Doutorado em Ciências Jurídicas. Universidade Estadual do Norte do Paraná, UENP, Brasil.
Áreas de Interesse: Comportamento judicial (como os juízes e as Cortes decidem). Transconstitucionalismo e Direito comparado. Teoria Democrática. Direitos das minorias e dos grupos vulnerabilizados.
Doutorado Doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo - USP
Áreas de Interesse:Relações Internacionais, América Latina, Direitos Humanos, Impacto de Normas Internacionais, Sistema Interamericano de Direitos Humanos, Justiça de Transição e Análise de Política Externa.
Doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Áreas de Interesse:Migrações Internacionais: Política Internacional. Direito Internacional dos Refugiados: Direitos Humanos dos Refugiados. Direito Internacional Humanitário (Direito dos Conflitos Armados): com ênfase nos Direitos Humanos. Aspectos Constitucionais do Asilo Político.
Doutorado em Relacionais Internacionais: Política Internacional na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas.
Áreas de interesse: Democracia. Integração regional. Cooperação internacional para o desenvolvimento. Políticas públicas. Avanço da extrema direita. Retrocessos democráticos.
Doutorado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
Áreas de Interesse:Reflexos Jurídico-Penais da Globalização. Pós-democracia e Sistema Punitivo. Ideologia, Pena e Delito. Processos de Criminalização em região de Fronteira. Criminologia dos Direitos Humanos
Doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Áreas de Interesse: Direitos socioambientais. Direitos dos povos indígenas., quilombolas e comunidades tradicionais. Neoextrativismo e direitos territoriais. América Latina, África e Diáspora. Colonialismo e de/colonialidade. Livre determinação dos povos. Mulheres e movimentos sociais. http://lattes.cnpq.br/2190806990467542 https://orcid.org/0000-0002-6476-9236
Doutorado em Direito pela Universidade Federal do Pará - UFPA
Áreas de Interesse: Regularização fundiária quilombola. Direitos das comunidaes quilombolas. Análises interseccionais de gênero, raça/etnia, classe, sexualidade. Diversidades no campo. Desdemocratização e retrocessos socioambientais. Teorias e movimentos de mulheres no campo. Políticas públicas diferenciadas relacionadas ao território.
Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP
Áreas de Interesse:Política Externa Brasileira: Relações Brasil Paraguai e parcerias estratégicas. Integração Regional: Mercosul e Paradiplomacia. Cooperação Internacional: cooperação descentralizada. Relações Brasil - União Européia
Doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília - UnB
Áreas de Interesse: Direito Ambiental. Direitos da Natureza. Desenvolvimento Sustentável. Educação Ambiental. Refugiados Ambientais. Interações sociopolíticas na Agroecologia.
Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
Áreas de Interesse:Educação Inclusiva. Educação Especial. Direito à Educação da Pessoa com Deficiência. Direito à Educação; Educação em Direitos Humanos.
Doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Áreas de Interesse: Direito agroambiental. Direito socioambiental. Direitos dos povos indígenas, quilombolas, trabalhadores rurais sem terra e comunidades tradicionais. América Latina. Estudos decoloniais. Constitucionalismo latino-americano.
Doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo - USP
Áreas de Interesse:Economia e Geografia em região de fronteira. Economia e Geografia do Estado do Mato Grosso Do Sul. Economia e Geografia da América Platina.
Doutorado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC/RJ
Áreas de Interesse: Política internacional na América Latina, Relações Internacionais, a metodologia de pesquisa qualitativa interdisciplinar, a segurança internacional e os debates interseccionais de gênero-sexualidade/raça-etnicidade/classe.
Para integralizar a carga horária do programa é necessário cumprir pelo menos 4 disciplinas obrigatórias de 60h/aula e 2 optativas de 60h/aula. Para o aluno bolsista é necessário ainda cursar a disciplina de estágio docência de 30h/aula.
24 meses. Podendo ser prorrogado duas vezes por 90 dias até atingir o limite máxima de 30 meses. As prorrogações se dão em caráter excepcional como problemas de saúde por exemplo.
Basta enviar um email para mestradofronteiras@ufgd.edu.br, requerendo aproveitamento, anexando histórico e plano de ensino da disciplina cursada. O limite de aproveitamento são 8 créditos ou 2 disciplinas de 60h/aula.