O curso de Letras começou a funcionar em 1971 e, desde sua implantação, vem atendendo às necessidades da comunidade douradense e de municípios circunvizinhos, especialmente, no que se refere ao aprimoramento da formação de professores de Língua Portuguesa, de Literaturas de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa na Educação Básica (5ª série a 8ª série; 6º ano ao 9º ano; e ensino médio). Objetivando estender a sua área de abrangência, foi implantada a habilitação em Português/Literatura e, em 2000, a modalidade Bacharelado com habilitação em Tradutor e Intérprete e Secretário Bilíngue, com opções em Língua Espanhola e Língua Inglesa.
A implantação dessas habilitações procurava atender às reivindicações da comunidade e responder à tendência nacional de ampliação do campo de trabalho do profissional de Letras. Considerou-se, ainda, a localização geográfica do Estado de Mato Grosso do Sul e a sua importância no contexto econômico-cultural em relação aos países do Cone Sul. Em 2008, inicia-se um processo de reestruturação dos cursos em toda a UFGD tendo em vista a proposta de reestruturação e expansão da universidade (REUNI) à qual a UFGD aderiu. O curso de Letras da FALE, aderindo a essa proposta, faz algumas alterações na estrutura curricular das duas habilitações que oferece.
O curso tem procurado desenvolver um trabalho integrado com a comunidade visando propiciar o contato dos acadêmicos e dos professores das redes pública e privada de ensino, com especialistas das áreas de Línguas, Linguística e Literaturas e seus respectivos estudos, de maneira que os participantes possam confrontar a sua prática com novas informações e, a partir daí, repensar sua postura e sua ação enquanto profissionais da área de Letras. Essa integração tem sido efetivada mediante a promoção de cursos de extensão, seminários, encontros, assessorias com a participação, inclusive, de docentes de diferentes Instituições de Ensino Superior do País.
Com vistas, ainda, a atender às reivindicações da comunidade, a Faculdade promoveu diversos cursos de pós-graduação lato senso e oferta o Mestrado em Letras, com área de concentração em Literatura e Práticas Culturais e Linguística e Práticas Culturais e Transculturalidade. No que se refere à pesquisa, docentes têm desenvolvido pesquisas ligadas tanto à capacitação docente quanto às linhas de pesquisa da FALE, assim como orientado projetos de Iniciação Científica.
- ARTES CÊNICAS -
A graduação em Artes Cênicas é oferecida desde 2009 e possibilita ao estudante o contato com as linguagens da cena contemporânea. Desde o início do curso, a formação prática e teórica possibilita aos estudantes a vivência teatral em trabalhos experimentais sob a orientação dos professores e a reflexão sobre o fenômeno do teatro e suas dimensões estética, histórica e social. Entre seus principais objetivos está a formação de profissionais – artistas, professores, pesquisadores e produtores que possam contribuir para o desenvolvimento cultural e artístico da região de Mato Grosso do Sul. Quem opta pelo bacharelado pode trabalhar como ator, diretor de espetáculos, cenógrafo, figurinista, agente cultural e etc. Já o licenciado pode atuar como professor de teatro em vários contextos: escolas públicas e/ou particulares, associações, entidades não governamentais, entre outros. Independentemente da habilitação escolhida, o aluno cursará disciplinas como: história do teatro, dramaturgia, encenação, atuação, técnicas e poéticas do corpo e da voz.
- ESCRITA CRIATIVA -
O Curso Superior de Tecnologia em Escrita Criativa é de natureza transdisciplinar e abarca as áreas de Letras, Artes e Humanidades em geral. O foco do curso é a produção de textos, entendendo por “texto” não apenas o conjunto das palavras escritas em livro, folheto, documento etc. ou a redação original de qualquer obra escrita, mas, de modo amplo, qualquer forma de comunicação que possa ser interpretada como significativa. Assim, o texto pode ser matéria-prima para a elaboração de imagens, para a comunicação em gestos, para a composição de sons, roteirização de vídeos e quaisquer outros elementos que possam ser lidos e interpretados como um todo coerente. O curso forma profissionais capacitados para o trabalho com produção de textos em variados gêneros e estilos. O profissional egresso poderá atuar como produtor, revisor e preparador de conteúdo comunicacional em mídias impressas, digitais e ambientes audiovisuais. A formação profissional é voltada para competências na realização da produção textual e visual para eventos artísticos e acadêmicos, livros e manuscritos, curadoria artística e editoração geral. O egresso pode também desenvolver uma carreira no âmbito de editoras, assessoria textual midiática em prefeituras, empresas, sindicatos, ONGs, igrejas, assessoria de produtoras culturais, entre outros.
Para realizar reservas de salas na FALE, preencha o formulário de reserva (CLIQUE AQUI).
Para efetuar reservar no NAC (Núcleo de Artes Cênicas) - enviar email para: nac@ufgd.edu.br
CONTATO
Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364 | Cep: 79.804-970
Fone: (67) 3410-2010
E-mail: fale@ufgd.edu.br