Análise E Avaliação de Políticas Públicas de Educação
Educação (60 hs)
EDUCAÇÃO (60 hs)
4
Doutorado
Mestrado
Abordagens teórico-metodológicas da análise e avaliação de políticas públicas, suas ferramentas, limites e possibilidades, com especial atenção aos enfoques da política educacional.
Atividades Supervisionadas de Doutorado
Educação (150 hs)
10
Doutorado
Não se aplica
Atividades Supervisionadas de Mestrado
Educação (75 hs)
5
Mestrado
As Atividades Supervisionadas visam enriquecer e diversificar a estrutura curricular do Mestrado em Educação, propiciando aproveitamento de conhecimentos e práticas de caráter técnico-científico vivenciadas pelo mestrando, que orientem-se para a atividade-fim do curso.
Avaliação e Monitoramento da Educação
Educação (60 hs)
Educação (60 hs)
4
Mestrado
Doutorado
Enfoque teórico-metodológico, político-administrativo e pedagógico da avaliação e monitoramento educacionais, com especial atenção à avaliação em larga escala, avaliação de sistemas e avaliação institucional. Análise crítica de práticas e usos da avaliação e das abordagens do tema na pesquisa educacional.
Docência no Ensino Superior
Educação (60 hs)
Educação (60 hs)
4
Mestrado
Doutorado
Saberes, pensamento, identidade e formação de professores. Docência e construção do conhecimento profissional: as diferentes teorias. Tendências de formação e políticas de currículo. Teorias do conhecimento e decorrências didáticas. Organização, desenvolvimento e avaliação do trabalho pedagógico no ensino superior.
Educação, Formação de Professores e Práticas Educativas
Educação (60 hs)
4
Mestrado
Doutorado
Caracteriza a formação docente no Brasil, entendida como campo do conhecimento da pesquisa em Educação. Aborda as tendências investigativas sobre a formação de professores para a Educação, destacando os principais modelos de formação de professores na sociedade contemporânea, as políticas educacionais que estruturam esse processo abrangendo as mudanças na educação e seus rebatimentos para a formação docente, o lócus da formação docente, as Diretrizes Curriculares para a formação de professores, bem como os pressupostos teórico-metodológicos que orientam a formação de professores na contemporaneidade, procurando refletir sobre as atuais tendências de formação de professores, a partir do exame de seus pressupostos epistemológicos e seus métodos.
Educação e Paradigmas do Conhecimento I
Educação (75 hs)
Educação (75 hs)
5
Mestrado
Doutorado
A disciplina propõe uma reflexão sobre paradigmas do conhecimento e sua relação com a Educação. Analisa os fundamentos epistemológicos da dinâmica de construção, legitimação e difusão do conhecimento científico. Focaliza diferentes concepções relacionadas à história, natureza, sociedade e ao alcance dos processos de integração inter e transdisciplinar no campo das ciências humanas e sociais, sobretudo da Filosofia e da teoria do conhecimento. Busca fornecer subsídios para a maturação progressiva dos projetos de dissertação dos mestrandos e doutorandos.
Educação e Paradigmas do Conhecimento II
Educação (75 hs)
5
Doutorado
A disciplina propõe um aprofundamento para os doutorandos da reflexão sobre conhecimento e Educação. Analisa as matrizes cognitivas contemporâneas e suas implicações educacionais, sobretudo de correntes e autores contemporâneos cujas reflexões teóricas deram uma contribuição importante para pensar a relação indivíduo-sociedade-natureza e educação. Busca fornecer subsídios para a fundamentação teórica e diálogo metodológico com projetos de tese dos doutorandos, por meio do debate sobre autores contemporâneos, sobretudo da sociologia e teoria do conhecimento.
Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação
Educação (60 hs)
Educação (60 hs)
4
Mestrado
Doutorado
A disciplina propõe uma reflexão sobre a relação entre educação e tecnologias da informação e comunicação. Analisa aspectos teórico-conceituais do papel das TIC na sociedade contemporânea e seus impactos sobre os processos educacionais, numa perspectiva interdisciplinar. Aborda temáticas como economia política da comunicação e cultura, redes de informação e comunicação, sociedade do conhecimento e inclusão digital.
Educação Especial e Inclusão
EDUCAÇÃO (60 hs)
Educação (60 hs)
4
Mestrado
Doutorado
A disciplina aborda os aspectos epistemológicos, filosóficos, históricos e sócio-culturais do movimento de inclusão e as relações que permeiam o cotidiano escolar e fundamentam a educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Analisa as práticas pedagógicas no contexto escolar, o atendimento educacional especializado, a formação dos profissionais da educação e a constituição da rede de apoio à inclusão educacional.
Educação, Identidade e Diversidade
EDUCAÇÃO (60 hs)
Educação (60 hs)
4
Mestrado
Doutorado
A disciplina propõe reflexões sobre a relação entre educação, identidade e diversidade. Analisa os conceitos de identidade e de diversidade à luz das principais perspectivas teóricas da área. Discute temas relativos à diversidade social, cultural, ideológica e étnico-racial no contexto dos processos educativos.
