acessibilidade

Início do conteúdo da página
Última Atualização: 20/04/2023

MESTRADO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola visa contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico regional e do país; preparar por meio de uma formação científica ampla, profissionais para a pesquisa e docência na área de Engenharia Agrícola; desenvolver estudos e pesquisas relativas às questões das Ciências Agrárias, visando fornecer subsídios para o aumento da produtividade agropecuária no Mato Grosso do Sul e regiões vizinhas. Tomando como base o tripé ensino, pesquisa e extensão, o curso pretende formar profissionais com capacitação técnico-científica para atuar em nível local, regional e nacional, de modo ético, criativo e integrador, no diagnóstico, na prevenção e na solução de problemas ligados à produção animal e vegetal, buscando a manutenção e/ou melhoria da qualidade sócio-econômica e ambiental. Além disso, esse profissional será capacitado para atuar em instituições de ensino superior ou pesquisa onde as áreas da engenharia agrícola se inserem.

LINHAS DE PESQUISA:


Engenharia de Água e Solo:
  • Nesta linha de pesquisa serão abordadas as relações água, solo, planta e atmosfera, hidráulica de sistemas hidroagrícolas livres e pressurizados, métodos e sistemas de irrigação, automação e controle de unidades hídricas, gestão de bacias hidrográficas, manejo e conservação do solo e da água.
 
Engenharia de Sistemas Agrícolas:
  • Nesta linha de pesquisa será dada uma abordagem inter e multidisciplinar da Engenharia Agrícola que torna possível o desenvolvimento, a organização e a otimização de sistemas artificiais de elevada complexidade. As técnicas de Engenharia de Sistemas são utilizadas em projetos complexos: projetos de máquinas como as de colheita de grãos, projetos de elemetos eletrônicos aplicados aos sistemas agrícolas, automação agrícola, engenharia de softwares e construção de silos e barragens, entre outros. A Engenharia de Sistemas Agrícolas utiliza uma gama de ferramentas que incluem modelagem e simulação, sistemas de informação geográfica, pesquisa operacional, agricultura de precisão, inteligência artificial, sistemas especialistas, algorítmos genéticos, análise do fluxo de energia na produção agropecuária e agroindustrial, engenharia econômica de sistemas e projetos, análise de requerimentos e cronogramas para lidar com a complexidade. O seu foco encontra-se em definir, de maneira precoce no ciclo de desenvolvimento de um sistema, as necessidades do usuário, bem como as funcionalidades requeridas, realizando a documentação sistemática dos requisitos, e abordando a síntese de projeto e a etapa de validação de forma a considerar o problema completo. Problemas relacionados com logística, coordenação de diferentes equipes ou o controle de máquinas e equipamentos tornam-se mais complexos à medida que se lida com projetos de grande porte. A engenharia de sistemas agrícolas introduz métodos e ferramentas que facilitam o trabalho nesse tipo de projetos e funde diversas disciplinas do foro técnico e não-técnico como engenharia de controle e gestão de projetos nos sistemas agrícolas, agropecuário e agroindustrial.


CONTATO

Horário de atendimento da secretaria do PPGEA: de Segunda a Sexta-Feira, das 13h às 19h.

Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364 | Cep: 79.804-970
(67) 3410-2349
pgea@ufgd.edu.br
Fim do conteúdo da página