acessibilidade

Início do conteúdo da página

O Curso


O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS), da Universidade Federal da Grande Dourados, foi instituído em março de 2010. Lotado na Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), o PPGCS foi criado pela demanda da região por qualificação em nível de pós-graduação 'stricto sensu' na área da saúde e pela necessidade de fixação de doutores no interior da região centro-oeste. O curso de mestrado foi iniciado em 2010, enquanto que o doutorado foi iniciado em 2014.

O PPGCS busca excelência metodológica através de um currículo integrado e preocupado com as demandas regionais. De fato, a maioria dos projetos que dão e deram origem as diferentes dissertações e teses, estão diretamente relacionados com temas e problemas de grande impacto para a região da Grande Dourados.

O Programa possui duas áreas de concentração com enfoque em pesquisas que levam em consideração a epidemiologia da região. A área de concentração em Doenças Crônicas e Infecto-Parasitárias realiza estudos epidemiológicos e clínicos de forma a produzir e aplicar conhecimentos na identificação e controle de problemas de saúde que afetam a população geral ou grupos específicos. As linhas de pesquisa vinculadas a esta área são: Epidemiologia e Biologia Molecular Aplicada a Doenças Infecto-Parasitárias (tuberculose, HIV/AIDS, dengue, leishmaniose, infecções hospitalares e outras) e Estudos Epidemiológicos e Clínicos em Doenças Crônicas (doenças reumáticas, diabetes, hipertensão e obesidade). O Programa atua ativamente na região, subsidiando a tomada de decisão dos gestores locais e regionais no que tange ao planejamento em saúde, vigilância epidemiológica, prevenção e tratamento das principais doenças crônicas e parasitárias que afetam a região.

A área de concentração em Farmacologia abrange estudos de eficácia e segurança de produtos naturais ou sintéticos. Sua linha de pesquisa em Estudos Experimentais Pré-clínicos e Clínicos em Farmacologia foca, principalmente, nas espécies medicinais nativas da região. Os pesquisadores desta área investigam sobretudo os conhecimentos etnofarmacológicos do Mato Grosso do Sul, comprovando os efeitos biológicos de extratos, frações e compostos ativos de plantas medicinais, e outros produtos naturais ou sintéticos. Além disso, também dedicam-se a avaliação da segurança no uso de fármacos, e na exposição de agentes químicos. Como resultado, muitos projetos dedicam-se ao desenvolvimento de novos fármacos e viabilização de patentes.



Endereço para acompanhar as publicações:
https://www.ufgd.edu.br/pos-graduacao/mestrado-doutorado-ciencias-saude/editais-selecao
 
 
 

 


CONTATO

Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364 | Cep: 79.804-970
(67) 3410-2325
posgraduacaosaude@ufgd.edu.br
Fim do conteúdo da página