acessibilidade

Início do conteúdo da página
Última Atualização: 16/02/2024


Análise da Dinâmica do Agronegócio: Medidas de Atividade Econômica e Indicadores de Desempenho da Agropecuária. Funções da Agropecuária no Crescimento e Desenvolvimento Econômico. Conceitos fundamentais de Oferta e Demanda. Estudo das curvas de custos e estruturas de mercado em competção perfeita e imperfeita. Instrumentos de políticas agrícolas.

Análise de Política Públicas no Agronegócio: Constitucionalização do Meio Ambiente. Regulação Ambiental. Princípios. Desenvolvimento Sustentável.  Contratos. Cooperativas e Sociedades Empresárias. Estado interventor: políticas de incentivo (questões tributárias). Tratados internacionais: Agenda 2030 e Pactos descarbonização 2045/2050.

Bioeconomia e Desenvolvimento Socioeconômico Sustentável: Bioeconomia. Crescimento e desenvolvimento econômico. Interdisciplinaridade. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Sustentabilidade. Segurança Alimentar. Energias Renováveis. Economia Circular.

Controladoria Aplicada ao Agronegócio: Informações financeiras e não-financeiras no processo de gestão e governança interna das organizações. Planejamento, controle financeiro e tomada de decisão. Modelos e artefatos do controle gerencial. Gestão estratégica e avaliação de desempenho no contexto do agronegócio. Gestão de riscos corporativos. Valuation.

Métricas de Sustentabilidade dos Sistemas Agropecuários: Conceito de ACV; Definição de objetivos e escopo; Introdução à análise de inventários; Refinamento dos métodos de inventários; Análise de impacto de ciclo de vida; Interpretação da ACV; Análise de Fluxo de Materiais (MFA), Análise de Fluxo de Substâncias (SFA); Incerteza na ACV; Prática de ACV usando plataformas informatizadas (GaBi, SIMAPRO, entre outras) e Seminários.

Gestão Estratégica de Custos em Agronegócio: Introdução a Gestão Estratégica de Custos (GEC); Análise estratégica versus análise convencional dos custos; Posicionamento Estratégico e Vantagem Competitiva; Fundamentos da contabilidade de custos; Modelos de Custos e Custos para tomada de decisão o agronegócio; Gestão Baseado em Atividades; Custeio Meta; Custeio por ciclo de vida. Gestão e mensuração de Custo de Qualidade; Gestão de custos interorganizacionais; Custo total de propriedade TCO; Custos para servir; Custos de concorrentes; Custos logísticos; Métodos quantitativos por meio de regressão múltipla; Técnicas de análise de investimento voltado para a GEC; Tópicos emergentes e pesquisa aplicada a gestão de custos.

Lógica da Ciência e Escrita Ciêntifica: Lógica da ciência; Escrita científica; Ética na Ciência; Processo de submissão de artigos; Indicadores de avaliação.

Métodos da Pesquisa: Elementos epistemológicos da pesquisa. Identificação de gaps por meio de revisões com caráter interdisciplinar. Etapas do projeto de pesquisa. Métodos e técnicas de coleta, análise e interpretação dos dados. Ferramentas tecnológicas de apoio a pesquisa. Questões éticas na pesquisa.

Métodos Qualitativos: Fundamentos da Abordagem Qualitativa. Pesquisa Narrativa, Fenomenológica, Teoria Fundamentada, Etnográfica, Estudo de caso e observação. Entrevista, grupo focal e método Delphi. Coleta, análise (análise de conteúdo e de discurso) e interpretação dos dados; Possibilidades tecnológicas para coleta, transcrição e análise dos dados. Estratégias para apresentação dos resultados.

Métodos Quantitativos I: Séries estatísticas; Estatística descritiva; Estatística Inferencial (Intervalo de Confiança, Teste de Hipóteses, teste de médias e análise de variância); Regressão linear simples e múltipla; Modelos de resposta qualitativa, longitudinais e variáveis instrumentais; Uso de softwares estatísticos.

