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Última Atualização: 02/04/2025

   
   
   

Foco na Autoavaliação e Condução do Processo pelo Programa (2021-2024)

A autoavaliação no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFGD foi conduzida de forma sistemática, com o objetivo de aprimorar continuamente as práticas acadêmicas, administrativas e sociais. O processo foi estruturado na segunda metade do quadriênio de acordo com as orientações da CAPES, concatenadas à realidade local, e com base na Resolução nº 232/2019, que estabelece diretrizes institucionais para a autoavaliação na universidade.

Essa condução estruturada e participativa da autoavaliação visa não apenas atender às exigências avaliativas da CAPES, mas, sobretudo, contribuir para a consolidação do Programa como um espaço acadêmico de excelência e compromisso social.

1. Estruturação do Processo de Autoavaliação:

Em relação às iniciativas internas do programa efetivadas, pode-se elencar:

  • Realização de reuniões pedagógicas periódicas com docentes e assembleias semestrais com discentes. Entre março de 2021 e dezembro de 2024, foram promovidas cinco assembleias com discentes e quatro reuniões pedagógicas com docentes, com o objetivo de discutir aspectos didáticos e questões relacionadas aos discentes.
  • Realização do primeiro Seminário de Autoavaliação, no dia 17 de novembro de 2023, com a participação de docentes, discentes e dos avaliadores externos Elizabete Aparecida Marques e Frederico Leite, que fizeram uma análise minuciosa de todos os aspectos do PPGL. Durante o evento, foram destacados os pontos fortes do Programa, como a coesão do corpo docente e a identidade fronteiriça, e identificadas fragilidades, como a necessidade de acompanhar a produção intelectual de discentes e egressos, atualizar currículos de bolsistas e manter o vínculo com egressos. Os avaliadores sugeriram ajustes no relatório, incluindo a explicitação de financiamentos e a equalização das produções acadêmicas. anexo 1.
  • Aplicação, no final do quadriênio, de questionários específicos para diferentes públicos: discentes, docentes, egressos, secretaria e gestores institucionais. Os questionários foram elaborados de acordo com as diretrizes de autoavaliação estabelecidas pela UFGD, contemplando aspectos qualitativos e quantitativos do Programa.

Em relação a ação conjunta com a pró-reitoria de pesquisa:

  • Realização de um encontro da coordenação do PPGL  com a Pró-reitora de pesquisa, profa Seila Rojas, e o Coordenador da Pró-Reitoria de Pesquisa, Profa Rafael Goes, mais a Direção da Faculdade, em 2 de setembro de 2024, para apresentação de uma análise realizada pela pró-reitoria da atuação de PPG-Letras na comunidade local e em relação a outros programas do Mato Grosso do Sul.  Anexo 2a  e Anexo 2b 

2. Metodologia Adotada:

  • Organização de um seminário interno, com participação de especialistas externos, para análise crítica dos resultados obtidos nos relatórios anteriores e nos questionários aplicados. anexo 1
  • Discussão coletiva dos dados levantados nas reuniões pedagógicas e nas assembleias, visando identificar fragilidades, potencialidades e oportunidades de aprimoramento.
  • Sistematização dos resultados e elaboração de um plano de ação, para orientar as ações no quadriênio seguinte.
  • Construção de uma comissão permanente de avaliação para o próximo quadriênio. 

3. Instrumentos e Estratégias de Avaliação 2021-2024:

  • Registros das discussões ocorridas nas reuniões e assembleias, permitindo o acompanhamento das deliberações e a análise comparativa ao longo do tempo.
  • Análise das devolutivas dos relatórios enviados à Plataforma Sucupira, utilizando os apontamentos da CAPES como referência para a identificação e correção de fragilidades.
  • Questionários baseados nas diretrizes institucionais.

Docentes: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdiH2-2sSoK3pJlenSr_ke8OfWDpS4GmTL83QtroHGAMZW7Ag/viewform?usp=sharing

Resultado da Pesquisa Docentes: https://docs.google.com/forms/d/1a51W_3dfJtF6GTJBwnscIUcJ-WPw0CfolSpxogV17pk/viewanalytics?usp=forms_home&ths=true

Discentes:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfL9c8cg_lgxMXC-suII9r6gFt5e8fHX0rwIjeQiXPqL0-R0A/viewform?usp=sharing

Resultado da Pesquisa Discentes:https://docs.google.com/forms/d/1Mge1BHJnjYYzc7PV9u3TCq_1UzkQ_x4DVvikV3nkh08/viewanalytics

