acessibilidade

Início do conteúdo da página
Última Atualização: 23/07/2021

A infraestrutura é um dos requisitos fundamentais para uma pesquisa de qualidade na área de Zootecnia e Recursos Pesqueiros. Em função disso, nos últimos anos a UFGD reformou, ampliou e equipou laboratórios e setores de pesquisa utilizados pelo curso de Pós-Graduação em Zootecnia.

O PPGZ conta com o apoio de recursos humanos capacitados em seus laboratórios de formação e de pesquisas. Os técnicos possuem formação de nível superior e mestrado ou doutorado na área de ciências agrárias.

Atualmente o programa conta com 13 laboratórios exclusivos da FCA e outros 5 laboratórios de uso comum a UFGD, localizado no mesmo campus universitário, todos com o apoio de técnicos de nível superior com mestrado. O programa também conta com setores de pesquisa que estão localizados na Fazenda Experimental e no Campus da Unidade II da UFGD, além de laboratórios e setores de instituições parceiras que serão descritos a seguir.

LABORATÓRIO DE NUTRIÇÃO ANIMAL conta com área de 120 m2 e 2 (duas) técnicas com formação superior e mestrado. Neste laboratório são ministradas disciplinas e realizadas as principais análises dos alimentos utilizados nas pesquisas. Os equipamentos deste laboratório são: bloco digestor de nitrogênio (dois), destilador de nitrogênio Kjeldahl (três), macro moinho tipo Willey (dois), determinador de fibra tradicional por tubos (um); bomba de vácuo (duas), mufla (um), balança de bancada máximo de 3 kg (uma), forno micro-ondas (um), microscópio (um), capela exaustora de gases pequena (duas), capela exaustora de gases grande (uma), geladeira (duas), estufa de secagem e esterilização (quatro), manta aquecedora (quatro),centrífuga (uma), pHmetro de bancada (um), pHmetro portátil (um), freezer horizontal 210 L (um), freezer horizontal 410L (dois), freezer vertical 216 L (um), agitador de tubos (dois), chapa aquecedora (uma), banho maria (um), autoclave vertical (um), determinador de fibra com capacidade para 30 provas (um), extrator de gordura sohxlet (um), balança digital de precisão (duas); estufas de secagem com ventilação forçada (duas), sistema de filtração com capacidade para 8 cadinhos (um), liquidificador (um); scrubber/proteína macro Kjedhal (um), paquímetro digital (um), dispensador diluidor (um); computador completo, com impressora (um), balança de bancada capacidade 10 kg (uma), balança de precisão 10-500g (uma), dispensador diluidor (um) e deionizador de água (um). As principais análises realizadas neste laboratório são: proteína bruta (PB), fibra bruta (FB), fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA), lignina, extrato etéreo (EE), energia bruta (EB), amido e minerais. Além de todos os equipamentos necessários para as análises de rotina, o laboratório de Nutrição Animal conta com equipamentos tais como: Espectrofotômetro infravermelho próximo (NIRs), Calorímetro, Lactoscan, aparelhos para determinação da digestibilidade in vitro, produção de gases, além de cromatógrafo gasoso para determinação de ácidos graxos voláteis ruminais. São analisadas, aproximadamente, 3000 amostras por ano no Laboratório de Nutrição Animal, todas ligadas aos trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado. O laboratório já deu suporte a mais de 400 trabalhos de conclusão de curso e 100 dissertações de mestrado da FCA-UFGD.

LABORATORIO DE AVALIAÇÃO DE OLEGINOSAS E CO-PRODUTOS DE OLEAGINOSAS, que faz parte dos Laboratórios de Pesquisa em Agroenergia e Conservação Ambiental - LAPAC-FINEP), com área de 60 m2 onde são realizadas principais análises dos trabalhos vinculados ao uso de oleaginosas e seus coprodutos na nutrição animal, este laboratório é associado ao Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal, para a determinação dos teores de matéria seca (MS); proteína bruta (PB), fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA), lignina, extrato etéreo (EE), bem como Espectrofotômetro infravermelho próximo (NIRs) e aparelhos para determinação da digestibilidade in vitro, produção de gases, e freezers e refrigeradores para o armazenamento das amostras.

LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS conta com uma área de 65 m2, 1 (um) técnico de nível superior com mestrado. Este espaço é destinado à realização das principais análises físico-química e de qualidade dos produtos de origem animal, com ênfase na análise de carcaças e carnes. Este laboratório os seguintes equipamentos: Aparelho de ultrassom Aloka SSD500 (um); 01 Probe de 13 cm para avaliação de carcaças ovinas e suínas em tempo real (um), multi-processador de alimentos, pHmetro portátil com sonda de penetração e termômetro (dois), colorímetro (sistema cie lab) (um), texturômetro (shear force) (um), processador de alimentos (um), termômetros de penetração para amostras de carne (três), máquina seladora de embalagens (um), extrator de gordura sohxlet (um), balança digital de precisão (duas); e liofilizador (um). Com esses equipamentos são possíveis as seguintes análises: pH, maciez, textura, força de cisalhamento, cor, umidade, cinzas, proteínas, gordura, capacidade de absorção de água, capacidade de retenção de água, unidade Haugh, índice gema. Além dos equipamentos para as análises de rotina o laboratório conta com equipamentos para a produção de embutidos e um criostato de chão para realização de estudos histológicos e ultrassom para avaliações in vivo.

LABORATÓRIO DE CARNES E ABATEDOURO EXPERIMENTAL: possui área de 280,50 m2 e 1 (um) técnico de nível superior com mestrado. Esta érea é composta por: plataforma de recepção, sala de sangria, escalda e depenagem (área suja) e sala de evisceração. Também apresenta uma sala de desossa, sala de estocagem de caixas, câmara fria (área limpa), escritório, sala para lavagem de botas e aventais, sala para expedição, banheiros, estacionamento, área de gramado, cercas, contenção de dejetos e contenção de água. Materiais e equipamentos que se encontram disponíveis: micro-ondas (um); forno elétrico, fogão industrial (um), fogão de uso doméstico (um), balança mecânica portátil para pesagem de pequenos animais (um), balança digital móvel com capacidade para 200kg (um), refrigerador (um), freezer horizontal (dois), mesas com estrutura em ferro e tampo em aço inoxidável (três), máquina de lavar com pressão (um), câmara fria (um), estufa de secagem para laboratório (um) e insensibilizador para suínos e ovinos (um). O abatedouro serve de apoio para os professores do programa de Pós-Graduação em Zootecnia quando o foco da pesquisa é avaliação de carcaças e qualidade de carne.

LABORATÓRIO DE MANEJO DOS RESÍDUOS AGROPECUÁRIOS conta com uma área de 65 m2 de laboratório e 120 m2 de anexos; este espaço apresenta 1 (um) técnico de nível superior com mestrado. Os principais equipamentos deste laboratório são: estufas de circulação forçada de ar (duas), estufa de secagem e esterilização (duas), balança analítica (duas), pipetadores automáticos (cinco), equipamento de banho-maria (um), freezer (um), geladeira (duas), pHmetro (dois), autoclave (um), determinador portátil de gases (um), estufa incubadora de BOD (uma), respirômetro (10) , digestor (um) , espectrofotômetro (um), seladora colilert (uma) e capela de exaustão de gases grande (uma). Com estes equipamentos é possível realizar as principais análises físicas, químicas e microbiológicas dos resíduos agroindustriais, entre elas: pH, alcalinidade, sólidos totais, sólidos voláteis, sólidos sedimentáveis, DQO, DBO, nitrato, nitrito, amônia, metano, dióxido de carbono, carbono, colimetria, Salmonela, E. coli, esporulados, fungos filamentosos e leveduras. Em anexo a este laboratório existe a área experimental onde são realizados os trabalhos de compostagem e biodigestão anaeróbia. Esta área experimental conta com um sistema de 20 composteiras estáticas com aeração forçada (para tratamento e reciclagem de carcaças), 9 reatores anaeróbios semi-contínuos e 56 reatores anaeróbios modelo batelada.

LABORATÓRIO DE BIOTECNOLOGIA APLICADA À PRODUÇÃO ANIMAL apresenta uma área total de 70,00 m2 dividida em três salas, sendo elas: Sala de Amplificação, Sala de Eletroforese e Sala Multiuso (para manuseio e processamento prévio das amostras. O laboratório de Biotecnologia Aplicada a Produção Animal da FCA/UFGD conta com toda a infraestrutura necessária para a extração, quantificação e amplificação de DNA e RNA, bem como a genotipagem manual de amostras de microssatélites e PCR convencional. Para isso o laboratório conta com termocicladores (três), balança analítica(um), balança semi-analítica (uma), cubas de eletroforese horizontal (três) e vertical (duas), fontes de eletroforese (duas), centrífuga de bancada (uma), centrífuga de bancada refrigerada (uma), freezer -20°C (quatro), freezer -80°C (uma), forno de micro-ondas (um), refrigerador duplex (dois), agitador de tubos tipo vortex (três), banho maria (um), pHmetro (dois), fotodocumentador (dois), destilador de água (um), estufa de secagem e esterilização (um), capela de exaustão de gases, autoclave vertical (um), capela de fluxo laminar vertical (um), PCR Workstation (um), barrilete em PVC (dois), sistema de purificação de água MILIQ (um), Nanofotômetro para análises qualitativas e quantitativas de DNA, RNA e Proteínas (um).

