da criação da coleção de recursos genéticos da UFGD. O projeto foi cadastrado institucionalmente em agosto de 2022, devido à recente contratação da docente (abril de 2022), e busca formar e treinar recursos humanos nas áreas de sistemática de peixes de água doce neotropicais, em todos os níveis de conhecimento (graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado).
Docentes: Rafaela Priscila Ota, Fernando César Paiva Dagosta e Anderson Ferreira
 
16. Diversidade de peixes da região Neotropical, com enfoque nas bacias dos rios Paraguai e Paraná
A região Neotropical concentra a maior riqueza de vertebrados continentais e é um excelente modelo para estudos de diversidade. Por sua vez, os peixes de água doce tropicais representam um ótimo objeto de estudo nessa região, pois, por serem limitados a ambientes aquáticos e dependentes de conexões temporárias, fornecem informações para investigar problemas taxonômicos, eventos de dispersão e testar hipóteses biogeográficas e ecológicas. Além disso, a exposição constante a alterações ambientais torna a busca pelo conhecimento da diversidade ainda mais urgente. É nesse contexto que estudos de diversidade se tornam necessários para gerar conhecimentos básicos e aplicados, como inventários, revisões taxonômicas, redescrições e descrições de espécies novas, modelos preditivos, diversidade funcional, padrões biogeográficos e impactos antropogênicos. Para tanto, espécimes depositados em coleções científicas serão identificados pela tomada de caracteres morfomerísticos de acordo com as metodologias-padrão para cada grupo e literatura especializada. Para os modelos preditivos, o número total de espécies será estimado através de cenários simulados e curvas de acumulação serão extrapoladas sob curvas de modelo logístico. Para a biogeografia histórica, o conhecimento da evolução hidrológica será associado à delimitação de áreas de endemismo e prováveis eventos vicariantes e de dispersão. E para a diversidade funcional, serão avaliados traços funcionais juntamente a fatores ambientais e geográficos a fim de compreender os processos ecossistêmicos que a explicam. Por fim, esse projeto subsidiará diferentes tipos de pesquisas, treinamento e aperfeiçoamento de profissionais qualificados, e incrementará dados à Coleção do Museu de Biodiversidade (MUBIO-Peixes).
 
17. Bioprospecção de linhagens fúngicas para produção de hidrolases com interesse industrial: caracterização bioquímica e aplicação das enzimas
O projeto visa isolar linhagens fúngicas da biodiversidade local e descrever o potencial desses micro-organismos para produção de enzimas industriais. As espécies selecionadas são cultivadas em resíduos agroindustriais, subprodutos abundantes no Estado do Mato Grosso do Sul, objetivando a produção das enzimas de interesse.
Docente: Rodrigo Simões Ribeiro Leite
 
