acessibilidade

Início do conteúdo da página
Última Atualização: 21/12/2020

 

Linha 1 – Formação de professores em Ciências e Matemática

Descrição:

Nesta linha de pesquisa estão inseridas temáticas relativas à formação inicial e continuada de professores de Ciências e Matemática, da Educação Básica à universidade, considerando o processo de ensino aprendizagem em cada uma das áreas contempladas pelo Programa. Na abordagem dessas temáticas considera-se e valoriza-se de forma articulada: a formação técnica-científica e a formação pedagógica; os processos históricos que orientam a formação docente; as políticas públicas que influenciam na definição de qual deve ser o currículo de um curso de formação de professores, quais os parâmetros para o trabalho com os conteúdos nas escolas e a percepção de qual é a função docente, ou seja, qual o papel a ser desempenhado pelos professores no ambiente escolar; a história das políticas públicas que orientam o processo de formação docente; as intervenções nas práticas pedagógicas em diferentes contextos, integrando a esses contextos as novas tecnologias digitais e respeitando a multiculturalidade como foco de investigação.

 

Linha 2 - Ensino e Aprendizagem das Ciências e Matemática

Descrição:

Esta linha agrupa investigações que dizem respeito aos processos de ensino e aprendizagem nas diversas áreas das Ciências e da Matemática. São focos de interesse para pesquisa:

– As concepções teóricas acerca da aprendizagem e do desenvolvimento humano, visando a construção de modelos pedagógicos;

– Os fatores cognitivos, afetivos e motivacionais, entre outros, envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem dessas áreas;

– As estratégias de ensino e aprendizagem, como, entre outras, construção de ilhas de racionalidade, aprendizagem significativa, resolução de problemas, modelagem, uso de metodologias ativas, uso de tecnologias como meio de ensino e aprendizagem;

– Os registros de representação semiótica na aprendizagem matemática;

– As concepções prévias de alunos de diferentes níveis educacionais, quanto a conceitos das Ciências e da Matemática;

– A proposição de materiais inovadores para o ensino e a divulgação das Ciências e da Matemática, para sua utilização nos diferentes ambientes de ensino (formal, informal e a distância).


CONTATO

Universidade Federal da Grande Dourados - Unidade II
Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
Rodovia Dourados/Itahum, Km 12, Cidade Universitária, Dourados/MS, Caixa Postal: 364, CEP: 79.804-970
Telefone: (67) 3410-2101
E mail: ppgecmat@ufgd.edu.br
Fim do conteúdo da página