acessibilidade

Início do conteúdo da página
Última Atualização: 05/10/2023

dafsadfag
 
MESTRADO EM FRONTEIRAS E DIREITOS HUMANOS


O programa de pós-graduação stricto sensu da Faculdade de Direito e Relações Internacionais da UFGD, no seu nível de mestrado, está comprometido a superar o tratamento disciplinar no campo do direito e das relações internacionais de modo hermético. Tal necessidade se dá pelo fato que a região de fronteira enfrenta desafios decorrentes do desenvolvimento nas áreas de limítrofes entre países vizinhos e o respeito aos direitos humanos. De um lado, a proposta busca a análise das relações de convergência e divergência entre desenvolvimento econômico, político, diplomático, social e sustentável entre os países do MERCOSUL, em especial com relação ao Brasil e Paraguai. Também visa o estudo do crescimento e do desenvolvimento na região de fronteira com fundamentos no crescimento econômico, procedimentos sociais de respeito à dignidade da pessoa humana, da educação, do trabalho, fluxos migratórios, ao meio ambiente, aos recursos hídricos, das relações de comércio, do processo de influência cultural entre tantos outros. Tais fundamentos se interconectam com a linha Direitos Humanos e Cidadania.

Área de concentração: Fronteiras e Direitos Humanos

Área de avaliação: Interdisciplinar

Linhas de Pesquisa

  • Fronteiras, Desenvolvimento e Integração Regional
  • Direitos Humanos, Estado e Fronteiras
  • Identidades, Diversidades e Direitos Socioambientais

videre    monções


acnur                     fundect         capes

                     sérgio      Jean Monnet      




 


CONTATO

Rua Quintino Bocaiúva, 2100 – Jardim das Figueiras - FADIR  | Cep: 79.824-140
(67) 3410-2475
mestradofronteiras@ufgd.edu.br
Fim do conteúdo da página

    Perguntas Frequentes

Para integralizar a carga horária do programa é necessário cumprir pelo menos 4 disciplinas obrigatórias de 60h/aula e 2 optativas de 60h/aula. Para o aluno bolsista é necessário ainda cursar a disciplina de estágio docência de 30h/aula.

24 meses. Podendo ser prorrogado duas vezes por 90 dias até atingir o limite máxima de 30 meses. As prorrogações se dão em caráter excepcional como problemas de saúde por exemplo.

Sim, duas vezes por ano é aberto o edital do processo seletivo de aluno especial, em jan/fev e depois em jun/jul.

Processo seletivo aberto uma vez por ano por volta de outubro.

Deve ser enviada com antecedência mínima de 30 dias para ambos.

Basta enviar um email para mestradofronteiras@ufgd.edu.br, requerendo aproveitamento, anexando histórico e plano de ensino da disciplina cursada. O limite de aproveitamento são 8 créditos ou 2 disciplinas de 60h/aula.

São ofertadas 4 a 5 disciplinas por semestre, cada uma correspondendo a um encontro semanal sempre nos períodos vespertinos e noturnos.