18. Avaliação Da Atividade Inseticida De Extratos Vegetais Para Controle De Plutella xylostella (Linnaeus, 1758) (Lepidoptera: Plutellidae)
O uso constante de produtos químicos no controle de insetos daninhos pode acarretar uma série de problemas ao ambiente, à saúde humana, acelerar resistência a insetos praga e mortalidade de inimigos naturais. Com a finalidade de diminuir o uso de inseticidas químicos, os extratos vegetais ressurgem como uma alternativa no controle desses insetos, e possuem como vantagens a rápida degradação, ação rápida, baixa a moderada toxicidade ao homem, seletividade, baixa fitoxicidade e baixo custo.Diante disso, o presente projeto tem como objetivo geral avaliar a ação dos extratos vegetais aquosos, etanólicos de espécies de plantas medicinais nativas da região CentroOeste sobre a biologia de Plutella xylostella, e caracterizar o perfil fotoquímico das espécies botânicas bem como os mecanismos de ação das substâncias bioativas isoladas.O material botânico será coletado no município de Dourados e Ivinhema, MS, no período das 7 às 9 horas. Os tratamentos serão 10 extratos aquoso nas concentrações de 5 e10% (peso/volume) e o extrato etanólico nas concentrações de 1,0 mg/mL e 3,0 mg/mL de cada espécie de planta e a água. Os testes realizados serão: teste de preferência alimentar e de supressão de oviposição, bioatividade dos extratos sobre Plutella xylostella, isolamento das substâncias químicas ativas e identificação dos compostos, e estudo dos mecanismos de ação das substâncias bioativas isoladas. Espera-se selecionar espécies vegetais do Mato Grosso do Sul com atividade inseticida e que possam ser empregadas para a inserção de produtos botânicos no mercado alternativo químico. É importante ressaltar ainda, que a identificação de espécies de plantas com potencial inseticida com base nos resultados do trabalho, impulsionará os estudos de caracterização química da espécie vegetal, ou seja, a identificação do composto ou classe dos compostos responsáveis pela atividade inseticida e com isso sua patente. O desenvolvimento deste trabalho também contribuirá com a formação científica de pessoal qualificado. Por fim, o desenvolvimento desse projeto possibilitará o fortalecimento dos grupos de pesquisa dos quais fazem parte os membros da equipe da proponente e que pesquisam a biodiversidade, conservação e uso sustentável dos recursos naturais do Cerrado e Matas da região.
Docente: Rosilda Mara Mussury Franco Silva
Financiador: Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS-FUNDECT/MS
 
19. Avaliação da poluição do ar com base nos aspectos morfoanatômicos e genotóxicos em Tradescantia pallida (rose) D.R. Hunt var. Purpurea (Commelinaceae)
Devido à elevada concentração de indústrias e intenso tráfego veicular, os grandes centros urbanos apresentam uma atmosfera complexa formada de inúmeras substâncias orgânicas e inorgânicas, sendo que grande parte destas apresentam características mutagênicas e carcinogênicas. O biomonitoramento pode fornecer uma informação integrada sobre os impactos da qualidade do ar. Sendo as plantas comumente utilizadas como bioindicadores por serem imóveis e mais sensíveis em termos de reação fisiológica para os poluentes do ar, refletindo melhor as condições locais. Alterações genéticas e anatômicas em plantas causadas pelo acúmulo de poluentes atmosféricos podem ser mensuradas por meio de teste de Micronúcleos (Trad-MCN) e análise da epiderme foliar. O objetivo do estudo será mapear à qualidade do ar na mesorregião do sudoeste de Mato Grosso do Sul, com base nas características morfoanatômicas de T. pallida. As análises estomáticas e Trad-MCN serão feitas com base em metodologia usual. As análises anatômicas serão conduzida com base no delineamento experimental inteiramente casualizado em esquema fatorial 9 (cidades) x 2 (pontos de amostragem) x 6 (meses). A análise de Trad-MCN será efetuada com auxílio do pacote computacional SAS 9.2.
Docente: Rosilda Mara Mussury Franco Silva, Alexeia Barufatti e Silvana de Paula Quintao Scalon
Financiador: Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS-FUNDECT/MS
 
20. Estratégias para mitigar o estresse hídrico em mudas de espécies nativas no Cerrado: respostas morfofisiológicas e enzimáticas
Objetiva-se neste projeto, avaliar o efeito do sombreamento e da aplicação do silício e extrato de algas na mitigação de danos no metabolismo fotossintético e enzimático e alterações morfológicas em mudas de espécies nativas como por exemplo a Cedrela fissilis Vell., Myracrodruon urundeuva Alemão e Hymeneae coubaril L. submetidas a diferentes disponibilidades hídricas e o potencial de recuperação dessas espécies
Docentes: Silvana de Paula Quintao Scalon e Zefa Valdivina Pereira
Financiador: Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS-FUNDECT/MS e CNPq
 