LABORATÓRIO DE FORRAGICULTURA conta com uma área de 114m2 e apresenta 1 (um) técnico de nível superior com doutorado; e possui como função básica dar suporte as aulas de Forragicultura da graduação e Pós-graduação, além das pesquisas do curso de Zootecnia e Agronomia da FCA-UFGD. Este laboratório está dividido em duas partes. A primeira parte é uma área destinada à separação botânica, avaliação da área foliar, secagem, moagem e armazenamento das amostras coletadas no campo. A segunda parte é onde são realizadas as principais análises químicas, físicas e microbiológicas que envolvem, principalmente, o processo de ensilagem. Os principais equipamentos deste laboratório são: bloco digestor de nitrogênio (dois), destilador de nitrogênio Kjeldahl (dois), geladeiras (duas), estufa com circulação forçada de ar (duas), macro moinho tipo willey (dois), microscópio zeiss (um), determinador de fibra (tecnal) (um), micrótomo American Optical (um), microscópio de análise de imagem (um), medidor de área foliar (um), bomba de vácuo (uma), estufa secagem e esterilização (duas) e mufla quimis (duas). As principais análises realizadas neste laboratório são: tamanho de partícula, densidade de compactação, pH, capacidade tampão, perdas fermentativas, estabilidade aeróbia, contagem de bactérias ácido láticas, mesófilas totais, esporulados, fungos filamentosos, leveduras, além das avaliações histológicas dos tecidos vegetais.

LABORATÓRIO DE ENGENHARIA DE AQUICULTURA o laboratório possui uma área de 250 m2, dividida em duas partes. 1) A primeira parte é composta por 21 tanques de 80L com aeração constante acoplada a filtro mecânico e biológico para os ensaios de desempenho; 20 unidades de 20L para os testes de digestibilidade, 15 aquários de vidro de 60L em sistema estático com aeração mecânica para os testes toxicológicos e 6 unidades de 500L em sistema de recirculação de água para as avaliações de exercício sustentado de peixe. A segunda parte do laboratório é onde são feitas as análises físico-químicas referentes a qualidade da água dos tanques e o perfil metabólico tissular adaptativo de peixes, assim como determinação das enzimas digestivas, de transaminação e peroxidasse.

LABORATÓRIO DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO MINERAL DE PLANTAS. Este laboratório apresenta 1 (um) técnico de nível superior com mestrado; e dá suporte as pesquisas que avaliam o crescimento e nutrição de forrageiras. Principais equipamentos do laboratório: dispersores de solo (um), homogeneizador por ultra som (um), penetrógrafo de bancada (um), consolidometro de bancada (um), vane-test (um), extrator de richards (um), aparelho de yoder (um), espectrofotômetro de absorção atômica (um), espectrofotômetro (dois), fotômetro de chama (um), peagâmetro (um), agitador de tubo de ensaio (um), agitador mecânico (um), agitador magnético (um), agitador de peneira mecânica a seco (dois), agitador de peneiras úmido - tipo yoder(dois), balança analítica (um), balança de precisão (um), deionizador de água (um), destilador de água (dois), conjunto de peneira (dois), estufa de secagem e esterilização (quatro), estufa de circulação de ar (duas), mesa agitadora (três), microcomputador (três), moinho weg (um), bloco digestor 40 provas (dois) e destilador de nitrogênio Kjeldahl (um). Com esses equipamentos são possíveis de realizar as seguintes analises no solo: pH, matéria orgânica, fósforo, cálcio, magnésio, potássio, acidez potencial, alumínio, soma de bases, capacidade de troca catiônica, saturação por bases, saturação por alumínio, ferro, cobre, manganês e zinco, além de realizar análises de tecido vegetal: concentrações de nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre (macronutrientes), cobre, ferrro, manganês e zinco (micronutrientes).

LABORATÓRIO DE FÍSICA DO SOLO: realiza as principais análises dos atributos físicos e hídricos do solo: densidade global, densidade de partículas, porosidade total, macro e microporos, umidade, granulometria por diferentes métodos (sonificação, dispersão lenta e rápida), estabilidade de agregados, resistência a penetração, ensaio de cisalhamento, ensaio de compactação, intervalo hídrico ótimo, curva de retenção de água, capacidade de água disponível.

