Última Atualização: 24/07/2023

EVENTO DE INTEGRAÇÃO

O Evento de Integração do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática é uma iniciativa planejada para promover a integração entre os estudantes e os professores do programa. O objetivo principal desse evento é criar um espaço colaborativo onde os discentes e docentes possam interagir, compartilhar conhecimentos e experiências, e fortalecer os laços acadêmicos. Durante o evento, são organizadas diversas atividades com o propósito de promover a integração e o diálogo entre os participantes. Palestras ministradas pelos docentes do programa são realizadas para apresentar temas relevantes e estimular discussões. Além disso, são promovidos debates, mesas-redondas e oficinas práticas, palestras sobre importantes temas voltados para o Ensino de Ciências. Uma das principais características desse evento é a criação de espaços informais de interação, como coffee breaks e momentos de confraternização, nos quais os discentes e docentes podem conversar de forma mais descontraída, trocar ideias e estabelecer uma rede de contatos. O Evento de Integração do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática busca, assim, fortalecer a comunidade acadêmica, incentivar a colaboração e estimular o envolvimento dos estudantes com os docentes. Através dessa integração, busca-se criar um ambiente propício ao crescimento acadêmico e ao desenvolvimento de pesquisas de alta qualidade, contribuindo para a formação dos discentes e para o avanço do campo do ensino de ciências e matemática.

SEMINÁRIOS DE PESQUISA

O Seminário de Pesquisa constituiu-se a partir de uma demanda dos mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, tendo por objetivo fomentar discussões acerca das pesquisas desenvolvidas ou em desenvolvimento, de modo a se instituir no âmbito do programa uma cultura de reflexão e colaboração constante. Nesse contexto, a partir das demandas teórico-metodológicas dos licenciados, há um calendário de apresentações mensais sobre temáticas específicas, que são ministradas por egressos ou alunos do programa, bem como, professores/pesquisadores de outras faculdades ou instituições que tenham afinidade com a temática em questão, tendo como público alvo, alunos do programa, bem como dos cursos de licenciatura que integram a área de interesse, sendo, os cursos de licenciatura em Matemática, Química, Física, Biologia e Pedagogia, além de áreas afins. As apresentações são presenciais e gravadas, na qual ficam disponíveis para acesso nas redes sociais do Seminário de Pesquisa. Entendemos que a proposição desse projeto surgiu em um momento importante, e possibilita aos mestrandos, ampliar suas compreensões e potencialidades da pesquisa em desenvolvimento, à medida que submete o trabalho a avaliação constante dos pares, bem como aos graduandos público alvo do programa.

Universidade Federal da Grande Dourados - Unidade II
Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
Rodovia Dourados/Itahum, Km 12, Cidade Universitária, Dourados/MS, Caixa Postal: 364, CEP: 79.804-970
E mail: ppgecmat@ufgd.edu.br