acessibilidade

Início do conteúdo da página
Última Atualização: 24/07/2024

A estrutura curricular compreende o conjunto de componentes curriculares ofertados pelo programa de pós-graduação em Zootecnia na forma de disciplinas e/ou atividades curriculares.
Cada disciplina ou atividade curricular terá um valor expresso em créditos, correspondendo cada crédito a 15 (quinze) horas de aula e/ou atividades.
Os créditos relativos a cada disciplina somente serão conferidos ao(à) discente que obtiver, no mínimo, o conceito "C".
A estrutura curricular do Programa de Pós-graduação em Zootecnia consta como documento anexo a este regulamento.

Para a conclusão do mestrado, o discente deverá integralizar, no mínimo, 26 (vinte e seis) créditos, assim distribuídos:
I - 14 (quatorze) créditos em disciplinas obrigatórias; 
II - 12 (doze) créditos em disciplinas optativas;

Para a conclusão do doutorado, o discente deverá integralizar, no mínimo, 44 (quarentaequatro) créditos, assim distribuídos:
I - 16 (quatorze) créditos em disciplinas obrigatórias;
II - 28 (trinta) créditos em disciplinas optativas.

Poderá ser admitida a oferta de disciplina(s) ministrada(s) inteiramente ou parcialmente no formato remoto nos cursos de mestrado e/ou doutorado, desde que o somatório da carga horária da(s) disciplina(s) ofertada(s) nessas condições não ultrapasse 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária total em disciplinas, necessária para a integralização curricular do curso.

Estrutura Currícular do Programa de Pós-graduação em Zootecnia - 2023 - vigente (Clique aqui para acessar)
​Estrutura Currícular do Programa de Pós-graduação em Zootecnia - 2019 - não está vigente (Clique aqui para acessar)
​Estrutura Currícular do Programa de Pós-graduação em Zootecnia - 2018 - não está vigente (Clique aqui para acessar)
​Estrutura Currícular do Programa de Pós-graduação em Zootecnia - 2014 - não está vigente (Clique aqui para acessar)

Ementas das disciplinas (Clique aqui para acessar)


 


CONTATO

Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364 | Cep: 79.804-970
(67) 3410-2358
pgz@ufgd.edu.br
Fim do conteúdo da página

    Fotos

    Perguntas Frequentes

Será através de processo seletivo para ingresso no mestrado e doutorado, regido por edital publicado pela coordenadoria do programa de pós-graduação em Zootecnia, elaborado de acordo com as normas específicas aprovadas pelo CEPEC.
A seleção dos candidatos inscritos para o Mestrado ou Doutorado, será realizada por uma Comissão Examinadora designada pela Coordenadoria do programa de pós-graduaçãoemZootecnia, constituída especificamente para este fim.
Poderão inscrever-se para a seleção do curso de Mestrado os portadores do diploma de curso superior em Zootecnia ou áreas afins, reconhecido pelo MEC (caso adquirido noBrasil). Para inscrição na seleção do curso de Doutorado, os candidatos precisam ser portadores do diploma de curso superior em Zootecnia ou áreas afins, reconhecido pelo MEC, e portador dediploma de mestrado oriundo de programa reconhecido pela CAPES (caso de adquirido no Brasil). 
No caso de candidatos graduados ou com mestrado concluído em outros países, será exigida cópia legível do diploma de graduação e/ou mestrado autenticada pela repartição consular brasileira no país de origem, ou o selo ou carimbo (apostilamento) dado pela autoridade competente do país de onde o documento é originário, conforme legislação vigente.
Poderão inscrever-se para o processo seletivo candidatos que, apesar de não apresentarem a titulação exigida, estejam aptos a obtê-la antes da primeira matrícula no programa.

Para a conclusão do mestrado, o discente deverá integralizar, no mínimo, 26 (vinte e seis) créditos,assim distribuídos:
I - 14 (quatorze) créditos em disciplinas obrigatórias;
II - 12 (doze) créditos em disciplinas optativas.

Para a conclusão do doutorado, o discente deverá integralizar, no mínimo, 44 (quarentaequatro) créditos, assim distribuídos:
I - 16 (dezesseis) créditos em disciplinas obrigatórias;
II - 28 (vinte e oito) créditos em disciplinas optativas.

O Programa de Pós-graduação em Zootecnia tem a disponibilidade de Bolsas do Programa Demanda Social Capes, distribuídas entre os discente de acordo com a Portaria Capes nº 76, de 14 de Abril de 2010 e as Normas Bolsista do PPGZ.
Há bolsas de outros Órgãos de fomento, obtida através de Edital especifico, exemplo: Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul)

Após a matrícula o(a) discente terá no mínimo de 18 (dezoito) e no máximo de 24 (vinte e quatro) meses para a conclusão do curso de mestrado, e no mínimo de 24 (vinte e quatro) e no máximo de 42 (quarenta e dois) meses para a conclusão do curso de doutorado.