LABORATÓRIO DE SEMENTES: conta com uma área de 190,0 m2 utilizada para aulas práticas de armazenamento de grãos, tecnologia de sementes, fisiologia vegetal e pesquisas relacionadas com qualidade de semente. O laboratório está credenciado no RENASEM (Registro Nacional de Sementes e Mudas) para analisar a qualidade de sementes de Algodão, Arroz, Aveia Amarela, Aveia Branca, Aveia Preta, Canola, Crambe, Ervilha, Feijão, Girassol, Guandu, Lentilha, Milheto, Milho, Nabo Forrageiro, Pinhão Manso, Soja, Sorgo, Trigo e Triticale e a presença adventícia de OGM (organismo geneticamente modificado) em Soja. Esse é responsável por realizar análises de amostras oficiais de sementes do Serviço de Fiscalização da Produção, do Comércio e da Importação de Sementes e Mudas do Estado de Mato Grosso do Sul-MS coletadas por fiscais do MAPA e por fiscais estaduais agropecuários da IAGRO. Principais Equipamentos deste laboratório são: câmara seca com 23,82m2 (uma), câmara fria com 16,68m2 (uma), balança de torção (uma), sopradores elo's (dois), diafanoscópio (dois), centrífuga (uma), divisor de amostra (um), divisor de semente elo's (um), balança (uma), prensa para papel (um), determinador de umidade (dois), lupa circular (quatro), estufa fanen (uma), câmara envelhecimento acelerado elo's (uma), germinador bod (quatro), câmara de germinação (um), câmara de germinação de temperatura alternada (dois), mesa para germinadores (um), plantador de semente a vácuo (um) e divisor de sementes - com 16 canais (dois).

LABORATÓRIO DE PLANTAS MEDICINAIS: O Laboratório ocupa uma área de aproximadamente 190 m2, tem a presença de 1 (um) técnico de nível superior com mestrado. Os equipamentos que fazem parte do laboratório são: Rotaevaporador (um), agitador magnético (um), chapa aquecedora (um), gabinete de UV-VIS (um), banho aquecedor (um), aparelho de Clevenger (um), Capela de exaustão de gases (um), Destilador de água (um), espectrofotômetro UV-VIS (um), integrador de área foliar (um), geladeira (um), banho de refrigeração (um), bomba de vácuo (um), gabinete de água com trompa de vácuo (um), computador (um), Agitador para separação de agregados do solo (um), Destilador de nitrogênio Kjeldahl (um), Estufa de secagem e esterilazação (um), Freezer (um), Balança analítica (um), banho de ultrassom (um), Armário de aço (um), Estufas com circulação de ar para secagem de material (quatro).

LABORATÓRIO DE FISIOLOGIA VEGETAL: O Laboratório ocupa uma área de aproximadamente: 60 m2. Os equipamentos que fazem parte do laboratório são: Integrador de área foliar (um) Condutivímetro (um), balança eletrônica (cinco),Banho maria digital (um), Paquímetro digital (dois), Chapa aquecedora (um), Freezer (dois),Geladeira (um), BOD (três), Estufa de esterilização (um), Medidor de Clorifila clorofilômetro/minolta SPDA (dois), Medidor de fotossíntese e transpiração LCI portátil (dois), Luxiimetro (um).

LABORATÓRIO DE CROMATOGRAFIA E ESPECTROMETRIA APLICADA (FACET-UFGD): conta com uma área de 36,00 m2. Neste laboratório são realizadas atividades relacionadas ao desenvolvimento análises de cromatográfica e espectrometria que são demandadas em algumas pesquisas do curso. Os equipamentos alocados neste laboratório são: Espectrômetro de Absorção Atômica em Chama (FAAS) e em Forno de Grafite (GFAAS), Espectrômetro de Absorção UV-VIS Cary 50 (Varian) com vários acessórios possibilitando a análise em soluções e sólidos, munido de refrigeração Peltier e Probe Óptico, estufa, estufa de alto vácuo, balança analítica, centrífuga microprocessada, medidor digital de pH, deionizador com sistema Milli-Q, computadores, bomba à vácuo, chapa aquecedora, agitador magnético, agitador vortex, banho utrassônico, bloco digestor.

LABORATÓRIO DE ENSAIOS BIOQUÍMICOS (FCBA-UFGD): este laboratório conta com uma área de 25 m2. Neste laboratório são realizadas diferentes análises bioquímicas para caracterização dos estudos prospectivos dos bioativos, incluindo: dosagem de glicose, uréia, creatinina, colesterol total e frações, triglicerídeos, ácido úrico, radicais livres. Os parâmetros bioquímicos fornecidos por estes ensaios servem para os estudos de dislipidemias, disproteinemias, hematológicos, urinálise, disfunção renal, disfunção hepática, diabetes, estresse oxidativo entre outros.