Egressos/as: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfkux56-jqI8H4Z8wJ8PcOtd-XiyNrJ15ubbwhrNfxf7BwSrQ/viewform?usp=sharing

Resultado da Pesquisa Egressos/as: https://docs.google.com/forms/d/1EaIt4KWHxpQKgz62gMdvROL78c8bwXpxkF0yNSDofoI/viewanalytics?usp=forms_home&ths=true

Coordenação:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfTvESiYG95D0A2u-eoQcFvwYXG-CMPHdrN38Bprxdupra-gA/viewform?usp=sharing

Resultado da pesquisa Coordenação:https://docs.google.com/forms/d/11Ci5yjuFoH5tK5uIAabDyULHn-0xOqVaZIWn_6u52bg/viewanalytics

4. Integração com a Comunidade Acadêmica e Externa:

  • A participação de egressos, especialmente aqueles que permanecem em grupos de pesquisa e em atividades de extensão, foi incentivada nas etapas de autoavaliação.
  • O Programa buscou ouvir a comunidade externa em projetos e eventos, especialmente nas iniciativas ligadas ao ensino e à extensão, como o Projeto Cuidar e o Projeto Por uma Ecologia Multilíngue nas Escolas. Os projetos de extensão, para além do impacto social, funcionaram também como um canal de comunicação importante com a comunidade. 

5. Desafios enfrentados:

  • A principal dificuldade identificada foi o acompanhamento sistemático dos egressos, o que motivou a criação de uma Comissão de Egressos, a funcionar no próximo quadriênio, para estruturar esse monitoramento.
  • A saída de duas secretárias do PPGL, no decorrer do quadriênio, e a falta de uma secretaria exclusiva, de abril de 2024 a meados de janeiro de 2025, culminou em excesso de trabalhos para a Coordenação e para os técnicos administrativos, os quais precisaram alterar a rotina de trabalho em outros setores para dedicar-se a atendimentos de docentes, discentes e todas as  demandas burocráticas do PPGL.
  • Substituição da equipe técnica administrativa, incluindo nova Coordenação (titular e vice), a partir de  abril de 2024 e janeiro, exigiu adaptações no processo de autoavaliação previsto anteriormente, com maior envolvimento de coordenação e  docentes em atividades burocráticas.

6. Compromisso com a Melhoria Contínua:

  • O Programa pretende manter e ampliar as práticas de autoavaliação, com a inclusão de relatórios semestrais que analisem os resultados obtidos nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
  • A autoavaliação continuará orientada pelos princípios de participação, transparência e relevância social, garantindo que as ações e decisões estejam alinhadas às necessidades da comunidade acadêmica e às diretrizes da CAPES.

7. Plano de ações elaborado pela Coordenadoria:
 

Ação Proposta

01

Estabelecer um vínculo com os egressos, permitindo acompanhar a sua caminhada depois de formado.

02

Criar na página do PPGL uma aba para os egressos a fim de acompanhá-los.

03

Verificar a produção em termos de quantidade e qualidade do corpo docente e discente e estabelecer metas para que, ao fechar o quadriênio, o programa possa elevar a sua nota para 5.

04

Pensar em políticas de ações para a implementação do programa de doutorado recém-aprovado.

05

Promover uma divulgação dos resultados para que a comunidade interna e externa da universidade possa acompanhar o processo de reflexão promovido pelo programa e os planos de ação para a consolidação do mesmo.

06

Criar na página do PPGL uma aba em outro idioma, no caso, o espanhol.

07

Fazer chegar à comunidade externa à UFGD as pesquisas desenvolvidas dentro da Universidade, por exemplo, cada pesquisador faz um vídeo de 3 minutos falando de suas pesquisas.

08

Estabelecer regras de credenciamento e descredenciamento dos docentes.

09

Avaliar a qualidade da produção docente e discente.

10

Articular a proposta dos 25% das disciplinas oferecidas na modalidade on-line com o planejamento estratégico (PDI).

11

Incentivar a internacionalização em mão dupla, promovendo a organização e a escrita com professores de fora, intercâmbios, coorientações e publicações em outros países.

12

Valorizar as relações de inter e transculturalidade, sob as mais diversas formas de linguagem, que clamam por estudos que motivam inúmeras pesquisas locais e atraem pesquisadores de outras partes do país e do mundo.

13

Criar um espaço efetivo de reflexão interdisciplinar, atendendo às demandas científicas do tempo presente.

   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   

 

 


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