Elaboração da Dissertação
EDUCAÇÃO (480 hs)
32
Mestrado
A defesa de dissertação é a fase final do Curso e somente poderá ser requerida pelo Orientador à Coordenadoria do Programa após o aluno ter cumprido as seguintes exigências: I. Ter sido aprovado no exame de língua estrangeira; II. Ter cumprido todos os créditos obrigatórios em disciplinas e atividades; III. Ter sido aprovado no Exame de Qualificação; IV. Ter depositado na secretaria do Mestrado os exemplares da dissertação. A defesa da dissertação será pública e se fará perante uma Comissão Examinadora composta de 02 (dois) examinadores portadores do grau de Doutor ou equivalente, sendo um do Programa e o outro externo, indicados pela Coordenadoria do Programa, além de, obrigatoriamente, o professor orientador, ou, em caso excepcionais, seu representante, que presidirá a Comissão. Será considerado aprovado ou reprovado na defesa da dissertação o aluno de acordo com o julgamento dos membros da Comissão Examinadora, sem que seja atribuído conceito.
Elaboração da Tese
Educação (750 hs)
50
Doutorado
Não se aplica
Estado e Políticas Públicas de Educação
Educação (60 hs)
EDUCAÇÃO (60 hs)
4
Doutorado
Mestrado
Enfoque teórico e histórico da relação entre Estado, governo, sociedade e educação expressa em políticas públicas sociais, especialmente a política educacional e suas implicações para sistemas, redes e unidades educacionais, contemplando instituições, organizações, processos, mediações e instrumentos na perspectiva de relações entre o internacional, o nacional o regional e o local.
Estudos em Gestão Educacional
Educação (60 hs)
EDUCAÇÃO (60 hs)
4
Doutorado
Mestrado
Abordagens e referenciais teóricos da gestão educacional, organização dos sistemas de educação básica no Brasil: modalidades, financiamento, qualidade, democratização e responsividade das esferas públicas no processo de descentralização. As reformas educacionais e seus impactos no planejamento, no currículo e na gestão educacional.
Estágio de Docência de Doutorado
Educação (75 hs)
5
Doutorado
Não se aplica
Estágio de Docência de Mestrado
EDUCAÇÃO (30 hs)
2
Mestrado
O Estágio de Docência é uma atividade obrigatória para todos os alunos matriculados no PPGEdu, bolsistas ou não e deverá ser cumprido antes do exame de qualificação, preferencialmente a partir do segundo semestre do curso. Será considerado Estágio de Docência a participação em atividades didático-pedagógicas na graduação, tais como: preparação e ministração de aulas teóricas e/ou práticas, participação em processos de avaliação referendada pelo professor responsável, aplicação ou desenvolvimento de métodos ou técnicas pedagógicas, realização de estudo dirigido, seminários, minicursos e elaboração de material didático e auxílio na orientação de Iniciação Científica. As atividades do Estágio de Docência deverão ser realizadas no âmbito da UFGD. A carga horária total que caberá ao estagiário docente deverá ser de 30 horas (2 créditos). O Estágio de Docência deverá ser realizado em período de, no máximo um semestre letivo. No mínimo 50% (cinquenta por cento) da carga horária a ser cumprida pelo estagiário deverá ser realizada em atividades de ensino em cursos de graduação. Nenhuma disciplina da graduação poderá ter mais de 30% de sua carga horária com a atuação de estagiários docentes. Poderá atuar, simultaneamente, mais de um estagiário em cada disciplina, desde que carga horária total de atuação não ultrapasse 30% da carga horária da disciplina. A participação de alunos de pós-graduação no Estágio de Docência não criará vínculo empregatício e nem será remunerada. As atividades do Estágio de Docência serão desenvolvidas sob responsabilidade e acompanhamento efetivo do orientador e do professor responsável pela disciplina, quando forem diferentes, das coordenações de programas de pós-graduação e coordenações de cursos de graduação, ouvido o estagiário. Caberá ao orientador, juntamente com o professor responsável pela disciplina, avaliar o processo de trabalho docente do estagiário.
Formação de Professores para a Diversidade
Educação (60 hs)
4
Mestrado
Doutorado
Trata da formação de professores para o contexto da diversidade cultural, abordando os processos de multiculturalismo, interculturalidade, alteridade, formação identitária e historicidade dos sujeitos. Pretende a superação das fronteiras das disciplinas, dos saberes e dos fazeres educacionais em uma dimensão cognitiva, social, política, ética e estética da formação e da prática de professores. Discute currículos, materiais, ações e pressupostos balizadores do fazer docente.
Historiografia da Educação Brasileira
Educação (60 hs) EDUCAÇÃO (60 hs)
4
Doutorado
Mestrado
Debater a escrita da história da educação no Brasil, examinando as tendências históricas e atuais desse campo do conhecimento, com o objetivo de subsidiar novas pesquisas e abordagens.