21. Sombreamento e silício atenuando o estresse hídrico em mudas de espécies nativas no Cerrado: respostas morfofisiológicas e enzimáticas
Objetiva-se neste projeto, avaliar o efeito do sombreamento e da aplicação do silício na mitigação de danos no metabolismo fotossintético e enzimático e alterações morfoanatômicas em mudas de espécies nativas como por exemplo a Eugenia myrcianthes Nied, Dipteryx alata Vog., Callophyllum brasiliense Cambess. E Campomanesia xanthocarpa (Mart.) O. Berg., submetidas a diferentes disponibilidades hídricas e o potencial de recuperação dessas espécies.
Docentes: Silvana de Paula Quintao Scalon e Zefa Valdivina Pereira
Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq
 
22. Técnicas de restauração ecológica para áreas de preservaçao permanente no sul do Mato Grosso do Sul
O Estado do Mato Grosso do Sul apresenta uma paisagem florística bastante diversificada devido suas relações fitogeográficas com Floresta Atlântica, Cerrado, Chaco e Amazonica. Contudo, o processo de ocupação do estado, assim como em outras regiões, caracterizou-se pela falta de planejamento e consequente destruição dos recursos naturais, particularmente das florestas. A cobertura florestal nativa foi sendo fragmentada, cedendo espaço para as culturas agrícolas, as pastagens bem como o avanço da fronteira urbana que se estendeu por áreas impróprias como fundos de vales e áreas de nascentes acelerando e intensificando desta forma, a degradação do ambiente natural. Assim, com a extensão das fronteiras agrícolas, pecuária, aliadas à falta de tradição florestal e ao desrespeito à legislação, fizeram com que houvesse uma degradação sem precedente nas nascentes, matas ciliares e reservas legais da região. Por outro lado, e o campo da ecologia da restauração se desenvolveu nas últimas décadas, gerando novas ideias e oportunidades, e tem sido encarada como uma nova estratégia para conservação da biodiversidade e integridade dos ecossistemas, além de compreender uma oportunidade de testar a aplicabilidade prática de diversas teorias ecológicas. Contudo, no estado do Mato Grosso do Sul existem poucos trabalhos desta natureza. Dessa forma, testar técnicas de restauração no estado do Mato Grosso do Sul é de suma importância para que esses resultados venham subsidiar Políticas Públicas para a normatização dessa atividade. Nesse sentido, este projeto tem por objetivo avaliar diferentes técnicas de restauração ecológica para Áreas de Preservação Permanente do Mato Grosso do Sul, visando proporcionar subsídios à definição de normas e procedimentos técnico-científicos para restauração de APPs no Estado. Os trabalhos estão sendo realizados em várias regiões do Estado do Mato Grosso do Sul. Espera-se com este projeto verificar quais espécies são melhores espécies indicadas para o estado do Mato Grosso do Sul a serem usadas em plantio total de diversidade; verificar se as técnicas de nucleação de biodiversidade são viáveis para a recuperação de Áreas de Preservação Permanente no estado; encontrar métodos adequados para a restauração ecológica que sejam viáveis do ponto de vista econômico e ambiental e que permitam práticas futuras de manejo; fornecer dados técnico-científicos sobre restauração de Áreas de Preservação Permanente que possam subsidiar Políticas Públicas para a normatização dessa atividade; fornecer subsídios e sustentação às práticas de intervenção que possam viabilizar a recuperação de grandes extensões de terra com maior garantia de sucesso; capacitar alunos de Graduação e Pós-Graduação para atuar em atividades de Adequação Ambiental, notadamente de propriedades rurais, em face à legislação ambiental vigente; fornecer uma lista de espécies potenciais para restauração de Matas Ciliares no Estado; promover a diversificação florística e genética e a regionalização de matrizes das espécies arbustivo-arbóreas nativas utilizadas em projetos de restauração florestal e fortalecer a rede de pesquisa entre UFGD, EMBRAPA, UFMS e Faculdades Anhanguera de Dourados. Projetos de pesquisa Cadastrado na instituição.
Docente: Zefa Valdivina Pereira, Rosilda Mara Mussury Franco Silva e Silvana de Paula Quintão Scalon

 
 


CONTATO

Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364 | Cep: 79.804-970
(67) 3410-2205
fcba.ppgbma@ufgd.edu.br
Fim do conteúdo da página