LABORATÓRIO DE CULTURA CELULAR (FCBA-UFGD): Área 37 m2. Este laboratório abrigará o já existente Laboratório de Cultura Celular da FCBA/UFGD (o primeiro da Grande Dourados e das Universidades do interior do Mato Grosso do Sul). Nele são realizados os estudos iniciais de toxicidade e parametrização de doses dos estudos realizados in vivo dos compostos e moléculas naturais ou sintéticos investigados, bem como os estudos complementares de investigação de mecanismos moleculares das ações funcionais observadas nos estudos in vivo. Esta complementaridade de estudos in vitro e in vivo, permite nos estudos bioprospectivos a utilização mínima de animais nos experimentos. Ademais, são realizados estudos prospectivos de compostos e moléculas naturais ou sintéticos investigando suas ações potenciais: antitumoral, antioxidante, antiinflamatória, apoptótica, citotóxica, genotóxica, imunogênica, enzimáticas, dentre outras.

LABORATÓRIO DE ENSAIOS BIOLÓGICOS (FCBA-UFGD): Área 50 m2. Neste laboratório são realizados os estudos com modelos animais in vivo (especialmente ratos e camundongos) para a avaliação do potencial biológico de compostos e ou moléculas naturais ou sintéticas. São coletados parâmetros funcionais da ação das substâncias sobre o metabolismo (relacionadas à diabetes, obesidade e síndrome metabólica), inflamação e dor. As ações sobre o (1) metabolismo são avaliadas pelos dados de composição corporal (massa magra e gorda) fornecidos pelo equipamento densitômetro, (2) ações anti-inflamatórias são avaliadas pelos ensaios utilizando o pletismômetro (edema de pata) e, (3) as de dor pelo uso da chapa quente ou métodos químicos (de acordo com princípios éticos da experimentação animal). A fase de ensaios in vivo estará alinhada aos estudos prévios in vitro, especialmente de toxicidade e parametrização de dose, das substâncias investigadas. Assim também, os ensaios in vivo fornecerão material biológico (sangue e tecidos) para as investigações bioquímicas e moleculares que completam os estudos em bioprospecção.

LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA (FCS-UFGD): Possui área total de 18 m2, equipado com estufas de esterilização, fluxo vertical, geladeiras duplex, estufas bacteriológicas, destilador, balança analítica, BOD, micro-ondas, agitador de tubos, autoclaves, banho-maria, medidor de pH, microscópio e câmaras de Neubauer.

FAZENDA EXPERIMENTAL: Com a criação da UFGD em 2007 a FCA recebeu investimentos para a expansão da fazenda experimental (298 ha), os quais se intensificaram nos últimos anos. Nessa expansão foram construídas quatro salas de aula com capacidade para 48 alunos cada, laboratórios, salas administrativas, salas de múltiplas atividades, almoxarifado, cozinha, sanitários e alojamento, contratado um técnico agrícola e um Agrônomo. Além disso, foram adquiridos novos implementos e maquinários agrícolas necessários para preparo de solo, plantio, colheita e irrigação da fazenda.

ESTAÇÃO METEOROLÓGICA: O posto agrometeorológico apresenta as seguintes coordenadas geográficas: latitude de 22o14’ S e longitude de 54o49’ W e tem por objetivo realizar observações dos elementos do clima local auxiliando o ensino de graduação, pós-graduação, pesquisa e demais finalidades práticas. Principais equipamentos: Estação total marca Pentax modelo pc-215; Heliógrafo Campbell Stoker; Abrigo meteorológico padronizado, contendo o termohigrógrafo, os termômetros de máxima e de mínima e o psicrômetro tipo August; Termohigrógrafo marca Signa mini, com registro semanal; Termômetro de máxima e Termômetro de mínima; Psicrômetro tipo Ausgust, sem ventilação, contendo 01 termômetro de bulbo seco e termômetro de bulbo úmido; Pluviômetro Ville de Paris; Tanque de evaporação tipo classe A, com parafuso micrométrico; Geotermômetros, instalados a diversas profundidades do solo; Termômetro digital, com variação de 32ºC a 400ºC; Bomba a vácuo para tensiometro; Anemógrafo universal (dois) e Anemômetro totalizador de caneca; Geotermômetros de 2, 5, 10, 20 e 30 cm de profundidade; Pironômetro; Barômetro - altímetro, tipo biométrico digital.