História da Educação e Cultura Escolar
EDUCAÇÃO (60 hs)
Educação (60 hs)
4
Mestrado
Doutorado
Discutir as questões teórico-metodológicas da História Cultural. Abordar a influência da Nova História Cultural na História da Educação. Debater questões conceituais, metodológicas e possibilidades de pesquisa acerca da cultura escolar, bem como a relação entre escola, cultura e sociedade. Discutir a cultura escolar na história da educação no Brasil.
História da Educação, Memória e Sociedade
EDUCAÇÃO (60 hs)
Educação (60 hs)
4
Mestrado
Doutorado
A instituição escolar nos diversos momentos/espaços do Brasil, tendo a história como ferramenta e incorporando as diversas discussões sobre o registro da presença dos diversos atores sociais, suas "vozes", e suas relações com a educação. A intersecção entre memória e história. Os documentos do arquivo. "Lugares da memória". Os arquivos escolares Contribuições teóricometodológicas da pesquisa em História Cultural, História Oral e Tecnologias para o registro da Memória Educacional.
História da Infância e da Educação Infantil
Educação (60 hs)
EDUCAÇÃO (60 hs)
4
Doutorado
Mestrado
As diferentes concepções de infância e da história da criança em perspectiva social, cultural, antropológica e pedagógica, bem como o processo de construção da história do atendimento à criança, atualmente nomeada como Educação Infantil, analisando aspectos como: suas origens, seus objetivos, suas funções, suas concepções e suas práticas pedagógicas concebidas nos espaços das instituições.
História Oral e Educação
EDUCAÇÃO (60 hs)
Educação (60 hs)
4
Mestrado
Doutorado
Fundamentos de História Oral. Técnicas de História Oral aplicadas à Pesquisa em Educação, Memória, Relatos e História de Instituições Escolares. O trabalho com depoimentos, identidade e biografia de educadores. História oral, cultura e práticas escolares.
Métodos Quantitativos Aplicados à Pesquisa em Educação
Educação (60 hs
4
Mestrado
Doutorado
Uso de software para análise estatística. Criação e estruturação de banco de dados de pesquisa. Tipo de Variáveis. Uso de gráficos e tabelas. Limites e possibilidades dos métodos quantitativos na pesquisa em educação. Estatística descritiva. Introdução à estatística inferencial.
Metodologia de Pesquisa em Estudos Culturais
EDUCAÇÃO (60 hs)
Educação (60 hs)
4
Mestrado
Doutorado
Aborda perspectivas teóricas pertinentes aos estudos da cultura ocidental e não ocidental e suas relações com a questão sócio-educacional, focalizando a antropologia no contexto da educação: as diferenças culturais, a análise etnográfica relativa aos temas, métodos, linguagens, símbolos e produção cultural em outras culturas.
Metodologias da Pesquisa em Educação
Educação (75 hs)
5
Doutorado
Metodologias de pesquisa: pesquisa documental; técnicas de coleta e análise de dados; pesquisa e informática; questionários, entrevistas, grupo focal; observação, estudo de caso e intervenção; pesquisa bibliográfica e disseminação de resultados. A educação como objeto de pesquisa. Projetos e planejamento de pesquisa interdisciplinar, interinstitucional e em equipe.
Pesquisa Educacional
Educação (75 hs)
EDUCAÇÃO (75 hs)
5
Doutorado
Mestrado
Trajetória e tendências da pesquisa em educação no Brasil. Abordagens qualitativas: fundamentos, estratégias, práticas, tensões e transformações. A abordagem quanti-qualitativa. Análise de relatos de pesquisa.
Pesquisa em Arquivos e Fontes Escolares
Educação (60 hs)
EDUCAÇÃO (60 hs)
4
Doutorado
Mestrado
Abordar a História da Educação, enfatizando objetos, fontes e arquivos. Debater sobre fontes e documentos. Discutir os aspectos teóricos e metodológicos de análise das Fontes Impressas, Iconográficas, Manuscritas e Orais.
Políticas Públicas de Inclusão
EDUCAÇÃO (60 hs)
Educação (60 hs)
4
Mestrado
Doutorado
Referenciais teóricos e tendências internacionais e nacionais no processo de elaboração e implementação das políticas públicas afirmativas e da política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva sob o ângulo das relações entre Estado, democracia, desigualdades/exclusão social e gestão dos sistemas de ensino da educação básica ao ensino superior. Planos e programas para o atendimento educacional especializado.
Seminário de Pesquisa em Educação e Diversidade
EDUCAÇÃO (60 hs)
4
Mestrado
Aborda os fundamentos e tendências teórico-metodológicas da pesquisa em educação e diversidade. Busca conhecer os diferentes métodos e os procedimentos de coleta e análise de dados, de forma que permitam reflexões para a organização e elaboração dos projetos de pesquisa. Analisa os projetos de pesquisa de acordo com os delineamentos metodológicos pertinentes às temáticas: estudo etnográfico, microssociologia, grupo focal, análise microgenética, arqueologia, análise do discurso, análise do conteúdo, estudo documental, estudo de caso, observação participante e pesquisa ação.
