acessibilidade

Início do conteúdo da página

LETRAS

O Programa de Pós-Graduação em Letras trabalha, em nível de Mestrado, com duas áreas de concentração: Literatura e Práticas Culturais e Linguística e Transculturalidade.

Os principais objetivos deste Programa são: formar quadros profissionais para as atividades de ensino universitário e de pesquisa no campo das Letras, de modo a suprir a demanda de Mato Grosso do Sul e de estados vizinhos; firmar-se como centro de investigação e produção de conhecimentos avançados acerca das temáticas envolvidas; criar um espaço efetivo de reflexão interdisciplinar, atendendo às demandas científicas; participar de fóruns nacionais e internacionais de debate, de modo a aprofundar o afinamento das pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa e de suas políticas com o cenário mundial.

LINHAS DE PESQUISA E SUAS ESPECIFICAÇÕES:

ÁREA: LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS

LITERATURA E ESTUDOS REGIONAIS, CULTURAIS E INTERCULTURAIS

Esta linha estuda a Literatura e a Cultura no que tange às relações entre a diversidade dos espaços culturais e de diferentes temporalidades, a partir dos Estudos Culturais, Regionais e da Literatura Comparada
 

LITERATURA, CULTURA E FRONTEIRAS DO SABER

Esta linha estuda a literatura considerando suas relações com outros saberes, mídias e as práticas culturais e interdisciplinares deles decorrentes. Contemplam-se estudos interartes, de literatura e outras disciplinas (tais como história, antropologia, sociologia) e literatura e ensino.

ÁREA: LINGUÍSTICA E TRANSCULTURALIDADE

LINGUÍSTICA APLICADA E ESTUDOS DE FRONTEIRA

Estuda-se a língua (portuguesa, indígenas, de sinais e estrangeiras) em contextos complexos, pesquisando desde a formação e construção de identidades docentes e discentes, aquisição da escrita, gêneros discursivos/textuais em contextos diversos, as práticas de letramento nos processos contemporâneos de inclusão e exclusão, bem como realizando descrições linguísticas que fundamentem a produção de materiais e recursos didáticos voltados para o ensino de línguas.

ESTUDOS DE LÍNGUA(GENS) E DISCURSO

Estuda a língua-discurso focando diferentes processos de produção, recepção e circulação de sentidos em formas variadas de expressão verbal, não verbal e/ou verbo-visual.


CONTATO


Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364 | Cep: 79.804-970
(67) 3410-2013
mestradoletras@ufgd.edu.br

Fim do conteúdo da página