SETOR DE OVINOCULTURA possui infraestrutura que permite a avaliação do desempenho de animais mantidos em pastagens e confinamento, facilitando o desenvolvimento de pesquisas relacionadas à suplementação e avaliação da qualidade de alimentos. Está instalado em uma área de 17 ha, apresentando 10 ha de pastagens (a maioria com divisões, objetivando o pastejo rotativo). Dos aproximadamente 300m² de área construída, fazem parte: Um barracão para com 48 baias individuais (2 m²) para estudos que necessitam de individualidade. Uma central com curral para apartação, tronco coletivo, balanças mecânica e eletrônica. Também está presente um barracão de alvenaria, para abrigo de máquinas e estocagem de matérias primas, além das instalações para os funcionários (vestiário e banheiro). Neste setor, ainda estão presentes uma sala para estudantes da graduação e pós-graduação, equipada com ar refrigerado e lavatório. O rebanho é de aproximadamente 250 ovinos “Pantaneiros” e 50 da raça Suffolk.

FÁBRICA DE RAÇÃO: possui uma área construída de 20 m2 sendo utilizada para as aulas dos cursos de Graduação e Pós-Graduação do Campus. A estrutura disponível permite a produção de rações que atendem as características peculiares a todas as espécies animal estudada na FCA.

SETOR DE AVICULTURA: composto por dois galpões experimentais para os experimentos com avicultura de corte e avicultura de postura. O primeiro galpão conta com uma área de 500 m2 equipado com sistema de controle automático da temperatura “pad cooling” e dividido em 56 boxes experimentais. O segundo apresenta 60 m2 e capacidade para 600 galinhas poedeira em sistema de gaiolas piramidal com três andares, além de sala de ovos e deposito de ração.

SETOR DE PESQUISAS EM NUTRIÇÃO DE RUMINANTES: este setor dá suporte para as pesquisas de Nutrição de Ruminantes. O setor possui dois galpões de 50 m2 sendo o primeiro dividido em 20 baias individuais para experimentos de desempenho de pequenos ruminantes, o segundo pode abrigar 40 baias desmontáveis ou 20 gaiolas metabólicas para pequenos ruminantes, que são montadas de acordo com o objetivo da pesquisa. O galpão também possui sistema câmeras digital com infravermelho e termovisor de alta resolução interligados a monitor e computador, para ensaios de comportamento animal. O setor também possui uma área de pastagem de 1,8ha divididos dividida em 6 piquetes de 0,3 ha (todos os piquetes são providos de bebedouro e comedouro e divididos por cerca elétrica) para experimentos de suplementação; e uma confinamento experimental com 16 baias cobertas, de 12m2, para trabalhos de bovinos de leite e de corte. O Setor possui animais canulados (12 bovinos e 6 ovinos) para os experimentos de parâmetros fermentativos e para o fornecimento de líquido ruminal para outras pesquisas do programa. O setor também possui uma estrutura de apoio com tronco de contenção, ordenhadeira mecânica, balança digital, bancadas, freezer, geladeiras e máquina de lavar e sanitários.

O Programa de Pós-Graduação em Zootecnia possui convênios de cooperação com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS Unidade de Aquidauana), Unesp Botucatu e Embrapa Gado de Corte (Campo Grande), para a realização das pesquisas referentes à bovinocultura de leite e bovinocultura de corte e forragicultura (com diversas dissertações defendidas). Gostaríamos de ressaltar que estes setores não pertencem a UFGD, mas como os pesquisadores fazem parte do Programa, e desenvolvem as atividades de pesquisa, orientando e coorientando dissertações há a necessidade de descrever esses locais como sendo setores do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA.

ÁREA DE BOVINOCULTURA DE CORTE (Embrapa – CNPGC): local destinado à avaliação de novas espécies forrageiras, experimentos de valor de cultivo e uso (VCU), experimentos de integração-lavoura-pecuária, além de trabalhos na linha de manejo de pastagem. Possui área total de 80 ha, na qual está dividida em três partes principais: 1) Área de Panicum maximum cv. Mombaça: possui área de 13,5 ha subdividida em 54 piquetes de 0,25 ha cada. Nesta área são desenvolvidos os experimentos com lotação rotacionada; 2) Área com capim-Ipyporã (Brachiria brizantha x Brachiaria ruziziensis): possui área de 10 ha subdividida em 6 piquetes para o desenvolvidos os experimentos com lotação contínua; 3) Área de B. brizantha e B. decumbens: possui 56,5 ha e, é utilizada para dar suporte aos experimentos de pesquisa. Todos os piquetes possuem rede de água, bebedouro de concreto, cocho para suplementação e área de sombra. Anexo a esse setor existe uma central de manejo com balança eletrônica, tronco de contenção e embarcadouro. Atualmente o rebanho é de 210 animais vindos do rebanho geral da Embrapa Gado de Corte (Nelore e Brangus).