Seminário de Tese em Educação I
Educação (75 hs)
5
Doutorado
A investigação no processo de doutoramento considerando diferentes abordagens teórico-metodológicas para a definição, elaboração e desenvolvimento do projeto de pesquisa. Seminários/debates sobre os projetos discentes.
Seminário de Tese Em Educação II
Educação (75 hs)
5
Doutorado
A investigação no processo de doutoramento considerando diferentes abordagens teórico-metodológicas para a definição, elaboração e desenvolvimento do plano de tese. Seminários/debates sobre o relatório de qualificação do doutoramento.
Seminários de Pesquisa em História Da Educação
EDUCAÇÃO (60 hs)
4
Mestrado
A investigação em História da Educação, Métodos e abordagens de pesquisa. Coordenadas teórico-metodológicas para a definição, elaboração e desenvolvimento de projeto de pesquisa. Seminários/debates sobre os projetos de pesquisa dos alunos.
Seminários de Pesquisa em Política e Gestão da Educação
EDUCAÇÃO (60 hs)
4
Mestrado
Socialização do processo de construção dos objetos de pesquisa dos pós-graduandos. Subsídios à elaboração de seus planos de trabalho, mediante discussão do estado do conhecimento em política e gestão da educação, orientações técnicas e avaliação de pertinência e relevância dos temas e abordagens para a linha a que se vincula.
Seminário de Pesquisa em Educação, Formação de Professores e Práticas Educativas
EDUCAÇÃO (60 hs)
4
Mestrado
Aborda os fundamentos e tendências teórico-metodológicos da pesquisa em educação e formação de professores. Busca conhecer os diferentes métodos e procedimentos de coleta e/ou produção e análise de dados, de forma que possibilite reflexões para a organização e a elaboração dos projetos de pesquisa. Analisa os projetos de pesquisa de acordo com os delineamentos metodológicos pertinentes às temáticas da linha.
Tópicos em Educação e Diversidade I
EDUCAÇÃO (30 hs)
Educação (30 hs)
2
Mestrado
Doutorado
A disciplina se propõe a estudar temas relevantes, inovadores e pertinentes à reflexão acerca da Educação em diversas perspectivas e campos de conhecimento, considerando especialmente, as contribuições na área de educação, inclusão e diversidade.
Tópicos Em Educação e Diversidade II
EDUCAÇÃO (30 hs)
Educação (30 hs)
2
Mestrado
Doutorado
A disciplina se propõe a estudar temas relevantes, inovadores e pertinentes à reflexão acerca da Educação em diversas perspectivas e campos de conhecimento, considerando especialmente, as contribuições na área de educação, inclusão e diversidade.
Tópicos em Educação Inclusiva
Educação (60 hs)
EDUCAÇÃO (60 hs)
4
Doutorado
Mestrado
A disciplina propõe estudar tópicos de relevância para a compreensão do processo educacional inclusivo. Aborda temáticas sobre: Educação e Movimentos Sociais, Educação Popular e do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação de pessoas com deficiência, Educação de Jovens e Adultos e Educação para o trabalho. Os tópicos serão selecionados de acordo com os temas de demanda do programa. A ementa é variável a cada oferecimento.
Tópicos em História da Educação, Memória E Sociedade I
Educação (30 hs)
EDUCAÇÃO (30 hs)
2
Doutorado
Mestrado
A disciplina se propõe a estudar temas relevantes, inovadores e pertinentes à reflexão acerca da Educação em diversas perspectivas e campos de conhecimento, considerando especialmente, as contribuições na área da História da Educação, Memória e Sociedade.
Tópicos em História da Educação, Memória e Sociedade II
EDUCAÇÃO (30 hs)
Educação (30 hs)
2
Mestrado
Doutorado
A disciplina se propõe a estudar temas relevantes, inovadores e pertinentes à reflexão acerca da Educação em diversas perspectivas e campos de conhecimento, considerando especialmente, as contribuições na área da História da Educação, Memória e Sociedade.
Tópicos em Políticas e Gestão da Educação I
EDUCAÇÃO (30 hs)
Educação (30 hs)
2
Mestrado
Doutorado
A disciplina se propõe a estudar temas relevantes, inovadores e pertinentes à reflexão acerca da Educação em diversas perspectivas e campos de conhecimento, considerando especialmente, as contribuições na área de políticas e gestão da educação.
Tópicos em Políticas e Gestão da Educação II
Educação (30 hs)
EDUCAÇÃO (30 hs)
2
Doutorado
Mestrado
A disciplina se propõe a estudar temas relevantes, inovadores e pertinentes à reflexão acerca da Educação em diversas perspectivas e campos de conhecimento, considerando especialmente, as contribuições na área de políticas e gestão da educação.
Tópicos em Educação, Formação de Professores e Práticas Educativas I
EDUCAÇÃO (30 hs)
2
Doutorado
Mestrado
Estuda temas relevantes, inovadores e pertinentes à reflexão acerca da formação de professores em diversas perspectivas e campos de conhecimento, considerando especialmente, as contribuições na área de educação e práticas educativa.
