acessibilidade

Início do conteúdo da página
Última Atualização: 24/07/2023

Título projeto: Explorando as dimensões políticas da Educação Matemática.
Edital: CHAMADA FUNDECT No 19/2022 – UK ACADEMIES 2022 - CONFAP - CNPq – THE UK ACADEMIES Fellowships, Research Mobility, and Young Investigator Grants for UK researchers in Brazil

Resumo:
O projeto tratou de uma parceria entre o pesquisador Alexandre José Santos Pais da Universidade de Manchester na Inglaterra e os pesquisadores Marcelo Sales Batarce, Adriana Fátima de Souza Miola e Vanessa Franco Neto, todos atuantes nas Universidades Públicas do Mato Grosso do Sul, na área de Educação Matemática. O projeto foi desenvolvido por meio de atividades a partir de uma visita do Pesquisador do Alexandre a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e, em seus respetivos programas de Pós-graduação na área de Educação Matemática e nas graduações de Matemática. Pretendeu-se investigar o impacto das dimensões políticas nestes cursos. Além das visitas nas  universidades, houve também visitas as escolas em áreas indígenas e de Quilombolas, uma vez que o projeto pressupôs que o contexto social e cultural é determinantes das práticas educativas.

A partir destes primeiros encontros entre os pesquisadores e visitas, bem como do referencial teórico abarcado pelo pesquisador internacional, foram desenvolvidos seminários e uma disciplina intitulada “Dimensões Culturais e Políticas da Educação Matemática” na pós-graduação das três universidades, bem como em suas graduações, ministrada em conjunto pelos 4 pesquisadores.

A visita de Alexandre alinhou-se com a estratégia das universidades públicas do Estado do Mato Grosso do Sul para inovar e fortalecer seus impactos globais e cria condições para dar continuidade à internacionalização da pesquisa que está sendo feita no Estado de Mato Grosso do Sul.


CONTATO

Universidade Federal da Grande Dourados - Unidade II
Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
Rodovia Dourados/Itahum, Km 12, Cidade Universitária, Dourados/MS, Caixa Postal: 364, CEP: 79.804-970
Telefone: (67) 3410-2101
E mail: ppgecmat@ufgd.edu.br
Fim do conteúdo da página