O engenheiro agrônomo é o profissional capacitado para produção de alimentos de origem vegetal e animal, assim como sua transformação, comercialização, assistência técnica e gerenciamento de todos os setores ligados à cadeia produtiva e do agronegócio utilizando os recursos naturais renováveis de forma sustentável. Sua atuação se estende às áreas de consultoria, gestão de propriedades, pesquisa, ensino superior e formação profissional, indústrias de fertilizantes, defensivos agrícolas, herbicidas, alimentos, armazenamento, mecanização agrícola, irrigação e drenagem, cooperativa agrícola, como técnico de bancos e cooperativa de crédito, técnico de serviço federal, estadual e municipal (fiscalização), serviços ambientais e da reforma agrária. O mercado de trabalho está aquecido para esse profissional, não somente devido ao crescimento da demanda mundial por alimento, mas também devido às características do Brasil com forte potencial agrícola (cerca de 5,3 milhões de propriedades rurais) e grande diversidade de exploração agropecuária. A variedade de suas propriedades agrícolas leva à necessidade do desenvolvimento e inserção de produtos competitivos no mercado nacional e principalmente para exportação.
O Curso de Agronomia da UFGD visa a formação de profissionais Engenheiros Agrônomos com capacitação superior para atuar junto aos meios de produção, pesquisa, ensino e extensão agropecuários e agroindustriais com capacidade técnico-científica e responsabilidade social, aptos a promover, orientar e administrar a utilização e otimização dos diversos fatores que compõem os sistemas de produção, transformação e comercialização, em consonância com os preceitos de proteção ambiental, além de planejar, pesquisar e aplicar técnicas, métodos e processos adequados à solução de problemas e à promoção do desenvolvimento sustentável. O projeto pedagógico do curso foi elaborado de modo a fornecer aos seus acadêmicos os conhecimentos e habilidades necessários à concepção e à prática da engenharia agronômica, capacitando o profissional a adaptar-se de modo flexível, crítico e criativo às novas situações.
INFORMAÇÕES DO CURSO
Modalidade: Presencial Grau de habilitação: Bacharelado Duração: 5 anos Turno: Integral Vagas: 50 vagas
CONTATO
Rodovia Dourados-Itahum, Km 12, Cidade Universitária | Caixa Postal 364, Dourados-MS | Cep: 79.804-970
(67) 3410-2355 fca.secgrad@ufgd.edu.br
Horário de atendimento: Das 7h às 19h, de segunda à sexta-feira.
A seleção de novos estudantes é feita por meio dos Processos Seletivos de Vestibular, SISU, Transferência Voluntária, Acolhida Humanitária e Portador de Diploma. Os processos seletivos para ingresso de novos estudantes na UFGD são regidos por edital próprio, que define as regras para participação e o cronograma da seleção. As publicações relacionadas à seleção de novos estudantes podem ser acessadas pela página do Centro de Seleção da UFGD.
Alunos regulares de outros cursos de graduação na UFGD podem participar da Mobilidade Acadêmica Interna, contudo, nem todos os períodos letivos são oferecidas vagas para nosso curso nesta modalidade. As notícias sobre o Processo Seletivo de Mobilidade Acadêmica Interna (PSMAI) podem ser acompanhadas na página da Pró-Reitoria de Graduação, clicando AQUI.
O público geral também pode participar dos Editais de Matrícula como Aluno Especial, cursando disciplinas específicas durante um período letivo. Nem todos os períodos letivos são oferecidas vagas para nosso curso nesta modalidade. As notícias sobre Aluno Especial podem ser acompanhadas na página da Pró-Reitoria de Graduação, clicando AQUI.
Todos os cursos de graduação oferecidos pela UFGD são gratuitos.
Todas as informações referentes ao ínicio e término de cada período letivo constam no Calendário Acadêmico.
Neste documento, você também pode consultar os períodos de matrícula dos alunos regulares (veteranos), prazos para trancamento de matrículas, para aproveitamento de estudos, e outras informações importantes.
O Programa de Assistência Estudantil Atendimento Psicossocial visa desenvolver ações de orientação e assistência psicossocial aos estudantes, contribuindo para a superação de suas dificuldades sociais e psicológicas. O atendimento é realizado por meio de psicoterapia breve e Plantão Psicológico, com foco nas dificuldades emocionas, psíquicas e sociais que estejam prejudicando o desempenho acadêmico e os relaconamentos interpessoais no âmbito da Universidade. Também são promovidas campanhas psicoeducativas, rodas de conversa e grupos de apoio, como forma de previnir o adoecimento e promover a saúde mental. ACESSE MAIS INFORMAÇÕES AQUI.