Tópicos em Educação, Formação de Professores e Práticas Educativas II
EDUCAÇÃO (30 hs)
2
Doutorado
Mestrado
Estuda temas relevantes, inovadores e pertinentes à reflexão acerca das práticas educativas em diversas perspectivas e campos de conhecimento, considerando especialmente, as contribuições na área de educação e formação de professores.
Tópicos em Educação, Formação de Professores e Práticas Educativas
EDUCAÇÃO (60 hs)
4
Doutorado
Mestrado
A disciplina se propõe a estudar temas relevantes, inovadores e pertinentes à reflexão acerca formação de professores as práticas educativas em diversas perspectivas e campos de conhecimento, considerando especialmente, as contribuições na área para a reflexão sobre a formação de professores em interface com várias temáticas como a alfabetização, educação escolar indígena, e temas candentes no contexto escolar.
SYLLABUS Analysis and Evaluation of Public Policies for Education
Theoretical-methodological approaches and evaluation of public policies, tools, limits and possibilities, with special attention to the focus that is given by these educational policies.
Master’s Degree Supervised Activities
The objective of the supervised activities is to enrich and diversify the curricular framework of the Master’s degree in Education, making it possible for graduates to use their technical-scientific knowledge and practice in order to accomplish the main activity of the program.
Evaluating and Monitoring Education
Theoretical-methodological, political-administrative and pedagogical aspects of educational monitoring, with special attention to large-scale assessment, system assessment and institutional assessment. Critical analysis of assessment practice and use and of approaches to the theme in educational research.
Higher Education Teaching
This discipline proposes a reflection about the paradigms of knowledge and their relation with Education. It also aims at analyzing the epistemological fundamentals of the dynamics of construction, legitimacy and diffusion of scientific knowledge. It focuses on different conceptions related to history, nature, society and to the reach of the inter and transdisciplinary processes in the field of human and social sciences, mainly Philosophy and the theory of knowledge. The goal is to help graduates of the Master’s and the doctoral degrees so that they can progressively develop their thesis and dissertation projects.
Education and the Paradigms of Knowledge I
This discipline proposes a reflection about the paradigms of knowledge and their relation with Education. It also aims at analyzing the epistemological fundamentals of the dynamics of construction, legitimacy and diffusion of scientific knowledge. It focuses on different conceptions related to history, nature, society and to the reach of the inter and transdisciplinary processes in the field of human and social sciences, mainly Philosophy and the theory of knowledge. The goal is to help graduates of the Master’s and the doctoral degrees so that they can progressively develop their thesis and dissertation projects.
Education and the Paradigms of Knowledge II
The discipline is intended to offer graduates a deeper reflection upon knowledge and Education. It analyzes contemporary cognitive basis and their educational implications, especially those by contemporary currents and authors whose theoretical reflections have contributed to the discussions about the relation between individual-society-nature and education. It aims at providing subsidies for theoretical grounding and also a methodological dialogue between doctoral dissertations, through the debate over contemporary authors, mainly those of sociology and the theory of knowledge.
Education and Information and Communication Technology
This discipline proposes a reflection upon the relation between education and information and communication technology. It analyzes the theoretical and conceptual aspects of the role of ICT in contemporary society and its impact on educational processes, in an interdisciplinary perspective. The discipline approaches themes such as the political economy of communication and culture, information and communication networks, the society of knowledge and digital inclusion.
Special Education and Inclusion
The discipline approaches the epistemological, philosophical, historical and socio-cultural aspects of the movement of inclusion and the relations which permeate school daily routine and provide fundamentals of special education in the perspective of inclusive education. It analyzes pedagogical practice in the context of schools, specialized educational service, educational background for professionals of the field and the constitution of the support network for educational inclusion.
Education, Identity and Diversity
The discipline proposes reflections upon the relation between education, identity and diversity. It analyzes the concepts of identity and diversity in the light of the main theoretical perspectives in the field. Themes such as social, cultural, ideological and ethnic-racial diversity in the context of educational processes are also part of the scope of the course.
Elaboration of the Thesis
The final phase of the course includes the thesis defense which can only be proposed by the graduate’s advisor professor before the Coordination of the Program after the graduate has met the following requirements: I. Pass the foreign language exam; II. Take all mandatory credits of the disciplines and activities; III. Pass the Qualifying Exam; IV. Hand in the thesis samples at the Master’s degree department. The thesis defense shall be public and the Examination Board will be composed by 2 (two) professors who have a doctoral degree or equivalent. One of the professors will be from the Program and the other will be invited from another institution, having been appointed by the Coordination of the Program. Also, the advisor professor or, exceptionally, his representative will be the head of the Board. Graduates will be considered to have passed or failed the thesis defense by the deliberation of the Examination Board and no grades will be given.
State and Public Policies for Education
Theoretical and historical studies about the relation between State, government, society and education which is expressed in social public policies, especially educational policies and their implications on educational systems, networks and units. The discipline will focus on institutions, organizations, processes, mediations and instruments in the perspective of the relation between international, national, regional and local levels.
