acessibilidade

Início do conteúdo da página
Última Atualização: 29/11/2022

PEC-G - Programa de Estudantes-Convênio de Graduação
 
O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais. Desenvolvido pelos ministérios das Relações Exteriores e da Educação, em parceria com universidades públicas - federais e estaduais - e particulares, o PEC-G seleciona estrangeiros, entre 18 e 25 anos, com ensino médio completo, para realizar estudos de graduação no país.

O aluno estrangeiro selecionado cursa gratuitamente a graduação. Em contrapartida, deve atender a alguns critérios; entre eles, provar que é capaz de custear suas despesas no Brasil, ter certificado de conclusão do ensino médio ou curso equivalente e proficiência em língua portuguesa, no caso dos alunos de nações fora da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).
São selecionadas preferencialmente pessoas inseridas em programas de desenvolvimento socioeconômico, acordados entre o Brasil e seus países de origem. Os acordos determinam a adoção pelo aluno do compromisso de regressar ao seu país e contribuir com a área na qual se graduou.
 
A Inscrição
A inscrição deve ser feita junto às missões diplomáticas brasileiras ou repartições consulares. A data é definida pelo Ministério das Relações Exteriores.
 
Processo Seletivo
Os candidatos de países que não aplicam o CELPE-BRAS, após a Seleção do  PEC-G serão submetidos ao curso de português para estrangeiros e ao exame CELPE-BRAS (apenas uma vez) no  Brasil. A certificação no exame de proficiência em língua portuguesa é condição fundamental para o ingresso na Instituição de Ensino Superior e no Programa de Estudantes-Convênio de Graduação.
 
Pré–seleção
A pré-seleção dos candidatos é feita pelas missões diplomáticas brasileiras que encaminham a relação dos candidatos à (DCE/DCT/MRE).
Para a pré-seleção é necessária a apresentação dos seguintes documentos: declaração de compromisso, histórico escolar do ensino médio, comprovante de capacidade econômica dos pais e responsáveis, acompanhado da declaração de conclusão. Todos eles, com exceção do primeiro, com a devida autenticação do consulado brasileiro. Também é necessária a aprovação no Celpe-Bras para os candidatos não lusófonos.
 
Seleção Final
A Divisão de Temas Educacionais DCT/MRE e a Coordenação-Geral de Relações Estudantis SESu/MEC, assessoradas por uma comissão indicada pelo Fórum de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras; Fórum das Assessorias das Universidades Brasileiras para Assuntos Internacionais e Fórum Nacional dos Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis nos termos da Portaria SESu/MEC Nº 510, de 21 de agosto de 2006, fazem a seleção final, em Brasília. Os resultados são divulgados pelas missões ou representações diplomáticas.

Para mais informações, acesse: http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=530%26id=12276%26option=com_content%26view=article
 
Fonte: Ministério da Educação


PEC-PG - Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação


Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação - PEC-PG, administrado conjuntamente pelo Departamento Cultural (DC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE), pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), constitui atividade de cooperação educacional exercida com países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém Acordo de Cooperação Educacional, Cultural ou de Ciência e Tecnologia.

Objetivando constituir atividade de cooperação educacional com países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordo de Cooperação Educacional, o Programa prioriza os países que apresentem candidatos no âmbito de programas nacionais de desenvolvimento sócio-econômico, acordados entre o Brasil e os países interessados, por via diplomática.

O PEC-PG contribui para a formação de recursos humanos, por meio da concessão de bolsas de mestrado (até 24 meses) e doutorado (até 48 meses) para realização de estudos de estudantes estrangeiros em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras que emitam diplomas de validade nacional, em programas de Pós-Graduação com nota igual ou superior a 03 (três), segundo classificação estabelecida pela CAPES.

O Programa visa ainda ao aprimoramento da qualificação de professores universitários, pesquisadores, profissionais e graduados do ensino superior que possam contribuir para o desenvolvimento de seus países.

O processo seletivo para participação no Programa é regulado por edital específico publicado anualmente e coordenado pela CAPES.


Programa de Apadrinhamento Voluntário de Alunos Estrangeiros
 
O Programa de Apadrinhamento Voluntário de Alunos Estrangeiros da UFGD surgiu com o objetivo de facilitar a imersão dos estudantes estrangeiros em nossa cultura local e auxiliá-los nas questões burocráticas e práticas do dia-a-dia. Além disso, o Programa tornou-se uma excelente oportunidade para ampliação do horizonte cultural e aprimoramento linguístico e pessoal de nossos alunos.
 
O Perfil do Aluno Padrinho
 
Basicamente, para ser padrinho ou madrinha, o(a) aluno(a) da UFGD precisa:
 
  1. Ser comunicativo e ter domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira, caso queira apadrinhar alunos de países não lusófonos;
  2. Estar aberto a novas experiências culturais e saber respeitar as diferenças e lidar com situações inusitadas;
  3. Ter um bom relacionamento com as pessoas em geral, ser cordial e responsável.
  4. Conhecer alguns pontos turísticos para visitação em Dourados, bem como o funcionamento do transporte urbano;
  5. conhecer o funcionamento da UFGD.

Para se cadastrar no programa preencha o seguinte formulário de cadastro.

Para mais informações entre em contato diretamente com o ESAI.
Fone: +55 (67) 3410-2746
E-mail: esai@ufgd.edu.br
Horário de Atendimento: 7h às 19 h, de segunda-feira a sexta-feira 
 


CONTATO

 Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364 | Cep: 79.804-970
Centro de Convivência
Dourados-MS

+55 (67) 3410-2746/ 2794
esai@ufgd.edu.br
esai.mobility@ufgd.edu.br

Horário de Atendimento: 7h às 19h
Fim do conteúdo da página