acessibilidade

Início do conteúdo da página
Última Atualização: 03/10/2023

 

 
Logo PPGZ
Logo da PG Zootecnia, mestrado e doutorado, área de concentração: Produção Animal


O objetivo geral é a formação de recursos humanos para atender a demanda nacional de docentes e/ou pesquisadores das instituições de ensino superior e empresas de pesquisa, públicas ou privadas. Além de contribuir com a geração de novos conhecimentos e técnicas, com vistas a solucionar os problemas encontrados pela sociedade.

Os objetivos específicos do programa são:
  • A busca constante pela excelência no ensino de pós-graduação, tanto em nível regional como nacional;
  • Proporcionar aos pesquisadores e alunos condições adequadas para o desenvolvimento de seus trabalhos nas diferentes linhas do conhecimento;
  • Desenvolver metodologias e técnicas para resolver os problemas existentes nos sistemas de produção animal, principalmente os problemas que ocorrem na região de influência do programa;
  • Promover ações de transferência das tecnologias entre os demais programas de pós-graduação, instituições parceiras e a sociedade.
 
     LINHAS DE PESQUISA
 
  1. Ambiência, Bem-Estar e Comportamento Animal: Objetiva-se o estudo das respostas fisiológicas, comportamentais e produtivas dos animais quando submetidos à diferentes ambientes de criação, estabelecendo medidas para reduzir o estresse e melhorar a qualidade de vida dos animais.
  2. Avaliação dos Impactos Ambientais, Econômicos e Sociais na Agropecuária: Objetiva-se avaliar os impactos ambientais, econômicos e sociais das principais atividades ligadas a produção animal na região Centro-Oeste do Brasil, em particular no bioma Cerrado Sul Mato-Grossense.
  3. Criação de Animais Adaptados ao Pantanal e Cerrado: Objetiva-se identificar, caracterizar e conservar animais de produção com potencial econômico e social adaptados ao bioma Pantanal e Cerrado, permitindo manter a biodiversidade, evitar a extinção destes animais e ao mesmo tempo utilizar-se da adaptação genética desenvolvida ao longo dos anos.
  4. Forragicultura, Avaliação de Alimentos e Nutrição Animal: Avaliar a qualidade das forrageiras, dos principais alimentos e coprodutos da agroindústria no desempenho e nutrição dos animais. Para atingir estes objetivos os estudos serão conduzidos nas seguintes temáticas: 1) Fatores que interferem na produção e qualidade de plantas forrageiras, métodos de conservação e práticas de manejo das pastagens; 2) Avaliação econômica e nutricional da utilização de coprodutos da agroindústria regional na alimentação de ruminantes e não ruminantes; 3) Valor nutricional dos ingredientes das rações em função das diferentes técnicas de processamento; 4) Uso de aditivos naturais como moduladores dos processos de fermentação ruminal, no desempenho produtivo e na qualidade da carcaça e carne dos animais.
  
 
 

Apoio financeiro e bolsas
Logo CAPES - Fundect - CNPq - Finep
Apoio financeiro e bolsas

CAPES - CNPq - FUNDECT - Finep

 


 


CONTATO

Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364 | Cep: 79.804-970
(67) 3410-2358
pgz@ufgd.edu.br
Fim do conteúdo da página

    Fotos

    Perguntas Frequentes

Será através de processo seletivo para ingresso no mestrado e doutorado, regido por edital publicado pela coordenadoria do programa de pós-graduação em Zootecnia, elaborado de acordo com as normas específicas aprovadas pelo CEPEC.
A seleção dos candidatos inscritos para o Mestrado ou Doutorado, será realizada por uma Comissão Examinadora designada pela Coordenadoria do programa de pós-graduaçãoemZootecnia, constituída especificamente para este fim.
Poderão inscrever-se para a seleção do curso de Mestrado os portadores do diploma de curso superior em Zootecnia ou áreas afins, reconhecido pelo MEC (caso adquirido noBrasil). Para inscrição na seleção do curso de Doutorado, os candidatos precisam ser portadores do diploma de curso superior em Zootecnia ou áreas afins, reconhecido pelo MEC, e portador dediploma de mestrado oriundo de programa reconhecido pela CAPES (caso de adquirido no Brasil). 
No caso de candidatos graduados ou com mestrado concluído em outros países, será exigida cópia legível do diploma de graduação e/ou mestrado autenticada pela repartição consular brasileira no país de origem, ou o selo ou carimbo (apostilamento) dado pela autoridade competente do país de onde o documento é originário, conforme legislação vigente.
Poderão inscrever-se para o processo seletivo candidatos que, apesar de não apresentarem a titulação exigida, estejam aptos a obtê-la antes da primeira matrícula no programa.

Para a conclusão do mestrado, o discente deverá integralizar, no mínimo, 26 (vinte e seis) créditos,assim distribuídos:
I - 14 (quatorze) créditos em disciplinas obrigatórias;
II - 12 (doze) créditos em disciplinas optativas.

Para a conclusão do doutorado, o discente deverá integralizar, no mínimo, 44 (quarentaequatro) créditos, assim distribuídos:
I - 16 (dezesseis) créditos em disciplinas obrigatórias;
II - 28 (vinte e oito) créditos em disciplinas optativas.

O Programa de Pós-graduação em Zootecnia tem a disponibilidade de Bolsas do Programa Demanda Social Capes, distribuídas entre os discente de acordo com a Portaria Capes nº 76, de 14 de Abril de 2010 e as Normas Bolsista do PPGZ.
Há bolsas de outros Órgãos de fomento, obtida através de Edital especifico, exemplo: Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul)

Após a matrícula o(a) discente terá no mínimo de 18 (dezoito) e no máximo de 24 (vinte e quatro) meses para a conclusão do curso de mestrado, e no mínimo de 24 (vinte e quatro) e no máximo de 42 (quarenta e dois) meses para a conclusão do curso de doutorado.