O período letivo especial ocorre no interstício de tempo situado entre um semestre letivo e outro (durante os recessos acadêmicos entre semestres letivos regulares). Serve para atender demandas EXCEPCIONAIS como:
I – impossibilidade de oferecimento de disciplinas obrigatórias durante o ano letivo normal por falta de professor;
II – reprovação em até 03 (três) disciplinas obrigatórias para o discente que necessita de integralização curricular e depende somente dessas disciplinas;
III – alteração na estrutura curricular e necessidade de adaptação à nova estrutura;
IV – elevado índice de retenção.
Os alunos devem preencher Requerimento, explicar a necessidade do oferecimento, e entregar na Secretaria do curso por e-mail (fca.secgrad@ufgd.edu.br).
A quantidade mínima de alunos por turma em uma disciplina oferecida no período letivo especial não deve ser inferior a 05 (cinco), com exceção para o aluno que se enquadre na condição do Inciso II do Art. 95 do Regulamento Geral dos Cursos de Graduação.
Cada aluno poderá obter matrícula em apenas uma disciplina por período letivo especial, com exceção para o aluno que se enquadre na condição do Inciso II do Art. 95 do Regulamento Geral dos Cursos de Graduação.
Um componente curricular é pré-requisito de outro, quando o conteúdo programático do primeiro é indispensável para o aprendizado do conteúdo programático do segundo. Dessa forma, a matrícula no segundo componente curricular fica condicionada à aprovação no primeiro.
Excepcionalmente, o aluno pode solicitar quebra de pré-requisito quando, somadas todas as disciplinas não-cursadas, for possível concluir o curso em um semestre letivo.
Para solicitar, o aluno deve preencher o Requerimento e entregar na Secretaria do Curso (fca.secgrad@ufgd.edu.br).
Todo ano o MEC publica uma portaria com os cursos que serão avaliados e dos alunos aptos a participar da prova. Se você constar nessa lista, a realização da prova é requisito obrigatório para a conclusão de curso. Caso o aluno inscrito não realize a prova, deverá elaborar uma justificativa fundamentada e documentada, dentro do prazo pré-estabelecido, que será avaliada por uma comissão. Até que regularize sua situação, o aluno em situação irregular com o ENADE não conclui o curso e nem pode colar grau. Também é obrigatório que os acadêmicos respondam o Questionário do Estudante do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Caso contrário, ainda que tenha feito a prova, o acadêmico não constará no Relatório de Regularidade com o ENADE.
Os contatos da Secretaria e Coordenação do Curso estão disponíveis AQUI.
Consulte também as orientações e a área de "perguntas frequentes" na página da Secretaria Acadêmica da FCA.
Informações comuns à toda UFGD estão disponíveis na página de Perguntas Frequentes da Universidade.
Se ainda assim não conseguir encontrar o que procura, utilize o Canal Fala.BR. Nesta plataforma, você pode fazer pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local, a partir de um único cadastro.
Para mais orientações sobre como utilizar o Canal Fala.BR, veja a página da Ouvidoria da UFGD.
Conforme o RGCG, após sua aprovação o plano de ensino não deverá sofrer alterações, se isto ocorrer por motivos relevantes e indispensáveis à sua execução, será imprescindível a aprovação das alterações.
No caso das alterações para correções do Plano de Ensino já aprovado pelo Conselho Diretor, o professor deve procurar a Coordenação do Curso com as devidas justificativas para abertura de processo administrativo.
Conforme o Art. 169 do RGCG, o professor deverá solicitar as alterações necessárias por escrito, com justificativa sobre o ocorrido e anexar ao pedido os documentos comprobatórios. Deverá encaminhar essa documentação à Direção da Faculdade (fca@ufgd.edu.br) para abertura de processo administrativo.
Entre em contato através do e-mail reservasfca@ufgd.edu.br, informando a data, se VGA/HDMI e a finalidade de utilização do equipamento para receber as orientações.
É importante organizar-se para que a solicitação seja feita com no mínimo cinco dias úteis de antecedência.