acessibilidade

Início do conteúdo da página
Última Atualização: 30/01/2024

 MUSEU DA BIODIVERSIDADE  

O Museu da Biodiversidade (MuBio), é unidade de pesquisa, ensino e extensão, integrante da estrutura da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais (FCBA) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), na forma do disposto na Resolução nº 26/2005, de 20 de junho de 2005.
O MuBio tem como finalidade realizar pesquisa, promover a inovação científica, formar recursos humanos, conservar acervos e comunicar conhecimentos nas áreas de Ciências Naturais e Humanas relacionadas aos Biomas Atlântico, Cerrado e Pantanal brasileiros.
Quanto à sua organização o Museu da Biodiversidade possui, já estruturado, uma coleção de Entomologia (insetos) e o Herbário (Botânica).

 

 HERBÁRIO DDMS 

O Herbário DDMS foi fundado em 2004 pelo Departamento de Biologia do Campus de Dourados da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Em 2006 o Campus de Dourados foi transformado na Universidade Federal da Grande Dourados, ficando o Herbário incorporado a esta instituição.
Apesar de ser fundado em 2004, os primeiros materiais incorporados foram de coletas realizadas em 1996 por iniciativa da Dra. Ivonete Marcante Contato (In memorian), que realizou as primeiras coletas sistematizadas para Microrregião de Dourados.
Atualmente, o Herbário DDMS faz parte do Museu de Biodiversidade da UFGD (MuBio) e possui cadastrado junto ao Index Herbariorum e à Rede Brasileira de Herbário. Além disso, o Herbário DDMS conta com um curador responsável pela coleção, um técnico de acervo, que faz a manutenção e documentação da coleção, bem como com estagiários que são treinados quanto ao processo de gerenciamento de coleções científicas.
O Herbário DDMS tem como principal objetivo receber e conservar amostras da biodiversidade vegetal da região. O acervo atende tanto às atividades de pesquisa científica (monografias de conclusão de curso de graduação, além de dissertações e teses  de Doutorados tanto da UFGD como de outras instituições), quanto presta serviço na área de extensão e ensino, realizando determinações de espécimes para a comunidade e atuando na educação ambiental voltada às escolas.
A coleção do Herbário DDMS conta atualmente com cerca de 10.000 amostras registradas dentre criptógamas (plantas sem órgãos reprodutivos evidentes) e fanerógamas (plantas com órgãos reprodutivos evidentes). Além disso, conta com pequenas coleções de frutos (carpoteca) e sementes (espermateca). A maioria dos espécimes depositados na coleção são proveniente do Cerrado e das Florestas Estacionais Semideciduais da região, mas conta também com coletas provenientes do Pantanal, do Chaco e de Florestas Estacionais Deciduais da Serra da Bodoquena. Em menor número, mas ainda significativo, a coleção possui amostras de outros 11 estados brasileiros e outros países como Paraguai e Guiana Francesa. Mais recentemente, em 2022, a coleção da UNIDERP (campus Agrárias) com cerca de 9.000 exsicatas foi incorporada ao Herbário DDMS e está em processo de informatização.
A consulta da coleção é aberta a docentes, alunos de graduação, pós-graduação e pesquisadores da UFGD ou outras pessoas vinculadas ao ensino e pesquisa, desde que previamente identificadas, sendo necessário o agendamento da consulta via e-mail ou telefone.

 

ORIENTAÇÕES DE PROCEDIMENTOS DE DEPÓSITO E UTILIZAÇÃO DO ACERVO DO HERBÁRIO DDMS

  • Todo material coletado deve ser devidamente prensado conforme orientações expressas no MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA HERBÁRIO (Peixoto & Maia, 2013 - disponível neste link). A prensa pode ser colocado nas estufas disponíveis na FCBA para secagem, acompanhada de ficha para identificação e rastreamento, que deve conter NOME DO RESPONSÁVEL, DATA DE ENTRADA DATA ESTIMADA DE SAÍDA. O processo de herborização (prensagem e secagem), incluindo a retirada do material da estufa, é de responsabilidade do(a) pesquisador(a).

  • As exsicatas a serem incorporadas devem preferencialmente consistir de material fértil, isto é, as coletas devem apresentar flores e/ou frutos ou outras estruturas reprodutivas, de forma a constituir material científico representativo. A incorporação de material estéril, isto é, sem estruturas reprodutivas associadas, deve ser evitada, tendo a Curadoria a prerrogativa de REJEITAR A SUA INCORPORAÇÃO.