 

A Unidade II da Universidade Federal da Grande Dourados permite aos docentes e discentes da instituição, acesso livre a internet (via cabo ou “wireless”/eduroam) em todas as dependências da Universidade, permitindo assim comunicação com qualquer outra instituição do Brasil e do mundo, além de total acesso ao Portal Periódicos da Capes. O acesso ao portal de Periódicos da CAPES pode ser feito pelos docentes e discentes de maneira remota, pois o provedor de Identidade da UFGD foi completamente integrado à Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) da CAPES. Isto facilita a busca de informação dos docentes e alunos, sem a necessidade de o pesquisador estar conectado à rede física da UFGD.

A UFGD oferece à sua comunidade a possibilidade de realizar transferência de informação através de salas de videoconferência de alta definição. Esta tecnologia permite o contato dos docentes do programa com pesquisadores de diferentes regiões do Brasil e do mundo, facilitando assim a participação destes nas bancas de defesa e reuniões científicas do programa. O programa tem acesso sala de vídeo conferência da BIBLIOTECA CENTRAL, que consta com:

01 Sistema de Vídeo Conferência de alta definição (Yealink-VC400) com Codec, Câmera e microfone, além de um Televisor LED 46”.

Existem dois laboratórios exclusivos dos docentes e discentes da FCA. Composto por 39 microcomputadores ligados em rede e que são utilizados para aulas e trabalhos de pesquisa.

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DA FCA: Laboratório com 25 (vinte e cinco) computadores de uso individual, todos com conexão a internet ADSL e impressora ligada em rede. Seis Notebook e Seis aparelhos de Projetor Multimídia (data show).

SOFTWARES INSTALADOS NOS RESPECTIVOS LABORATÓRIOS: Sistema Operacional Windows 10 Professional 64 bits; Internet Explorer/Mozilla Firefox/ Google Chrome; LibreOffice; SAS; R; Auto Cad; Skype; SAEG; Estat; Anti-Vírus; Compactador de Arquivos; Adobe Acrobat; Maple; Google Earth;

Complementando essa infraestrutura, a FCA possui salas específicas para os docentes (permanentes, visitantes e colaboradores) e alunos de Pós-Doutorado, com microcomputadores que usufruem dos recursos disponíveis da rede da UFGD.

 

A parceria entre a universidade e iniciativa privada é fundamental para a realização de algumas pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia. Sabe-se que algumas áreas de pesquisa como, por exemplo, a linha de pesquisa em “Ambiência, bem-estar e comportamento animal”, precisa avaliar os animais em condições que reflitam a realidade da criação. Desta forma, as pesquisas acabam sendo realizadas nas granjas que possuem o sistema de integração (descrito no item intercâmbio e parcerias). Essa parceria vem sendo muito benéfica, pois a instituição usufrui da estrutura das granjas e abatedouros e, as empresas acabam absorvendo as tecnologias criadas pelo programa, juntamente com o a mão de obra formada pelo programa (muitos alunos trabalham ou são contratados por essas empresas após a conclusão do curso).

A área de “Avaliação dos Impactos Ambientais, Econômicos e Sociais na Agropecuária e Agroindústria Regional”, também necessita de parceria com várias instituições de pesquisa do Brasil e do exterior, principalmente nos trabalhos de ciclo de vida e estimativa das emissões de gases de efeito estufa. Por se tratar de uma área que trabalha com simulações e predições não há a necessidade de grandes estruturas de pesquisa, apenas computadores e softwares específicos para a condução dos trabalhos (descritos no item recursos de informática).

Na fazenda experimental licitado os setores de suínos e o confinamento experimental (projeto FINEP- orçado em R$ 1.500.000,00) que teve sua verba suspensa em função do momento de crise que o país enfrenta, e se encontra em fase de adequação do projeto. No projeto o Setor de Suínos terá em atividade dois galpões para crescimento e terminação composto por 12 baias coletivas utilizadas para a realização de pesquisas de desempenho, uma unidade produtora de leitões, galpão de gestação, maternidade e creche, além de uma sala de coleta de sêmen e laboratório de IA. O Confinamento Experimental de Bovinos será composto por 20 baias, com 8 m2/cada, equipadas com cochos e bebedouros individuais, dispostas em dois segmentos de 15 baias, separadas por um corredor central com cobertura. Como apoio será construído uma central de manejo composta por curral, seringa, brete e tronco de contenção e embarcadouro.