Métodos Quantitativos II: Métodos estatstcos ou econométricos aplicados em estudos do agronegócio. Modelos aplicados à análise multivariada. Análise e discussão de diferentes métodos quantitatvos com possibilidade de aplicação prátca no tema de pesquisa.

Teorias e Métodos da Decisão: Teorias de economia comportamental, economia, sócio psicologia e ciência cognitva. Desenvolvimento de experimentos para entender decisões em laboratórios e a campo; Desenvolvimento de surveys;

Tópicos Especiais I: Agronegócios Alternativos: Definições de agronegócios e suas características. Fundamentos da iniciativa nos negócios agropecuários. Modernização agropecuária. Tipos de Agronegócio. Agricultura familiar, Agricultura Orgânica e Agroecológica. Produtos tendo como matéria-prima a biodiversidade. Métodos de aproveitamento de resíduos agroindustriais e importância das agroindústrias para agricultura familiar. 

Tópicos Especiais I: Agronegócios e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: Bases teóricas da sustentabilidade; Desenvolvimento socioeconômico e sustentabilidade; Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Conceito e indicadores de pobreza, fome, bem-estar, crescimento econômico, conservação da natureza, energia limpa, saneamento; O papel do Estado, da sociedade e da ciência no cumprimento dos ODS; O papel do agronegócio no alcance de cada um dos ODS.

Tópicos Especiais I: Tendências e Inovações na Cadeia de Produção Alimentar: Inovações em Cadeias de Produção Alimentar. Agricultura em Ambiente Digital. Tecnologias Emergentes no Agronegócio. Tendências em Fornecimento de Alimentos. Tendências em Gestão com Base em Dados. Temas Emergentes.

Tópicos Especiais II: Agricultura Moderna e os Sistemas de Produção Sustentáveis: Agricultura no Brasil e no Mundo - técnicas de produção e seus impactos socioambientais; Manejo conservacionista do solo; Cultivo mínimo e plantio direto; Controle Biológico e Manejo Integrado de Pragas; Introdução à agricultura de precisão; Sistema de Integração Lavoura-Pecuária; Sistemas Agroflorestais; Sistemas Silvipastoris; Aspectos biológicos e econômicos para a escolha dos arranjos agrícolas e pecuários nos SAF’s; Panorama da adoção de sistemas sustentáveis no Mato Grosso do Sul

Tópicos Especiais II: Políticas Públicas para o Uso da Terra e Florestas: Introdução à análise das mudanças do uso da terra e florestas. Evolução histórica e institucional do uso da terra e das florestas no Brasil. Fundamentos microeconômicos para a gestão de recursos naturais.  (Re)alocação da terra, conflitos agrários e o desmatamento no Brasil. Regulação, planejamento e governança do uso da terra e florestas no Brasil. Desafios para a implementação de uma economia de baixo carbono. Exemplos das mudanças uso terra em outros países.

Tópicos Especiais II: Tackling Climate Change Through Global Learning: Impactos ambientais das mudanças climáticas; impactos econômicos das mudanças climáticas; impactos sociais das mudanças climáticas; aspectos políticos das mudanças climáticas.

Estágio de Docência I e II: Estágio e docência no Ensino Superior: saberes e práticas. Formação de professor e identidade docente. Didática no Ensino Superior e processo de ensino: abordagens, fundamentos e componentes operacionais. A Relação professor-aluno-conhecimento no Ensino Superior. Aplicação no agronegócios.

Seminário de Dissertação I e II: Palestras, Discussão e apresentação do projeto de pesquisa.

Seminário de Tese I e II: Palestras, Discussão e apresentação do projeto de pesquisa dos alunos. Conta com a participação dos docentes e demais discentes.

 

 


CONTATO

Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364 | Cep: 79.804-970
(67) 3410-2157
ppgagronegocios@ufgd.edu.br
Fim do conteúdo da página