Studies on Educational Management
Theoretical approaches and references about educational management, organization of basic education systems in Brazil: modalities, financing, quality, democratization and responsivity of the public spheres in the process of decentralization. Educational reforms and their impacts in planning, curriculum and educational management.
Master’s Teaching Internship
The Master’s teaching internship is a mandatory activity for all graduates enrolled in PPGEdu, whether they have scholarships or not, and it must be done before the qualifying exam, preferably from the second semester of the course on. The participation in didactic and pedagogical activities will be considered part of the teaching internship: preparing classes, teaching practical and theoretical classes, participating in assessment processes signed off by the professor in charge, applying or developing pedagogical methods or techniques, carrying out directed studies, seminars, minicourses, elaborating textbooks and assisting professors in undergraduate research advising activities. The teaching internship activities must happen in UFGD. Students must take 30 credit hours of teaching (2 credits). Students must accomplish all teaching internship activities in one class semester at maximum. At least 50% (fifty percent) of the credit hours to be taken by the student must be used in teaching activities for undergraduate courses. No undergraduate course discipline might have more than 30% of its credit hours taught by Master’s student professors. It is possible for more than one Master’s student to teach in each discipline, provided that the credit hours used does not represent more than 30% of the available credit hours of the discipline. Master’s teaching internship activities will not be paid and will not create employment relationship between the university and the student. Teaching internship activities will be accompanied by and developed under the responsibility of the advisor professor and the professor in charge of the discipline and, when they are different, of the Coordination of the Graduate Programs and the Coordination of the Undergraduate Course, provided the student is heard. The supervised teaching internship will be evaluated by the advisor professor and the professor in charge of the discipline.
Historiography of Brazilian Education
Debate over the history of education in Brazil, analyzing historical and current tendencies in this field of knowledge, with the objective of subsidizing new researches and approaches.
History of School Education and Culture
Discuss about theoretical and methodological issues related to Cultural History. Approach the influence of New Cultural History in the History of Education. Debate over conceptual and methodological issues and research possibilities regarding school culture, as well as the relation between school, culture and society. Discuss about school culture in the history of education in Brazil.
History of Education, Memory and Society
School institutions in several moments/spaces in Brazil, having history as a tool and incorporating various discussions about the registration of the presence of several social actors, their “voices”, and their relationship with education. The intersection between memory and history. File documents. “Places of memory”. School files. Theoretical and methodological contributions of research in Cultural History, Oral History and Technologies for Registering Educational Memories.
History of Childhood and Childhood Education
The different conceptions about childhood and the history of children in a social, cultural, anthropological and pedagogical perspective, as well as the construction of the history of children service, currently named as Child Education, analyzing aspects such as: its origins, objectives, functions, conceptions and pedagogical practice which is conceived in institutions.
Oral History and Education
Fundamentals of Oral History. Techniques of Oral History applied to Research in Education, Memory, Stories and History of School Institutions. Working with statements, identity and biography of educators. Oral history, culture and school practice.
Scientific Method in Cultural Studies
This discipline approaches theoretical perspectives which are relevant to the study of western and non-western culture and its relation with socio-educational issues, focusing on anthropology in the context of education: cultural differences, ethnographic analysis about themes, methods, languages, symbols and cultural production in other cultures.
Scientific Method in Education
Scientific method: documentary research; techniques for collecting and analyzing data; research and computing; questionnaires, interviews, focus groups; observation, case study and intervention; bibliographic research and the dissemination of the results. Education as an object of research. Interdisciplinary, interinstitutional and team research project and planning.
Educational Research
History and tendencies of educational research in Brazil. Qualitative approaches: fundamentals, strategies, tensions and transformation. Quantitative and qualitative approaches. Analysis of research reports.
Research in School Files and Sources
This discipline approaches the History of Education, focusing on objects, sources and files. It also promotes debates over sources and documents and the discussion about theoretical and methodological aspects of the analysis of Printed, Iconographic, Handwritten and Oral Sources.
Public Policies for Inclusion
Theoretical references and international and national tendencies in the process of elaboration and implementation of affirmative public policies and special education policies in the perspective of inclusive education considering the relations between State, democracy, inequities/exclusion and the management of the education systems from the basic to the higher education level. Plans and programs for specialized educational service.
Research Seminar on Education and Diversity
This discipline approaches the theoretical and methodological fundamentals and tendencies of research about education and diversity. It aims at teaching about the different methods and procedures of data collection and analysis so that graduates are able to think in order to organize and elaborate research projects. It analyzes research projects according to the methodological outlining which is relevant to the theme: ethnographic study, microsociology, focus group, microgenetic analysis, archeology, discourse analysis, content analysis, documentary study, case study, participant observation and action research.
Seminar on Dissertation on Education I
Investigation about the doctoral degree process considering different theoretical and methodological approaches for the definition, elaboration and development of the research project. Seminars/debates about graduates’ projects.