Parte dos docentes do programa participam do Projeto institucional de implantação de infraestrutura para pesquisas em pesquisas em Agroenergia, MCT/FINEP/CT-INFRA PROINFRA 01/2006, projeto aprovado sobre referência 0190/07, em 03/07/2007; atuando na avaliação de fontes oleaginosas e seus coprodutos na alimentação animal, com isso o programa tem a disposição, sob coordenação do Prof. Rafael Henrique de Tonissi e Buschinelli de Goes, o Laboratório de avaliação de Coprodutos de Oleginosas, que faz parte dos Laboratórios de Pesquisa em Agroenergia e Conservação Ambiental (LAPAC FINEP I e II).

O Docente do Programa Rafael Henrique de Tonissi e Buschinelli de Goes participa da REDE BIOENERGIA-MS. DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO PARA A ESTRUTURAÇÃO DA CADEIA PRODUTIVA DE BIODIESEL A PARTIR DE ÓLEO MACAÚBA E CRAMBE EM MATO GROSSO DO SUL, projeto aprovado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino , Ciência e Tecnologia do Estado do Mato Grosso do Sul, Edital Chamada FUNDECT/SUCITEC/SEMAC N° 03/2012 / BIOENERGIA-MS, que conta com a participação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB – Campo Grande – MS), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS, Campo Grande – MS), Embrapa Gado de Corte, Universidade de Brasília, Universidade Federal de Viçosa, Fundação MS (Maracaju-MS) e Embrapa Agroenergia.

Além dos laboratórios e setores de pesquisa, os programas de Pós-Graduação da FCA apresentam prédio específico com secretaria, copa, 06 (seis) salas de aula com capacidade para 25 pessoas e (02) duas salas de defesa (capacidade de 25 pessoas). Todas as salas são equipadas com ar condicionado, projetor de multimídia, retroprojetor, projetor de slides e acesso a internet.

Possui também um Anfiteatro climatizado com capacidade para 214 pessoas equipado com projetor de slides, tela de projeção, aparelho multimídia, microfone e som. Este local é utilizado para a realização de palestras, conferências, workshops e defesas de dissertações do programa.


CONTATO

Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364 | Cep: 79.804-970
(67) 3410-2358
pgz@ufgd.edu.br
Fim do conteúdo da página

    Fotos

    Perguntas Frequentes

Será através de processo seletivo para ingresso no mestrado e doutorado, regido por edital publicado pela coordenadoria do programa de pós-graduação em Zootecnia, elaborado de acordo com as normas específicas aprovadas pelo CEPEC.
A seleção dos candidatos inscritos para o Mestrado ou Doutorado, será realizada por uma Comissão Examinadora designada pela Coordenadoria do programa de pós-graduaçãoemZootecnia, constituída especificamente para este fim.
Poderão inscrever-se para a seleção do curso de Mestrado os portadores do diploma de curso superior em Zootecnia ou áreas afins, reconhecido pelo MEC (caso adquirido noBrasil). Para inscrição na seleção do curso de Doutorado, os candidatos precisam ser portadores do diploma de curso superior em Zootecnia ou áreas afins, reconhecido pelo MEC, e portador dediploma de mestrado oriundo de programa reconhecido pela CAPES (caso de adquirido no Brasil). 
No caso de candidatos graduados ou com mestrado concluído em outros países, será exigida cópia legível do diploma de graduação e/ou mestrado autenticada pela repartição consular brasileira no país de origem, ou o selo ou carimbo (apostilamento) dado pela autoridade competente do país de onde o documento é originário, conforme legislação vigente.
Poderão inscrever-se para o processo seletivo candidatos que, apesar de não apresentarem a titulação exigida, estejam aptos a obtê-la antes da primeira matrícula no programa.

Para a conclusão do mestrado, o discente deverá integralizar, no mínimo, 26 (vinte e seis) créditos,assim distribuídos:
I - 14 (quatorze) créditos em disciplinas obrigatórias;
II - 12 (doze) créditos em disciplinas optativas.

Para a conclusão do doutorado, o discente deverá integralizar, no mínimo, 44 (quarentaequatro) créditos, assim distribuídos:
I - 16 (dezesseis) créditos em disciplinas obrigatórias;
II - 28 (vinte e oito) créditos em disciplinas optativas.

O Programa de Pós-graduação em Zootecnia tem a disponibilidade de Bolsas do Programa Demanda Social Capes, distribuídas entre os discente de acordo com a Portaria Capes nº 76, de 14 de Abril de 2010 e as Normas Bolsista do PPGZ.
Há bolsas de outros Órgãos de fomento, obtida através de Edital especifico, exemplo: Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul)

Após a matrícula o(a) discente terá no mínimo de 18 (dezoito) e no máximo de 24 (vinte e quatro) meses para a conclusão do curso de mestrado, e no mínimo de 24 (vinte e quatro) e no máximo de 42 (quarenta e dois) meses para a conclusão do curso de doutorado.