  • O(a) pesquisador(a) responsável pelo material deverá providenciar a disponibilização dos dados em PLANILHA DIGITAL. O modelo pode ser baixado neste link. É DE SUMA IMPORTÂNCIA MANTER A FORMATAÇÃO DA PLANILHA CONFORME EXEMPLOS FORNECIDOS (veja os campos preenchidos em vermelho). As colunas marcadas em VERDE são de preenchimento obrigatório. A Curadoria tem a prerrogativa de devolver a planilha para eventuais ajustes.

  • O material fornecido pelo(a) pesquisador(a) deve estar devidamente prensado, seco e acondicionado em jornal (ou papel similar) com as seguintes informações a lápis de carbono ou cera na margem superior do papel: as INICIAIS DO COLETOR e o NÚMERO DO COLETOR. Dessa maneira, será possível associar o material coletado com as informações da planilha eletrônica. A Curadoria tem a prerrogativa de REJEITAR A SUA INCORPORAÇÃO caso isso não seja atendido.

  • AS ETIQUETAS SERÃO GERADAS PELA EQUIPE DO HERBÁRIO DDMS. No entanto, o material deverá ser MONTADO PELO(A) RESPONSÁVEL, dependendo da quantidade do material. Se for pouco material, a equipe do Herbário DDMS fará a montagem. Será fornecido todo o material e treinamento para a montagem adequada do material, que ocorrerá nas dependências do Herbário DDMS.

  • O número de tombo somente será fornecido após o material passar por todo o processo de incorporação na coleção, que leva cerca de 20 dias.

  • Visita para consulta da coleção do Herbário DDMS são bem vindas e podem ser agendadas previamente por meio dos contatos abaixo.

  • CADASTRE O SEU PROJETO OU SUBPROJETO junto ao Herbário DDMS caso algum serviço oferecido pela equipe tenha sido utilizado. Isso é importante para diagnosticar o impacto da atuação das atividades do Herbário DDMS junto à comunidade, bem como estimar as demandas requeridas da comunidade da UFGD e externa - Cadastro neste link.

  • A coleção que já foi informatizada do Herbário DDMS pode ser consultada por meio do JABOT, bem como por meio do SpeciesLink (utilizar acrônimo DDMS). 


Links importantes

 

ADMINISTRAÇÃO (Herbário DDMS)
Telefone:     (67) 3410-2199
Curador:       Dr. Augusto Giaretta de Oliveira (augustooliveira@ufgd.edu.br)
Técnico:       Msc. Emerson Pereira da Silva (emersonsilva@ufgd.edu.br)
Endereço:    Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais FCBA/UFGD, Unidade II, Sala 23A - Rodovia Dourados Itahum Km 12 - Caixa Postal 364. CEP: 79.804-970.
Instagram:   @herbarioddms
Contato:       herbarioddms@gmail.com

 

 ENTOMOLOGIA 

As Coleções Entomológicas têm por objetivos:
- Documentar a diversidade de insetos que ocorrem no Brasil, com ênfase à entomofauna dos Biomas Atlântico, Cerrado e Pantanal brasileiros;
- Servir de apoio didático-pedagógico às disciplinas dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da FCBA-UFGD;
- Difundir e tornar público conhecimentos sobre a entomofauna brasileira, por meio da visitação de pesquisadores, alunos, professores das escolas da rede oficial de ensino e da comunidade em geral e através da disponibilização de informações eletrônicas.

Dentre as finalidades da coleção entomológica está a manutenção dos “tipos” que serviram de base para a descrição de novas espécies (holótipos, parátipos, lectótipos, paralectótipos, neótipos e síntipos), bem como o deposito de espécimes testemunha (voucher specimens) de táxons de insetos, cujos aspectos bioecológicos foram resultados de pesquisas científicas da UFGD e de outras instituições de pesquisa da Região Centro-Oeste e do Brasil. Além disto, servir de base para a identificação de insetos, proporcionar material para revisões de grupos taxonômicos e trabalhos científicos, bem como receber doações de coleções científicas públicas ou particulares.

 

ADMINISTRAÇÃO (Entomologia)
Telefone:     (67) 3410-2199
Curador:      Dr. Fabricio Fagundes Pereira

Contato:       fabriciofagundes@ufgd.edu.br       
Endereço:    Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais FCBA/UFGD - Rodovia Dourados Itahum Km 12 - Caixa Postal 364. 
CEP: 79.804-970.


CONTATO

Direção: Profa. Danielle Marques Vilela
E-mail: fcba.direcao@ufgd.edu.br

Secretaria Administrativa: Cibele Lima Arevalo Matos
E-mail: fcba@ufgd.edu.br
Telefone: 67 3410-2256

Coordenadoria Administrativa: Tatiane Valéria Rodrigues
E-mail: fcba.cad@ufgd.edu.br
Telefone: 67 3410 2192

Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364 | Cep: 79.804-970
Dourados - Mato Grosso Do Sul

Fim do conteúdo da página