acessibilidade

Início do conteúdo da página
Última Atualização: 15/03/2023

MESTRADO E DOUTORADO EM AGRONEGÓCIOS

 

    O ppgagronegócios promove o ensino e a pesquisa orientados pelos pressupostos interdisciplinares. Tendo em vista o dinamismo do agronegócio brasileiro, se faz necessário estudá-lo sobre os prismas da gestão e funcionamento das organizações e suas interrelações com os mercados regionais, nacionais e internacionais, dos impactos sociais, das questões ambientais e de desenvolvimento sustentável. Entende-se que a promoção do desenvolvimento é fortemente influenciada pela interação dos diferentes agentes econômicos, pela gestão das organizações e pelas relações entre indivíduos, organizações e ambiente, contemplando, assim, uma análise   interdisciplinar. Neste ínterim, buscamos enfocar a dinâmica gerencial, econômica, social e ambiental com vistas à promoção de melhoria e otimização dos produtos e processos relativos as diversas cadeias produtivas do agronegócio, bem como, contribuir para a solução das demandas da sociedade. 

   Ademais, o ppgagronegócios oferece aos seus discentes, a possibilidade de obterem a “Dupla Titulação” tanto no Mestrado como no Doutorado. Para isto, temos parcerias com a Universidade de Wageningen na Holanda (considerada uma das melhores Universidades do mundo na área do Agronegócio, segundo o QS World University Ranking) e com a Zurich University of Applied Sciences (Suíça). Ainda, propiciamos aos docentes do programa a oportunidade de realizar pós-doutorado em instituições internacionais qualificadas; receber discentes e docentes de outros programas nacionais e internacionais para intercâmbio acadêmico.



ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:

  • Agronegócios e Sustentabilidade
 
 
LINHAS DE PESQUISA E SUAS ESPECIFICAÇÕES:
 
  • Gestão do Agronegócio
Esta linha de pesquisa tem como objetivo desenvolver estudos com caráter interdisciplinar abordando temas relacionados à especificidade da estrutura e da dinâmica que envolve as organizações dos agronegócios. Serão desenvolvidos estudos e pesquisas interdisciplinares de temas relacionados à gestão das organizações de agronegócios, suas estratégias, cadeias produtivas, aglomerados industriais e formação de arranjos produtivos locais; custos e aspectos tributários; marketing e comercialização, novas formas ou formas alternativas de produção com vistas à melhoria do processo produtivo.
 
  • Bioeconomia
Esta linha de pesquisa tem como objetivo realizar estudos interdisciplinares relacionados ao agronegócio onde se investiga, de forma ampla e profunda, as questões inerentes a biotecnologia, biorecursos e bioprodutos e seus reflexos nos setores da economia que utilizam recursos da natureza. Busca oferecer soluções coerentes, eficazes e concretas para os grandes desafios ambientais, econômicos e sociais, como a crise econômica, as mudanças climáticas, substituição de recursos fósseis, segurança alimentar, saúde da população etc. Ademais, necessita de uma equipe multidisciplinar com visão interdisciplinar pois a bioeconomia é dependente de pesquisa em biociências, tecnologias de informação, engenharias, ciências sociais aplicadas, agrárias entre outras; visa, ainda, transformar o conhecimento e gerar novas tecnologias em inovação para indústria, sociedade e academia. 
 
https://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/MESTRADO-AGRONEGOCIOS/O Curso/Capes-Logo.jpg     https://www.youtube.com/channel/UCGYBmk2zuIafGPDN0nmLh6Q     https://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/MESTRADO-AGRONEGOCIOS/O Curso/facebookLogo.png     https://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/MESTRADO-AGRONEGOCIOS/O Curso/fundect.png

 


CONTATO

Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364 | Cep: 79.804-970
(67) 3410-2157
ppgagronegocios@ufgd.edu.br
Fim do conteúdo da página