Atualmente o monitoramento de potenciais contaminantes ambientais têm crescido devido à necessidade de um controle efetivo do ecossistema. Além disso, a sociedade tem procurado cada vez mais respostas a esses problemas, dentre outros que são reportados na mídia cotidiana, muitos dos quais evidenciados em decorrência à contaminação por espécies tóxicas.
Diante desses fatos, o controle de amostras por meio do monitoramento contínuo do ambiente é o primeiro passo para uma avaliação ambiental mais completa fornecendo informações sobre técnicas e/ou maneiras para correção de impactos ambientais. Baseando-se nas necessidades ambientais pretende-se trabalhar com estudo e desenvolvimento de metodologias inovadoras e novos materiais com a finalidade de aplicação direta no controle ambiental a partir de uma avaliação correta e exata do ecossistema.
Linha de pesquisa: Monitoramento Físico, Químico e Biológico para o Estudo de Impactos Ambientais
Descrição: O controle de amostras ambientais possibilita uma avaliação mais exatas das possíveis fontes de contaminação, o que é importante para o meio ambiente como um todo. Além disso, o monitoramento contínuo do ambiente é o primeiro passo para uma avaliação ambiental mais completa fornecendo informações sobre técnicas para correção de impactos ambientais.
Linha de pesquisa: Desenvolvimento de Métodos e Materiais para o Controle Ambiental.
Descrição: Baseando-se nas necessidades ambientais pretende-se trabalhar dentro da sugerida linha com estudo e desenvolvimento de metodologias inovadoras e novos materiais com a finalidade de aplicação direta no controle ambiental.
A região Centro-Oeste possui uma enorme riqueza de recursos naturais, sendo que boa parte de sua área agricultável vem sendo explorada com a agricultura e a pecuária. Entretanto, a prática intensiva destes setores nos biomas da região tem provocado historicamente sérios impactos ambientais os quais se tornaram um desafio para sociedade.
Esta área de concentração visa à aplicação de tecnologias e processos tecnológicos no aproveitamento de matéria-prima proveniente de espécies nativas e resíduos agroindustriais, bem como a produção de materiais fazendo uso de tecnologias ambientalmente mais aceitas e processos com baixa demanda energética.
Dessa forma, teremos como resultado produtos com alto valor agregado e processos que propiciem a redução do impacto ambiental.
Linha de pesquisa: Potencial Tecnológico de Matérias-primas e de Resíduos Agroindustriais.
Descrição: A região centro-oeste possui uma enorme riqueza de recursos naturais e boa parte de sua área de cultivo vem sendo explorada com a agricultura e a pecuária. Entretanto, a prática intensiva destes setores nos biomas da região tem provocado historicamente sérios impactos ambientais os quais se tornaram um desafio para a sociedade. Esta linha de pesquisa visa à aplicação de tecnologias e processos tecnológicos no aproveitamento de matéria-prima proveniente de espécies nativas, bem como, de resíduos agroindustriais. Desta forma, teremos como resultado produtos com maior valor agregado e processos que proporcionem a redução do impacto ambiental.
Linha de pesquisa: Tecnologias Limpas na Produção e na Transformação de Materiais.
Descrição: Esta linha de pesquisa envolve a produção, transformação e caracterização de materiais com alto valor agregado fazendo uso de tecnologias ambientalmente mais aceitas, incluindo a utilização de matérias-primas menos agressivas ao meio ambiente e processos com baixa demanda energética.
a. Capa; b. Folha de rosto, apresentando também informações sobre (i. Orientador(a); ii. Coorientador(a) (se houver); iii. Área de concentração.) c. Ficha catalográfica1 (exceto para TCCs em formato de artigo); d. Folha de aprovação assinada pela banca e com data de defesa; e. Resumo; f. Resumo em língua estrangeira; g. Sumário (exceto para TCCs em formato de artigo); h. Obra completa;