Evento internacional será realizado de 8 a 17 de dezembro de 2025 no Insper, em São Paulo
O Escritório de Assuntos Internacionais (ESAI) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) parabeniza os três estudantes selecionados para participar da Escola de São Paulo de Ciência Avançada em Mudança de Sistemas e Sustentabilidade (ESPCA), que será realizada entre os dias 8 e 17 de dezembro de 2025, no Insper, em São Paulo (SP).
A ESPCA reunirá pesquisadores e jovens talentos de diversas áreas do conhecimento com o objetivo de discutir soluções inovadoras e integradas voltadas à sustentabilidade e à transformação sistêmica.
Os representantes da UFGD selecionados são:
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Luciele Fioravante Freitas Barbosa, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (PPGAgronegócios) e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES);
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Nelson Tsuji Junior, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (PPGAgronegócios) e também bolsista da CAPES;
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Nycolas Verly da Silva, graduando em Relações Internacionais e bolsista da Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (FUNDECT/MS).
A seleção para a ESPCA é altamente competitiva, envolvendo candidatos de diversas universidades brasileiras e estrangeiras. A aprovação dos três estudantes da UFGD evidencia o reconhecimento da qualidade da formação acadêmica e da produção científica desenvolvidas na instituição, especialmente nas áreas de agronegócios e relações internacionais.
Durante o evento, os participantes receberão uma bolsa destinada a cobrir despesas com alimentação, hospedagem e transporte local.
A Escola de São Paulo de Ciência Avançada em Mudança de Sistemas e Sustentabilidade (ESPCA) tem como propósito fortalecer redes de pesquisa e promover o intercâmbio de conhecimento entre diferentes áreas, contribuindo para o avanço das agendas globais e locais de sustentabilidade.
O Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa), instituição sem fins lucrativos dedicada ao ensino e à pesquisa, é reconhecido pela excelência acadêmica e pela visão integrada das áreas do conhecimento. A escola se destaca na produção de pesquisas acadêmicas e aplicadas, e seus professores e pesquisadores desempenham um papel fundamental na disseminação de dados e conhecimento baseado em evidências. Suas publicações aparecem em periódicos científicos de prestígio internacional, e suas análises técnicas têm orientado governos, empresas e organizações não governamentais, reforçando a missão institucional de transformar o Brasil por meio da educação e da ciência.