Seminar on Dissertation on Education II
Investigation about the doctoral degree process considering different theoretical and methodological orientation for the definition, elaboration and development of the dissertation project. Seminars/debates about the doctoral qualifying report.
Research Seminar on the History of Education
Investigation about the History of Education, Research Methods and Approaches. Theoretical and methodological orientation for the definition, elaboration and development of the research project. Seminars/debates about the graduates’ research projects.
Research Seminar on Education Policies and Management
Socialization in the process of building research objects for graduates. Subsidies for the elaboration of their work plans after discussions about the state of knowledge upon politics and education management, technical orientations and the evaluation about the relevance of themes and approaches in relation to the chosen line of research.
Topics in Education and Diversity I
The objective of this discipline is to study relevant and innovative themes which contribute to the reflection upon Education in several perspectives and fields of knowledge, especially considering contributions as far as education, inclusion and diversity.
Topics in Education and Diversity II
The objective of this discipline is to study relevant and innovative themes which contribute to the reflection upon Education in several perspectives and fields of knowledge, especially considering contributions as far as education, inclusion and diversity.
Topics in Inclusive Education
The objective of this discipline is to study relevant topics to the understanding of the inclusive educational process. The themes that will be covered are: Education and Social Movements, Popular and Rural Education, Indigenous School Education, Education for Disabled People, Education for Adults and Education for Work. The topics will be chosen according to the demand of the program. The syllabus may vary each time the discipline is offered.
Topics in the History of Education, Memory and Society I
The objective of this discipline is to study relevant and innovative themes which contribute to the reflection upon Education in several perspectives and fields of knowledge, especially considering contributions as far as the history of education, memory and society.
Topics in the History of Education, Memory and Society II
The objective of this discipline is to study relevant and innovative themes which contribute to the reflection upon Education in several perspectives and fields of knowledge, especially considering contributions as far as the history of education, memory and society.
Topics in Education Policies and Management I
The objective of this discipline is to study relevant and innovative themes which contribute to the reflection upon Education in several perspectives and fields of knowledge, especially considering contributions as far as education policies and management.
Topics in Education Policies and Management II
The objective of this discipline is to study relevant and innovative themes which contribute to the reflection upon Education in several perspectives and fields of knowledge, especially considering contributions as far as education policies and management.
É possível solicitar recurso financeiro da PROP CAPES para custear viagens. Esses recursos são destinados a diárias e/ou passagens, e são liberados em meados de junho do ano corrente. Após liberação do recurso todos os alunos receberam e-mail com as orientações. Para utilização do valor, o aluno precisará da autorização do coordenador de linha (pedido pode ser feito por e-mail para coordenador com cópia para a secretaria) e após a aprovação com a indicação da finalidade e o valor, o aluno deverá preencher e assinar junto com seu orientador o termo de solicitação de recursos -PROAP - CAPES disponível nesse link: https://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/MESTRADO-DOUTORADO-EDUCACAO/ANEXO%20I%20-%20TERMO%20DE%20SOLICITA%C3%87%C3%83O%20DE%20RECURSO.pdf
Após o retorno da viagem, o aluno preenchera o Relatório de atividades científico-acadêmicas desenvolvidas - AFE, disponível no link: https://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/MESTRADO-DOUTORADO-EDUCACAO/Anexo%20IV%20-%20Relat%C3%B3rio%20Presta%C3%A7%C3%A3o%20de%20contas%20-%20di%C3%A1rias%20e%20passagens%20AFE.pdf
Obs.: A assinatura deverá ser feita manualmente ou pelo sou.gov
Todo início de semestre será necessário elaborar juntamente com o/a orientador/a o Plano de Atividades de Mestrado/Doutorado e ao fim de cada semestre será necessário elaborar também o Relatório de Atividades Mestrado/Doutorado que deverão ser enviados para a secretaria até 30 dias após a matrícula no semestre letivo. Os documentos também podem ser entregues antes do período de matrícula, cabe ao aluno se organizar para atender o prazo estabelecido.
Será necessário enviar a certidão de nascimento da criança e o requerimento de suspensão da contagem dos prazos regimentais para conclusão do curso em virtude da licença-maternidade.
De acordo com o regulamento geral da Pós-graduação, o prazo da licença pode ser de até 180 dias e deve ser informado ao programa para fins de suspensão do cômputo de prazos.
Para quem é bolsista da CAPES a prorrogação da bolsa não acontece de forma automática, a secretaria terá que enviar a certidão de nascimento para a assessoria da PROPP que faz os trâmites necessários junto a CAPES.
De acordo com o regulamento do PPGEdu a contagem dos prazos começa a partir do primeiro dia letivo do curso, seja mestrado ou doutorado. No entanto, o regulamento geral da Pós-graduação stricto sensu da UFGD determina que a contagem dos prazos inicia a partir da primeira matrícula do aluno no curso, por isso a contagem do prazo que aparece no sigecad acadêmico é diferente. Caso a defesa seja agendada para data posterior a que consta no seu sistema, deverá pedir prorrogação de prazo.
