acessibilidade

Início do conteúdo da página
Última Atualização: 13/07/2023

pesquisa.jpg

O processo de Levantamento de Necessidades de Capacitação/Desenvolvimento foi alterado no ano de 2022 com a criação dos novos perfis do sistema do Plano de Desenvolvimento de Pessoas - PDP.

Cada unidade administrativa e acadêmica tem um servidor intitulado "Servidor Representante" no PDP. Ele será um elo entre a sua unidade e a gestão de pessoas e será responsável por verificar junto a sua equipe as necessidades de capacitação/treinamento e o seu respectivo cadastro no sistema. Após este cadastro, a chefia da unidade irá validar essas necessidades para posterior envio à PROGESP.

Uma vez por ano, no momento de elaboração do PDP do ano seguinte, os servidores podem participar do levantamento a partir do instrumento "Canvas de identificação da necessidade de treinamento/desenvolvimento".


Esse instrumento, elaborado pelo ImpactaGOV (Escritório para Aprendizagem de Alto Impacto) apresenta 09 questões com o intuito de identificar o problema da necessidade; a sua descrição e a localização.
 
Problema da necessidade O que você precisa aprender ou aprimorar a respeito dos seus conhecimentos, habilidades e atitudes para melhorar o seu desempenho? O que pode ser feito para ajudar a resolver essa lacuna de desempenho* atual no trabalho em comparação com o desempenho esperado?    
Descrição da necessidade Para aprimorar o seu desempenho, qual o tema geral e o recorte de interesse desse conteúdo que precisa ser aprendido? Que nível de esforço de aprendizagem em relação a esse conteúdo é preciso para resolver essa lacuna de desempenho? Uma vez atendida essa necessidade de aprendizagem, qual competência acredita que tenha sido desenvolvida? Uma vez atendida essa necessidade de aprendizagem, qual resultado será gerado para a sua organização considerando os objetivos/metas organizacionais
Localização a necessidade A qual(is) unidade(s) do órgão/da entidade refere-se essa necessidade de desenvolvimento identificada? Qual o perfil dos agentes públicos que possuem essa necessidade de desenvolvimento? Quantos agentes públicos possuem essa necessidade de desenvolvimento em cada unidade federativa?  

*Desempenho: Inciso I do Art. 2º da IN nº 21/2021 - I - necessidade de desenvolvimento: lacuna identificada entre o desempenho esperado e o desempenho atual, derivada da diferença entre o que o servidor deveria saber fazer/ser e o que ele sabe fazer/ser, com efeito sobre os resultados organizacionais.
       

A partir dele será possível conhecer e identificar quais as principais dificuldades da equipe no exercício de suas atribuições técnico-administrativas para, posteriormente, ser possível para a unidade de gestão de pessoas e a ENAP analisar e planejar as ações de desenvolvimento e treinamento.

Verifique com o servidor representante de sua unidade, a sua participação é muito importante!


Fim do conteúdo da página