acessibilidade

Início do conteúdo da página

Regime Acadêmico Emergencial por Modalidades e Fases

Última Atualização: 28/06/2021

Olá! Nesta página você fica informado sobre o Regime Acadêmico Emergencial por Modalidades e Fases.

Em fevereiro de 2021, a UFGD adotou o Regulamento Acadêmico por Modalidades e Fases (RAEMF), no qual estão previstas três modalidades de ensino: não-presencial, presencial e híbrido. Conforme os dados da saúde pública nacional e regional, a UFGD pode se enquadrar em uma de quatro fases: verde, amarela, laranja e vermelha. Na fase verde, as atividades de ensino devem ser presenciais. Na fase amarela, as aulas devem ocorrer de forma híbrida, sendo a maioria das atividades presenciais e parte remota. Na fase laranja, as aulas também devem ocorrer de forma híbrida, sendo obrigatório que a maioria das atividades ocorra de forma remota e poucas aulas presenciais. Na fase vermelha, as atividades de ensino devem ser não presenciais. 

A fase de risco é avaliada pela Câmara de Ensino de Graduação (CEG), composta pelos coordenadores dos cursos de graduação, e também pelos membros do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (CEPEC). Essa avaliação deve ser referenciada pelas fases sanitárias do PROSSEGUIR, respaldadas pelos dados das Secretarias de Saúde local, regional e estadual e do Ministério da Saúde; levando em consideração também o andamento do Plano Nacional de Imunização. 

De fevereiro até junho de 2021, a UFGD manteve a fase vermelha, indicando que apenas atividades não presenciais poderiam ser ofertadas. 

Confira na íntegra a resolução que aprova o RAEMF: 
REGIME ACADÊMICO EMERGENCIAL POR MODALIDADES E FASES - GRADUAÇÃO - 2 DE FEVEREIRO DE 2021

Outros documento relevantes:  
CALENDÁRIO ACADÊMICO 2021.1

MEDIDAS DE BIOSSEGURANÇA DA UFGD - 2ª edição - janeiro 2021 


Noticias Portarias e Instruções Normativas Perguntas Frequentes











Regime Acadêmico Emergencial  - ações 2020

Em março de 2020, a UFGD suspendeu o calendário acadêmico, diante da impossibilidade de manter as aulas devido à pandemia. Em julho de 2020, as atividades acadêmicas foram parcialmente retomadas, por meio do Regime Acadêmico Emergencial (RAE), no qual os estudantes de graduação da UFGD podiam escolher entre participar de atividades de ensino remoto, com o objetivo de adiantar algumas disciplinas, ou aguardar a volta das aulas presenciais sem nenhum prejuízo com relação ao prazo máximo para finalizar a graduação. Mesmo com o RAE, a suspensão do calendário acadêmico foi mantida, com o objetivo de não prejudicar os estudantes que não quiseram ou não puderam aderir ao ensino remoto. Dos 8 mil estudantes dos cursos de graduação da UFGD, aproximadamente 4 mil se matricularam em disciplinas disponibilizadas em modelo de ensino remoto. Com o RAE, 356 alunos puderam concluir o curso de graduação e realizar sua formatura em 2020 e 2021. Com a aprovação do RAEMF, as aulas do calendário acadêmico 2020 foram retomadas, 
em 8 de março de 2021.

REGIME ACADÊMICO EMERGENCIAL - GRADUAÇÃO - 29 de junho de 2020 

REGIME ACADÊMICO EMERGENCIAL - PÓS-GRADUAÇÃO - válido de 3 de agosto a 18 de dezembro de 2020 

MEDIDAS DE BIOSSEGURANÇA DA UFGD - 1ª edição - maio 2020

  

UFGD COM VOCÊ

 
Informações sobre o Ensino Remoto na UFGD - Regime acadêmico emergencial junto a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis.

 
Pró-Reitoria de Ensino de Pós Graduação e Pesquisa tira dúvidas sobre o Regime Acadêmico Emergencial na Pós-Graduação

 
Pró-Reitora pro tempore de Ensino de Graduação da UFGD esclarece dúvidas sobre o Regime Acadêmico Emergencial

 
Explicações sobre o ensino remoto na UFGD - Regime Acadêmico Emergencial

 
Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis da UFGD esclarece dúvidas sobre o Retorno das aulas em formato remoto.

 
Reitoria da UFGD esclarece dúvidas a respeito da Bolsa de inclusão digital.

 
Reitoria da UFGD esclarece dúvidas de alunos.

 
Equipe da Reitoria da UFGD esclarece dúvidas de alunos.
 


 

 
 


Fim do conteúdo da página