Após a defesa os alunos precisam entregar a versão final da Tese/Dissertação no prazo regulamentar acompanhada de outros documentos que a secretaria irá solicitar para encerrar o ciclo do aluno no curso. Após entregar a versão final do trabalho, os documentos e a defesa serão analisados e homologados no âmbito da coordenadoria e do conselho diretor para que seja emitida uma resolução e só então o processo de diplomação poderá seguir para o setor responsável pela conferência e finalização do registro do diploma. É importante ressaltar que não há previsão exata para emissão do diploma, pois todo o processo depende de que a documentação do aluno esteja de acordo com as exigências do setor de diplomas. Caso o aluno precise de uma declaração de conclusão do curso, somente a COPG/PROPP poderá emitir este documento, bem como homologar a ata. Sendo assim, aconselhamos manter documentos e dados atualizados na secretaria para que não haja empecilhos quando o processo de diplomação estiver em andamento.
Não, antes de encaminhar documentos para análise da coordenação e coordenadoria, orientamos que o primeiro contato seja com o orientador e/ou coordenador de linha, nos casos em que for pertinente.
O orientando juntamente com orientador são responsáveis pela formalização das bancas de qualificação e defesa, fazendo o primeiro contato com os membros e em seguida devem cadastrar o requerimento da banca no sistema acadêmico. Orientações para cadastro de bancas Clique Aqui
Quando enviar a versão da dissertação/tese para os membros da banca, enviar também para a secretaria do Programa no e-mail spgfaed@ufgd.edu.br
O regulamento do Programa traz todas as informações a respeito dos créditos para os cursos de mestrado e doutorado. Além disso, se atentar as exigências do componente curricular "Atividades Supervisionadas de Mestrado/Doutorado", pois é ofertado no semestre que antecede o prazo para o Exame de Qualificação e as atividades devem ser comprovadas para fins de aprovação e obtenção dos créditos referentes a este componente. As atividades devem ser realizadas desde o início do curso.
Através do sistema UFGDNet (sigecad acadêmico) os alunos conseguem ter acesso a todas as informações sobre sua vida acadêmica, inclusive orientamos que mantenham os dados pessoais e de contato sempre atualizados. No sistema é possível consultar histórico, horários de aulas, disciplinas, atestado de matrícula, etc. O login do aluno será solicitado ao técnico de laboratório da FAED (pela secretaria) após o período de matrícula dos ingressantes e informado via e-mail assim que estiver disponível.
Obs: O número da matrícula do aluno é identificado no sistema como RGA.
De acordo com o regulamento, o plano de investigação deve ser entregue para aprovação na coordenadoria, no prazo de 12 meses para o mestrado e 18 meses para o doutorado, no entanto, esse prazo pode ser adiantado, caso o aluno precise que o projeto passe pelo Comitê de Ética da UFGD. Quem deverá fazer esse controle para atender aos prazos do comitê é o orientando junto com o orientador. Na página do programa está disponível o formulário do projeto que precisa passar pela coordenadoria do PPGEdu e pelo conselho diretor para que seja emitida uma resolução.
O ideal é que os alunos consigam qualificar e defender no tempo previsto no regulamento, no entanto, há possibilidade de pedir prorrogação do prazo.
Para solicitar prorrogação de prazo para o Exame de Qualificação: Orientador deve enviar um memorando solicitando a prorrogação de prazo com justificativa plausível e indicar a quantidade de dias solicitado, o documento deve estar assinado pelo aluno e orientador.
Para solicitar prorrogação de prazo para Defesa de Tese/Dissertação Clique Aqui
Sim, alunos que foram bolsistas por mais de 3 meses precisam, obrigatoriamente, cursar a disciplina Docência no Ensino Superior. É aconselhável cursar a disciplina entre o segundo e terceiro semestre do curso para o mestrado/doutorado ou assim que possível - depois que for contemplado com a bolsa - pois sem ter feito a disciplina não será possível realizar o Exame de Qualificação.
A cada semestre o aluno deverá se reunir com seu orientador para saber qual disciplina precisará cursar, por isso é importante solicitar o aproveitamento de créditos logo após a primeira matrícula no curso, existe a possibilidade de diminuir a quantidade de disciplinas a serem cursadas. Verifique a estrutura curricular de cada curso nos Artigos 46 e 47 do regulamento e no item “Estrutura Curricular” na página do programa.
O aluno pode solicitar o aproveitamento de créditos das disciplinas cursadas como aluno especial ou do curso do mestrado (verificar Artigos 49 e 50 do regulamento do PPGEdu). A solicitação de aproveitamento de créditos deve ser feita via sistema acadêmico nos prazos estabelecidos no calendário acadêmico da Pós-graduação vigente.
Procedimentos para solicitação de aproveitamento de disciplinas e dispensa de estágio de docência. Clique aqui
Sim, o aluno deve realizar a matrícula todo semestre, mesmo que já tenha concluído os créditos em disciplinas. Nesse caso, se trata apenas de renovação do vínculo até o semestre de realização da defesa da Tese/Dissertação.