acessibilidade

Início do conteúdo da página
Última Atualização: 26/02/2023

MESTRADO E DOUTORADO EM AGRONOMIA

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia foi implantado no ano de 1994, com o Doutorado recomendado pela Capes em 2002. Ambos os cursos têm área de concentração em Produção Vegetal e tem por objetivo capacitar profissionais na área de ensino e pesquisa capazes de desenvolver tecnologias voltadas à sustentabilidade da produção vegetal e a geração de conhecimento científico relacionado ao uso racional dos recursos naturais e tecnológicos na agricultura. Uma das principais missões do programa é formar profissionais de excelência na área de produção vegetal, aptos a explorar de forma racional e sustentável a potencialidade agrícola em sua área de abrangência profissional. As pesquisas e estudos desenvolvidos pelos docentes e discentes do programa fornecem subsídios para o aumento da produtividade agrícola de Mato Grosso do Sul e regiões vizinhas, possibilitando que o Estado se torne um centro de produção e difusão de tecnologias agrícolas de grande aplicabilidade à região.


LINHAS DE PESQUISAS DEFINIDAS EM REGULAMENTO APROVADO EM 2019.

Ecofisiologia no desenvolvimento de Plantas: Engloba integração entre as práticas culturais associadas à fisiologia da planta, aos fatores ambientais, a seleção de cultivares, melhoramento genética, objetivando maximizar a produção das culturas, e áreas afins.

Manejo integrado de pragas, doenças e plantas daninhas: Engloba projetos de pesquisas relacionados a amostragem e monitoramento de insetos e plantas daninhas; controle biológico e o manejo integrado; inseticidas, herbicidas e o manejo integrado; controle das enfermidades das plantas; epidemiologia e controle e manejo e áreas afins.

Sistemas integrados de produção vegetal: Engloba cultivos agrícolas, horticultura, plantas nativas, plantas medicinais, fertilidade e nutrição de plantas, manejo e conservação do solo e áreas afins.

Produção e Tecnologia: Engloba projetos nas áreas de mecanização, agricultura de precisão, pós-colheita de produtos agrícolas, irrigação, métodos e práticas de conservação do solo, energia na agricultura, ambiência rural e áreas afins.


CONTATO

Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364 | Cep: 79.804-970
(67) 3410-2448
(67) 3410-2357
pgagro@ufgd.edu.br
Fim do conteúdo da página